
TEXTO ÁUREO
“E provaram a
boa palavra de Deus”
(Hb 6.5a).
VERDADE PRÁTICA
A Palavra de Deus é semelhante a uma
afiada espada; é poderosa e penetrante.
Esdras 8.1-12.
1 — Estes, pois, são os
chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de
Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:
2 — dos filhos de Fineias,
Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;
3 — dos filhos de Secanias e
dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias se contaram até cento
e cinquenta homens;
4 — dos filhos de
Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e, com ele, duzentos homens;
5 — Dos filhos de Secanias,
o filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens;
6 — e dos filhos de Adim,
Ebede, filho de Jônatas, e, com ele, cinquenta homens;
7 — e dos filhos de Elão,
Jesaías, filho de Atalias, e, com ele, setenta homens;
8 — e dos filhos de
Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens;
9 — dos filhos de Joabe,
Obadias, filho de Jeiel, e, com ele, duzentos e dezoito homens;
10 — e dos filhos de
Selomite, o filho de Josifias, e, com ele, cento e sessenta homens;
11 — e dos filhos de Bebai,
Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;
12 — e dos filhos de Azgade,
Joanã, o filho de Hacatã, e, com ele, cento e dez homens; Filho de Hacatã, e
com ele cento e dez homens;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.
- I.
     Discorrer sobre
     o envio de Esdras por Artaxerxes a Jerusalém;
 - II.
     Ressaltar que
     Esdras ensinou a Palavra ao povo;
 - III.
     Asseverar que
     a Palavra de Deus deve ser ensinada ao povo;
 - IV. Elencar os
     resultados do ensino da Palavra de Deus.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Antigo Testamento mostra que a Lei do
Senhor estava intrinsicamente ligada à vida de todo o povo e, por isso, ela
também era o elemento aglutinador que formava a identidade dos judeus. Assim,
Esdras estava ciente de que para iniciar a reconstrução religiosa do povo era
necessário começar pelo ensino da Lei do Senhor, pois sem ela não há identidade
espiritual nem moral. Atualmente, podemos afirmar que a Palavra de Deus é o
elemento central para gerar avivamento, crescimento e desenvolvimento do
caráter do cristão. Amemos a Palavra de Deus, busquemos conhecê-la!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O grande valor do ensino da Palavra de
Deus é o assunto desta lição. Veremos como o governo da Pérsia enviou Esdras a
Jerusalém, a fim de verificar se a vida eclesiástica dos judeus estava conforme
a lei de Deus.
PONTO CENTRAL
A Palavra de
Deus é eficaz.
Título: Os princípios divinos em tempos de crise — A
reconstrução de Jerusalém e o avivamento espiritual como exemplos para os
nossos dias
Comentarista: Eurico Bergstén
                    Esdras  8.  
O
êxodo de Esdras 8.1-14. 
 
Os voluntários
1. 
 Esdras  conhecia 
a  estrutura da sua sociedade  suficientemente bem para dirigir seu apelo
aos cabeças de família (7.28; 8.1), sabendo que, na maioria dos casos, se eles
viessem, trariam consigo os seus grupos. Ver os w. 3-14 para o efeito desta
palítica.71
Nota  a palavra comigo, na frase inicial (que
a GNB infundadamente  altera para  “com 
Esdras”).  É um  relato 
pessoal, que  continua de 7. 27-28
até ao fim do capítulo 9, à parte de uma breve volta à terceira pessoa em  8.35-36, onde 
“eles”  toma o  lugar de “nós” em dois versículos.
2-14.  O 
interesse  que  há 
nesta  lista  pouco 
atraente  de  nomes e cifras acha-se no fato de que
finalmente em todos os grupos menos um, os descendentes  dos 
pioneiros  da  sua 
própria  linhagem,  que 
tinham  feito parte  do 
primeiro  grupo  que voltou 
da  Babilônia oitenta anos antes,
estão se juntando a estes.  Todos os
nomes das famílias nos w. 4-14 podem (menos Joabe, v.  9) ser achados em 2.3-15,72  e a presente lista começa com  dois sacerdotes (acompanhados, segundo parece,
por vários dos seus parentes: ver sobre o v. 24) e um descendente de Davi (2),
que semelhantemente tinham sido precedidos por seus parentes. Assim, sublinha
o fato de que o desafio original quanto à volta, nos dias de Ciro, tivera uma
resposta muito mista, dividindo clãs individuais pelo meio -  embora Zacarias6.9-11  e o livro de Ester ilustrem o forte sentimento
de fraternidade que ainda  podia  vinculá-los. 
Nada há para indicar que, mesmo 
agora, estas famílias  estavam
completas,  sem  deixar nenhum 
dos seus membros para trás.73
8.15-20.  Os levitas que faltavam
A 
pausa  de  três 
dias perto  do  rio não 
foi  perda  de tempo: este era o  momento 
certo  para  avaliar 
a  situação  e estar preparado para descobertas  desagradáveis.  A 
ausência  dos  levitas e 
dos  demais  servos 
do Templo  é  um 
contratempo  revelador;  era 
natural  que  estes homens 
se retraíssem  de  uma perspectiva  que 
era  duplamente  amedrontadora: não somente  o 
desarraigamento  que todos os
peregrinos enfrentavam, como também  a
mudança  drástica das  atividades 
comuns  para  as 
severas  rotinas do  Templo. 
Não é, portanto, surpreendente ler que Esdras escolheu com  cuidado 
os emissários que haveriam de retificar a situação (nove deles por  causa 
da  autoridade  que tinham na comunidade, e mais dois por
causa  da 
sua perícia  diplomática v.  16), e 
notar que lhes deu instruções explícitas (as  palavras 
que  deveriam  dizer 
e  com  que 
deveriam  falar, 17).7S
18.   O
resultado  foi  altamente 
satisfatório, não  somente numericamente  como 
também na adesão  de um líder
talentoso; e  Esdras, como sempre,
reconheceu nisto a  boa mão  de Deus sobre nós.  Sobre esta frase, ver o comentário de 7.6.
20.   Quanto 
aos servidores  do  templo, ou Netinins, ver sobre 2.4354, onde
são discutidos com pormenores.
                      Esdras e Neemias introdução e comentário 
                       Derek Kidner

Esdras
8
 C. A Viagem a Jerusalém. 8:1-36. Cerca
de 1.500 sacerdotes e chefes de famílias partiram da Babilônia com Esdras. Além
desses, Esdras convidou alguns levitas e netinins de Casifia. Confiou os
tesouros do templo a vinte e quatro sacerdotes e levitas. Após um período de
oração e jejum, o grupo encetou a longa viagem a Jerusalém. Quatro meses depois
chegaram à cidade e depositaram seus tesouros no templo. Ofereceram sacrifícios
sobre o altar e entregaram as ordens de Artaxerxes às devidas autoridades. 
2.
Gérson . . .
Daniel. Esses chefes das famílias sacerdotais eram descendentes do terceiro e
quarto filho de Arão respectivamente (veja v. 24, observação). É estranho que
nenhum total dos sacerdotes seja apresentado, nem da família de Hatus, um
descendente do Rei Davi.
 3-14. Esta lista de genealogias também
se encontra entre as dezessete genealogias de Ed. 2:3-15, com exceção de Joabe
(v. 9). Dos filhos de Zatu e Bani provavelmente deveria aparecer em 8: 5, 10
(LXX e I Esdras), concordando com os mesmos nomes em 2: 8, 10. O fato dos
mesmos nomes aparecerem com oitenta anos de intervalo indica que são nomes de
famílias, não de indivíduos que viveram no tempo de Zorobabel e Esdras. Alguns
membros dessas famílias retornaram com Zorobabel, mas outros membros não
retornaram até os dias de Esdras. 
15. Onde ficamos
acampados três dias. Considerando que finalmente partiram do rio Aava
(localização desconhecida, provavelmente um canal) no duodécimo dia (v. 31),
deviam ter viajado nove dias a partir da Babilônia até aquele ponto (cons.
7:9). Nenhum dos filhos de Levi. Só 341 levitas retornaram com Zorobabel, em
comparação com os 4.289 sacerdotes (2:36-42).
 17. Ido, chefe em Casifia. Isto devia ser
uma colônia de levitas e netinins. Ido era provavelmente um levita. 18-20. Um
homem entendido. Provavelmente um nome próprio, Ichechel, um descendente de
Mali, neto de Levi (Êx. 6:16,19). Serebias e Hasabias foram novamente
mencionados em Ed. 8:24 (observação). 
21-23. Então apregoei
ali um jejum. Veja outros exemplos do V.T. de jejum para obter resposta às
orações, em Jz. 20:26; I Sm. 7:6; lI Cr. 20:3; Joel 1:14. Desta vez, nenhuma
coluna de nuvem apareceu para conduzir os peregrinos de volta à Terra Santa;
mas a mão do Senhor os conduzia (Ed. 8:22). Porque tive vergonha de pedir . . .
exército e cavaleiros. Esdras deu assim um bom testemunho. Mas o fato de
Neemias ter uma escolta (Ne. 2:9) apenas prova que nossas vidas e circunstâncias
diante de Deus nunca são idênticas. E ele nos atendeu. Assim Esdras olha para
trás e contempla uma viagem segura e bem sucedida. 
24. Serebias,
Hasabias, e dez dos seus irmãos. Estes eram levitas obviamente (vs. 18, 19),
perfazendo doze sacerdotes e doze levitas. Nenhum desses doze sacerdotes foram
mencionados aqui, mas dois foram citados no versículo 2. 
25-27. Veja o decreto
de Artaxerxes em 7:14-16. O ouro, a prata e os utensílios preciosos valiam
cerca de US$ 3.000.000. Não foi por menos que Esdras proclamou um jejum para
buscarem a proteção de Deus na viagem! 
31,
32.
Partiram de Aava em 8 de abril de 457 A.C., e chegaram a Jerusalém em 24 de
julho (7:9). 1.448 kms em quatro meses perfazem cerca de 11, 26kms por dia. Foi
uma boa média, considerando que havia crianças (v. 21), além de muito
equipamento a ser transportado. E a boa mão do nosso Deus estava sobre nós.
Cons. o testemunho de Esdras em 8:22. Repousamos ali três dias. Cons. Ne. 2:11.
35,
36.
Que alegria tiveram aqueles judeus ao poderem oferecer sacrifícios sobre o
verdadeiro altar de Deus! Entre eles havia sacerdotes e levitas que jamais
tinham visto Jerusalém ou o seu templo. Aos seus sátrapas e aos governadores.
Eram os sátrapas e governadores dos distritos que rodeavam Judá. Judá nessa
ocasião e por muitas décadas depois foi considerada como parte de um setor
governamental mais extenso.
                                                          Esdras
(Comentário Bíblico Moody)
Pano de fundo histórico
No exílio, os judeus aprenderam que é
muito perigoso perder sua identidade como povo. De volta à Palestina, em 538
a.C., os líderes determinaram trazer o povo de volta à verdadeira adoração a
Deus, pois só assim a nação seria preservada. Foi exatamente isto que Esdras se
propôs a fazer:             
“Eis que
Esdras trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens  como mulheres ... e leu  nela 
diante  da  praça... 
e  os  ouvidos 
do  povo  estavam 
atentos  ao  livro 
da  Lei  ... 
e  declarando, explicando o
sentido, faziam que lendo se entendesse...”  
    (Esdras 8:2,3,8)         
   
Todo capítulo 8 de Neemias relata o que Esdras fez. Novamente a Lei, com
a soma total da verdade eterna sobre a justiça e o amor de Deus, os ensinos dos
profetas bem como os de Moisés, toda 
a  revelação  de 
Deus  ao  homem, 
passou  a  ser 
o  centro  das 
atenções  do  povo. 
Constitui-se  na força motivadora
de toda vida privada e pública.          
  
Esdras  e  Neemias 
introduziram  o  método 
da  sinagoga,  ao 
reunirem  todo  o 
povo  para  ler  e
explicar as palavras da Lei (Ne 8:9). Depois desta época, as sinagogas passaram
a ser o lugar central de instrução 
e  adoração.  Foram 
espalhadas por toda a Palestina. Nelas, a  Lei era lida e exposta ao povo  semanalmente, 
o  que  levou-o 
a  tornar-se  estudante 
das  Escrituras.  Foi 
realmente  um  retorno ao ensino e aprendizado da Lei.           
 
Neemias  8:13  nos 
diz  algo  muito 
importante:  “...  os 
cabeças  dos  pais 
de  todo  povo, 
os sacerdotes e os levitas se juntaram a Esdras para entenderem as
palavras da Lei”. Os líderes foram ensinados primeiramente para que, então,
eles ensinassem a todo povo. Isto nos diz algo acerca da importância de
preparar aqueles que são responsáveis por ministrar o ensino, levá-los a
“entender” todas as coisas e as praticarem.           
  Além  das 
sinagogas,  outra  mudança 
foi  que  a 
família  voltou  a 
ser  base  para 
educação  das crianças.  Os 
cerimoniais  e  as 
festas  foram  estabelecidos 
e  voltaram  a 
ser  fontes  de 
instrução religiosa.  Nos  primeiros 
anos  de  vida, 
as  crianças voltaram  a 
aprender  em  casa 
muitas  passagens das  escrituras 
e  depois  de 
certa  idade,  elas 
passaram  a  freqüentar 
as  “escolas  elementares” 
que  se desenvolveram ao lado das
sinagogas.
CAPÍTULO
7: O RETORNO DE ESDRAS 1-10: 
O líder Esdras 1: "Passadas estas
coisas..." (contexto - Ed 1-6) 
1-5: No reino de Artaxerxes: Artaxerxes 
I - 
Rei da Pérsia)
 IMPORTANTE: 58 anos depois dos acontecimentos
registrados nos caps. 
1-6. Genealogia de Esdras até Arão: Uma
família de sacerdotes. Seraías: sumo-sacerdote no tempo da última leva do
exílio - 586 a.C. (2 Re 25.18). 
6: 
Ele era escriba versado na lei de Moisés dada pelo Senhor Deus de
Israel. 10: Este versículo evidencia a sua função como sacerdote:  "Porque Esdras tinha disposto o seu
coração... ... para buscar a Lei do Senhor ... e para a cumprir ... e para
ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos."
 11-26: A carta de Artaxerxes Artaxerxes:  Rei 
dos  reis  (Em 
sua  coorte  havia 7 
conselheiros:  Príncipes  -  a 
hierarquia  político
administrativa incluía: Sátrapas, secretários e governadores das províncias.) .
v.12: Escriba da Lei do Céu 
14: Esdras = escriba da lei de deus do
céu (repete no v. 21) - Liberado... ... Para fazer inquisição a respeito de
Judá e de Jerusalém (segundo a Lei do teu Deus a qual está na tua mão) ... Para
levar as riquezas oferecidas pelo rei e seus conselheiros ao Deus do céu, cuja
habitação estáem Jerusalém. ... Para comprar com o dinheiro que recebeu os
animais para sacrifícios a Deus em Jerusalém. ... Para usar o $ recebido como
achasse correto, segundo a vontade de Deus. ...Para restituir os utensílios que
foram doados à casa de Deus. 
21: 
Os  tesoureiros  que 
estão  além  do 
Eufrates  foram  comunicados 
que  deveriam  fornecer 
tudo  o que pedisse (v.22 -
limites) 
23: Artaxerxes temia a ira de Deus
contra seu reino. 
24: Os servidores do templo foram
liberados de todos os impostos. 
25: 
Esdras  foi  aconselhado 
a  nomear  magistrados 
e  juízes,  que 
julgassem  todo  o 
povo  que  estava além do Eufrates, (a todos os que
sabem a lei do teu Deus) Aos que não sabem, ele foi aconselhado a ensinar. 26:
O que não observasse a Lei deveria, segundo Artaxerxes, ser condenado à morte. 
IMPORTANTE - vv. 27-28: A gratidão de
Esdras: Um bom resumo que Esdras faz da carta do Rei
CAPÍTULO
8: 
A VIAGEM 1-14:
 Cabeças de famílias (tt. = 1.496 homens)
 15: Mãos à obra 
21: Jejum 
22: 
Teve  vergonha  de 
pedir  proteção  militar 
para  a  viagem, 
porquanto  queria  ressaltar 
o  poder  de Deus em defender os que o temem. 
23: Este foi o motivo do jejum. 
25-34: Envio das ofertas para o templo
35: Os exilados oferecem sacrifícios 36: 
Os  sátrapas  e  governadores  dalém 
do  Eufrates  receberam 
ordem  para  ajudarem 
o  povo  na reconstrução da casa de Deus.
ESDRAS 8 – COMENTÁRIO 
PR HEBER TOTH ARMÍ  
ESDRAS 8 – A pregação hoje é diferente
da pregação do século XIX. Antigamente pregava-se a um público conhecedor das
Escrituras, atualmente prega-se a um público analfabeto nas Escrituras. No
passado, os sermões duravam aproximadamente uma hora; no presente, passar de
meia hora torna-se enfadonho…
A pregação do capítulo anterior levou a
uma reforma na comunidade dos exilados que retornaram a Jerusalém. A pregação
da Palavra de Deus é essencial para colocar as coisas em ordem. O impacto dessa
Palavra quando proclamada corretamente é nítido: Ela rege o pregador e o
ouvinte!
Warren Wiersbe observa que Esdras:
1. Mostrou-se sábio ao reunir dezoito chefes de família do povo, sabendo que esses homens poderiam influenciar seus parentes, o que de fato aconteceu (vs. 1-20).
2. Mostrou sua confiança em Deus. A abordagem dele em relação à viagem foi espiritual, pois, se a boa mão do Senhor não tivesse estado com ele, tudo teria dado errado (vs. 21-23).
3. Mostrou autoridade em chamar os líderes espirituais a assumirem compromissos de cuidarem dos tesouros do Senhor (vs. 24-30).
4. Mostrou como foi difícil a jornada de Babilônia até ali em Jerusalém:
• Chegada (v. 31);
• Descanso (v. 32);
• Levantamento (vs. 33-34);
• Adoração (v. 35);
• Autorização (v. 36).
Esdras está contando num sermão sua
experiência desde a saída de Babilônia até chegar em Jerusalém. Além de
preservar Seu povo, Deus estava protegendo Sua Palavra. Observe esse histórico:
“Moisés escreveu aquilo que Deus lhe disse (Êx 24:4, 12; Dt 28:58; 29:21; 30:10; 31:9, 19, 24) e também manteve um registro das jornadas de Israel (Nm 33:2). Deixou para Josué o ‘Livro da Lei’ (Js 1:8), ao qual Josué acrescentou seu próprio registro (23:6). Samuel escreveu nesse livro (1 Sm 10:25), e outros também fizeram acréscimos (1 Cr 29:29). Ao que parece, o Livro da Lei ‘perdeu-se’ no lugar menos provável de todos – o templo – e foi recuperado no tempo de Josias (2 Cr 34-35). Os escribas judeus copiaram as Escrituras com cuidado e precisão extremos, a fim de guardá-las da corrupção textual. Graças a fidelidade desses homens e à providência de Deus, temos as Escrituras nos dias de hoje” (Wiersbe).
“Moisés escreveu aquilo que Deus lhe disse (Êx 24:4, 12; Dt 28:58; 29:21; 30:10; 31:9, 19, 24) e também manteve um registro das jornadas de Israel (Nm 33:2). Deixou para Josué o ‘Livro da Lei’ (Js 1:8), ao qual Josué acrescentou seu próprio registro (23:6). Samuel escreveu nesse livro (1 Sm 10:25), e outros também fizeram acréscimos (1 Cr 29:29). Ao que parece, o Livro da Lei ‘perdeu-se’ no lugar menos provável de todos – o templo – e foi recuperado no tempo de Josias (2 Cr 34-35). Os escribas judeus copiaram as Escrituras com cuidado e precisão extremos, a fim de guardá-las da corrupção textual. Graças a fidelidade desses homens e à providência de Deus, temos as Escrituras nos dias de hoje” (Wiersbe).
Esdras andou cerca de quatro meses (1500
km) para pregar a Palavra! Então… vamos valorizar mais a Bíblia?
Reavivemo-nos
pela Palavra! – Heber Toth Armí.

ESDRAS 8 – COMENTADO
POR ROSANA BARROS 
“Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao
nosso Deus, e Ele nos atendeu” (v.23).
O segundo grupo de exilados, que voltou
com Esdras para Jerusalém, correspondeu a aproximadamente dez por cento do
total do primeiro grupo. Mas ainda que fosse um pequeno grupo, essas famílias
foram corajosas em abandonar o conforto de suas vidas bem estabelecidas em
Babilônia para seguir a Esdras numa viagem perigosa para um lugar onde teriam
que recomeçar a vida. Mas ao analisar a lista dos que subiram com ele, Esdras
percebeu que não havia entre eles “nenhum dos filhos de Levi” (v.15).
Segundo “a boa mão de Deus” (v.18),
uniram-se a eles mais um grupo, desta vez, de levitas que ministrariam no
templo, “todos eles mencionados pelo nome” (v.20). O grupo estava então
completo. Todos atenderam ao chamado divino e Esdras foi despertado para
uni-los num só propósito: jejum e oração. Após um firme testemunho acerca do
poder de Deus, Esdras teve “vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros”
(v.22) para os defender. Sendo assim, ele e o povo clamaram para que o Senhor
lhes desse “jornada feliz” (v.21) para eles, seus filhos e seus pertences.
Montando uma guarda especial para os
tesouros consagrados a Deus, a boa mão do Senhor estava sobre eles, livrando-os
dos inimigos e das “ciladas pelo caminho” (v.31), de forma que chegaram em
Jerusalém e ali repousaram por “três dias” (v.32). “No quarto dia” (v.33), a
“oferta voluntária” (v.28) foi pesada e os “exilados que vieram do cativeiro
ofereceram holocaustos ao Deus de Israel” (v.35), e “ajudaram o povo na
reconstrução da Casa de Deus” (v.36).
Podemos dizer que Esdras buscou pessoas
que o Senhor havia separado para ministrar em Sua Casa, liderou um reavivamento
no meio dos exilados, promoveu a fidelidade e a confiança em Deus e inspirou o
seu grupo a unir-se aos demais na edificação do templo. Precisamos
desesperadamente de Esdras modernos! Homens e mulheres que se permitam ser
usados por Deus de uma forma tão íntegra, que não restem dúvidas quanto ao seu
caráter divinamente lapidado.
Enfrentamos, dia a dia, uma jornada
perigosa repleta de inimigos e de “ciladas pelo caminho” (v.31). Muitas vezes
somos tentados a buscar auxílio inútil quando ao nosso lado está o Senhor dos
Exércitos pronto para nos atender. Porque a “boa mão do nosso Deus é sobre
todos os que O buscam, para o bem deles; mas a Sua força e a Sua ira, contra
todos os que O abandonam” (v.22). Neste dia da semana que dedicamos ao jejum e
à oração, como Esdras, confiemos que depois do deserto perigoso, há uma terra
de repouso à nossa espera.
Com toda a convicção, proclamemos, hoje:
“Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e Ele nos atendeu” (v.23).
Jejuemos, vigiemos e oremos!
Bom
dia, exilados a caminho do Lar!
1-14 Nem todos os
exilados retornaram em resposta ao decreto de Ciro em 538 a.C. Um segundo
grupo, significativamente menor, retornou com Esdras cerca de oitenta anos após
o primeiro retorno. Bíblia Shedd.
1 Naquele momento, os judeus tinham
permanecido na terra do exílio por quase um século e meio. Escavações em Nippur
trouxeram á luz vários documentos que mostram a riqueza de muitos judeus que
viviam na região da Mesopotâmia durante o reinado de Artaxerxes I. Portanto,
deve ter sido uma tarefa difícil para Esdras convencer muitos deles a retornar
em sua companhia. os colonos que voltaram podiam esperar apenas um árduo
pioneirismo na antiga pátria, com muito menos conforto do que tinham em
Babilônia. m vista dessas considerações, é surpreendente que Esdras tenha sido
bem-sucedido em convencer quase 2 mil famílias a retornar ao seu país de origem
com seus irmãos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia,
vol. 3, p. 408.
15 O retorno de
Esdras a Jerusalém foi prejudicado quando ele tentou recrutar levitas. Deus
havia chamado estes homens para um serviço especial, mas poucos se
voluntariaram quando seus serviços foram necessários. Deus presenteou a
cada um de nós com habilidades com as quais podemos contribuir para o trabalho
do Seu reino (Rm 12:4-8). Não espere ser recrutado, mas busque oportunidades
para se voluntariar. Não atrapalhe o trabalho de Deus ao se deter. “Cada um
exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça
de Deus em suas múltiplas formas” (1Pd 4:10).
 Life Application Study Bible
Kingsway.
16 enviei. O texto parece
indicar que Esdras não apenas se surpreendeu, mas também se perturbou quando
nenhum levita respondeu ao seu apelo. Sem eles, a caravana parceia incompleta,
particularmente à vista do seu desejo de operar um reavivamento (ver Ed 7:10,
14-28; cf. Ed 9, 10). CBASD, vol. 3, p. 409.
Esdras selecionou um grupo de homens
influentes para persuadir alguns levitas a retornarem em sua companhia. 
Bíblia Shedd.
Joiaribe… Elnatã.Joiaribe e
Elnatã, embora não tivessem título ou posição oficial foram especialmente
eloquentes e persuasivos ou ainda foram considerados excepcionalmente
qualificados para a tarefa que tinham diante de si. CBASD, vol. 3,
p. 409.
21 bens (NVI). Os
vastos tesouros que levavam consigo seria uma presa tentadora para
assaltantes. 
Bíblia de Estudo NVI Vida.
jornada feliz. Literalmente
“caminho reto”, ecoando Is 40:3. Em Is 52:12 o novo êxodo após o exílio é
reminiscente da proteção de Deus durante o êxodo original. 
Andrews Study Bible.
Esdras e o povo viajaram aproximadamente
900 milhas [aprox. 1450 km] a pé. A viagem os levou através de territórios
perigosos e difíceis e durou em torno de 4 meses. Eles oraram para que Deus
lhes concedesse uma viagem segura. Nossas jornadas podem não ser tão difíceis e
perigosas quanto as de Esdras, mas devemos reconhecer nossa necessidade de
pedir a guia e proteção de Deus.
 Life Application Study Bible
Kingsway.
22 Tive vergonha (NVI).
As Escrituras falam muitas vezes de uma vergonha ímpia (Jr 48.13; 49.23; Mq
3.7) e, às vezes, assim como aqui, de uma vergonha santa. … Tendo proclamado
sua fé na capacidade de Deus de proteger a caravana, sentia vergonha de pedir a
proteção humana. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Não é recomendável falar-se em confiança
na providência divina e, depois, quando no aperto, apelar para a débil força
humana (cf Sl 20.7; 2Cr 14.11). Para não ser hipócrita, Esdras recusou-se a
pedir proteção do exército e recomendou sua viagem ao Senhor. Deus honrou
àquela fé (32).
 Bíblia Shedd.
inimigo. O v. 31
conclui que o v. 22 não se refere a nenhum inimigo imaginário. Pode ser que Esdras
soubesse que os samaritanos estivessem esperando para interceptar a caravana,
ou que algumas das tribos árabes, que não deviam lealdade à Pérsia, poderiam
saber da passagem da caravana e planejassem um ataque de emboscada e
pilhagem. CBASD, vol. 3, p. 410.
23 jejuamos. O jejum
era considerado pelos judeus a maneira de humilhar-se perante Deus, e Jesus
aprovou essa prática (Mc 2.18-22). 
Bíblia Shedd.
Muitas vezes oramos leviana e
superficialmente. A oração séria, por contraste, requer concentração. Ela nos
coloca em contato com a vontade de Deus e pode realmente nos mudar. Sem oração
séria, reduzimos Deus a um farmacêutico com analgésicos para as dores que
sentimos.
 Life Application Study Bible
Kingsway.
25 ofereceram o rei… e todo o
Israel. A contribuição total alistada no v. 26 é enorme, de tal modo que os
críticos tem duvidado da autenticidade da lista. Todavia, os reis persas eram
conhecidos por suas grandes riquezas e generosidade para com as religiões de
povos conquistados. Também havia famílias judaicas ricas na Babilônia daquele
tempo. 
Bíblia Shedd.
26 vinte e dois mil e setecentos
e cinquenta quilos de prata (NVI; ARA: “seiscentos e cinquenta
talentos de prata”) ….  três toneladas e meia de ouro (NVI;
ARA: “”cem talentos de ouro”). Um talento equivalia a 35 quilos. Nota
textual NVI.
Embora uma parte considerável desse
tesouro possa ter saído da bolsa real, boa porção dele foi doada por judeus
ricos da Pérsia e de Babilônia e por alguns simpatizantes gentios (ver Ed 7:15,
16). Embora o tesouro levado para a Judeia pareça valioso, não se deve esquecer
que a riqueza da Pérsia naquele tempo era imensa (ver Dn 11:2). CBASD,
vol. 3, p. 411.
31 no dia doze. De acordo
com 7.9, a partida se deu no primeiro dia. A diferença se deve ao atraso
sofrido com a finalidade de encontrar os levitas necessários. 
Bíblia Shedd.
a boa mão do nosso Deus. A referência
dá continuidade a um dos maiores motivos dos capítulos anteriores: o segundo
êxodo de Israel da Babilônia à terra prometida não é dependente do planejamento
humano (apesar de ter havido planejamento), mas é realizado pelo poder da
poderosa mão de Deus, como durante o primeiro êxodo (Êx 9:3). 
Andrews Study Bible.
estava sobre nós. Os receios de
Esdras se justificavam e os perigos eram reais, mas a fé na proteção divina foi
recompensada. CBASD, vol. 3, p. 411.
34 o peso total
… imediatamente registrado. Não apenas os lingotes e os objetos foram
contados e pesados, mas um inventário foi feito pelos sacerdotes do templo e o
peso de cada objeto foi anotado, tal era o cuidado tomado para evitar desvios
nas propriedades do templo. Isso também aliviou Esdras de responsabilidades
adicionais e o protegeu contra possíveis acusações posteriores. na mesopotâmia,
até os pequenos negócios eram documentados, e, sem dúvida, seria exigido que
Esdras enviasse um recibo, como evidência de que as provisões do decreto haviam
sido cumpridas. CBASD, vol. 3, p. 412.
O servo de Deus deve estar apto a manter
uma contabilidade dos seus bens e dos seus atos, perante Deus e os homens.
 Bíblia Shedd.
35 holocaustos. Sacrifícios
queimados, simbolizando real dedicação a Deus (ver Lv 1). A oferta pelo pecado
sempre precedeu a oferta queimada, pois não há dedicação sem primeiro haver
confissão e perdão. 
Bíblia Shedd.
36 Então, deram as ordens do rei
aos seus sátrapas e aos governadores deste lado do Eufrates.
Depois de chegar a jerusalém, Esdras deve ter informado ao governador local a
respeito de sua incumbência e entregou aos tesoureiros o decreto do rei sobre
as finanças (Ed 7:21, 22). Esdras declara que esses oficiais colaboraram com
ele. Raramente os persas se opunham aos interesses dos judeus. 
CBASD, vol. 3, p. 412.
FONTE
: https://reavivadosporsuapalavra.org/

Otimo ! Deus abençõe!
ResponderExcluirGrato meu irmão,Deus te abençoe!
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