segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Lição 11: Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra




TEXTO ÁUREO

E provaram a boa palavra de Deus
(Hb 6.5a).

VERDADE PRÁTICA

A Palavra de Deus é semelhante a uma afiada espada; é poderosa e penetrante.

Esdras 8.1-12.

1 — Estes, pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:
2 — dos filhos de Fineias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;
3 — dos filhos de Secanias e dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias se contaram até cento e cinquenta homens;
4 — dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e, com ele, duzentos homens;
5 — Dos filhos de Secanias, o filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens;
6 — e dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e, com ele, cinquenta homens;
7 — e dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e, com ele, setenta homens;
8 — e dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens;
9 — dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e, com ele, duzentos e dezoito homens;
10 — e dos filhos de Selomite, o filho de Josifias, e, com ele, cento e sessenta homens;
11 — e dos filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;
12 — e dos filhos de Azgade, Joanã, o filho de Hacatã, e, com ele, cento e dez homens; Filho de Hacatã, e com ele cento e dez homens;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com seus respectivos subtópicos.

  • I. Discorrer sobre o envio de Esdras por Artaxerxes a Jerusalém;
  • II. Ressaltar que Esdras ensinou a Palavra ao povo;
  • III. Asseverar que a Palavra de Deus deve ser ensinada ao povo;
  • IV. Elencar os resultados do ensino da Palavra de Deus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

O Antigo Testamento mostra que a Lei do Senhor estava intrinsicamente ligada à vida de todo o povo e, por isso, ela também era o elemento aglutinador que formava a identidade dos judeus. Assim, Esdras estava ciente de que para iniciar a reconstrução religiosa do povo era necessário começar pelo ensino da Lei do Senhor, pois sem ela não há identidade espiritual nem moral. Atualmente, podemos afirmar que a Palavra de Deus é o elemento central para gerar avivamento, crescimento e desenvolvimento do caráter do cristão. Amemos a Palavra de Deus, busquemos conhecê-la!

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO

O grande valor do ensino da Palavra de Deus é o assunto desta lição. Veremos como o governo da Pérsia enviou Esdras a Jerusalém, a fim de verificar se a vida eclesiástica dos judeus estava conforme a lei de Deus.

PONTO CENTRAL

A Palavra de Deus é eficaz.

Título: Os princípios divinos em tempos de crise — A reconstrução de Jerusalém e o avivamento espiritual como exemplos para os nossos dias
Comentarista: Eurico Bergstén

                           


                    Esdras  8. 

O êxodo de Esdras 8.1-14.
  Os voluntários
1.   Esdras  conhecia  a  estrutura da sua sociedade  suficientemente bem para dirigir seu apelo aos cabeças de família (7.28; 8.1), sabendo que, na maioria dos casos, se eles viessem, trariam consigo os seus grupos. Ver os w. 3-14 para o efeito desta palítica.71

Nota  a palavra comigo, na frase inicial (que a GNB infundadamen­te  altera para  “com  Esdras”).  É um  relato  pessoal, que  continua de 7. 27-28 até ao fim do capítulo 9, à parte de uma breve volta à terceira pes­soa em  8.35-36, onde  “eles”  toma o  lugar de “nós” em dois versículos.

2-14.  O  interesse  que  há  nesta  lista  pouco  atraente  de  nomes e cifras acha-se no fato de que finalmente em todos os grupos menos um, os descendentes  dos  pioneiros  da  sua  própria  linhagem,  que  tinham  feito parte  do  primeiro  grupo  que voltou  da  Babilônia oitenta anos antes, es­tão se juntando a estes.  Todos os nomes das famílias nos w. 4-14 podem (menos Joabe, v.  9) ser achados em 2.3-15,72  e a presente lista começa com  dois sacerdotes (acompanhados, segundo parece, por vários dos seus parentes: ver sobre o v. 24) e um descendente de Davi (2), que semelhan­temente tinham sido precedidos por seus parentes. Assim, sublinha o fato de que o desafio original quanto à volta, nos dias de Ciro, tivera uma res­posta muito mista, dividindo clãs individuais pelo meio -  embora Zacarias6.9-11  e o livro de Ester ilustrem o forte sentimento de fraternidade que ainda  podia  vinculá-los.  Nada há para indicar que, mesmo  agora, estas famílias  estavam completas,  sem  deixar nenhum  dos seus membros para trás.73

8.15-20.  Os levitas que faltavam
A  pausa  de  três  dias perto  do  rio não  foi  perda  de tempo: este era o  momento  certo  para  avaliar  a  situação  e estar preparado para des­cobertas  desagradáveis.  A  ausência  dos  levitas e  dos  demais  servos  do Templo  é  um  contratempo  revelador;  era  natural  que  estes homens  se retraíssem  de  uma perspectiva  que  era  duplamente  amedrontadora: não somente  o  desarraigamento  que todos os peregrinos enfrentavam, como também  a mudança  drástica das  atividades  comuns  para  as  severas  roti­nas do  Templo.  Não é, portanto, surpreendente ler que Esdras escolheu com  cuidado  os emissários que haveriam de retificar a situação (nove de­les por  causa  da  autoridade  que tinham na comunidade, e mais dois por causa  da  sua perícia  diplomática v.  16), e  notar que lhes deu instruções explícitas (as  palavras  que  deveriam  dizer  e  com  que  deveriam  falar, 17).7S

18.   O resultado  foi  altamente  satisfatório, não  somente numerica­mente  como  também na adesão  de um líder talentoso; e  Esdras, como sempre, reconheceu nisto a  boa mão  de Deus sobre nós.  Sobre esta frase, ver o comentário de 7.6.

20.   Quanto  aos servidores  do  templo, ou Netinins, ver sobre 2.43­54, onde são discutidos com pormenores.

                      Esdras e Neemias introdução e comentário
                       Derek Kidner

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Esdras 8
 C. A Viagem a Jerusalém. 8:1-36. Cerca de 1.500 sacerdotes e chefes de famílias partiram da Babilônia com Esdras. Além desses, Esdras convidou alguns levitas e netinins de Casifia. Confiou os tesouros do templo a vinte e quatro sacerdotes e levitas. Após um período de oração e jejum, o grupo encetou a longa viagem a Jerusalém. Quatro meses depois chegaram à cidade e depositaram seus tesouros no templo. Ofereceram sacrifícios sobre o altar e entregaram as ordens de Artaxerxes às devidas autoridades.

2. Gérson . . . Daniel. Esses chefes das famílias sacerdotais eram descendentes do terceiro e quarto filho de Arão respectivamente (veja v. 24, observação). É estranho que nenhum total dos sacerdotes seja apresentado, nem da família de Hatus, um descendente do Rei Davi.

 3-14. Esta lista de genealogias também se encontra entre as dezessete genealogias de Ed. 2:3-15, com exceção de Joabe (v. 9). Dos filhos de Zatu e Bani provavelmente deveria aparecer em 8: 5, 10 (LXX e I Esdras), concordando com os mesmos nomes em 2: 8, 10. O fato dos mesmos nomes aparecerem com oitenta anos de intervalo indica que são nomes de famílias, não de indivíduos que viveram no tempo de Zorobabel e Esdras. Alguns membros dessas famílias retornaram com Zorobabel, mas outros membros não retornaram até os dias de Esdras.

15. Onde ficamos acampados três dias. Considerando que finalmente partiram do rio Aava (localização desconhecida, provavelmente um canal) no duodécimo dia (v. 31), deviam ter viajado nove dias a partir da Babilônia até aquele ponto (cons. 7:9). Nenhum dos filhos de Levi. Só 341 levitas retornaram com Zorobabel, em comparação com os 4.289 sacerdotes (2:36-42).

 17. Ido, chefe em Casifia. Isto devia ser uma colônia de levitas e netinins. Ido era provavelmente um levita. 18-20. Um homem entendido. Provavelmente um nome próprio, Ichechel, um descendente de Mali, neto de Levi (Êx. 6:16,19). Serebias e Hasabias foram novamente mencionados em Ed. 8:24 (observação).

21-23. Então apregoei ali um jejum. Veja outros exemplos do V.T. de jejum para obter resposta às orações, em Jz. 20:26; I Sm. 7:6; lI Cr. 20:3; Joel 1:14. Desta vez, nenhuma coluna de nuvem apareceu para conduzir os peregrinos de volta à Terra Santa; mas a mão do Senhor os conduzia (Ed. 8:22). Porque tive vergonha de pedir . . . exército e cavaleiros. Esdras deu assim um bom testemunho. Mas o fato de Neemias ter uma escolta (Ne. 2:9) apenas prova que nossas vidas e circunstâncias diante de Deus nunca são idênticas. E ele nos atendeu. Assim Esdras olha para trás e contempla uma viagem segura e bem sucedida.

24. Serebias, Hasabias, e dez dos seus irmãos. Estes eram levitas obviamente (vs. 18, 19), perfazendo doze sacerdotes e doze levitas. Nenhum desses doze sacerdotes foram mencionados aqui, mas dois foram citados no versículo 2.

25-27. Veja o decreto de Artaxerxes em 7:14-16. O ouro, a prata e os utensílios preciosos valiam cerca de US$ 3.000.000. Não foi por menos que Esdras proclamou um jejum para buscarem a proteção de Deus na viagem!

31, 32. Partiram de Aava em 8 de abril de 457 A.C., e chegaram a Jerusalém em 24 de julho (7:9). 1.448 kms em quatro meses perfazem cerca de 11, 26kms por dia. Foi uma boa média, considerando que havia crianças (v. 21), além de muito equipamento a ser transportado. E a boa mão do nosso Deus estava sobre nós. Cons. o testemunho de Esdras em 8:22. Repousamos ali três dias. Cons. Ne. 2:11.

35, 36. Que alegria tiveram aqueles judeus ao poderem oferecer sacrifícios sobre o verdadeiro altar de Deus! Entre eles havia sacerdotes e levitas que jamais tinham visto Jerusalém ou o seu templo. Aos seus sátrapas e aos governadores. Eram os sátrapas e governadores dos distritos que rodeavam Judá. Judá nessa ocasião e por muitas décadas depois foi considerada como parte de um setor governamental mais extenso.

                                                          Esdras (Comentário Bíblico Moody)




Pano de fundo histórico


No exílio, os judeus aprenderam que é muito perigoso perder sua identidade como povo. De volta à Palestina, em 538 a.C., os líderes determinaram trazer o povo de volta à verdadeira adoração a Deus, pois só assim a nação seria preservada. Foi exatamente isto que Esdras se propôs a fazer:             
“Eis que Esdras trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens  como mulheres ... e leu  nela  diante  da  praça...  e  os  ouvidos  do  povo  estavam  atentos  ao  livro  da  Lei  ...  e  declarando, explicando o sentido, faziam que lendo se entendesse...”       (Esdras 8:2,3,8)        

    Todo capítulo 8 de Neemias relata o que Esdras fez. Novamente a Lei, com a soma total da verdade eterna sobre a justiça e o amor de Deus, os ensinos dos profetas bem como os de Moisés, toda  a  revelação  de  Deus  ao  homem,  passou  a  ser  o  centro  das  atenções  do  povo.  Constitui-se  na força motivadora de toda vida privada e pública.          
   Esdras  e  Neemias  introduziram  o  método  da  sinagoga,  ao  reunirem  todo  o  povo  para  ler  e explicar as palavras da Lei (Ne 8:9). Depois desta época, as sinagogas passaram a ser o lugar central de instrução  e  adoração.  Foram  espalhadas por toda a Palestina. Nelas, a  Lei era lida e exposta ao povo  semanalmente,  o  que  levou-o  a  tornar-se  estudante  das  Escrituras.  Foi  realmente  um  retorno ao ensino e aprendizado da Lei.          

  Neemias  8:13  nos  diz  algo  muito  importante:  “...  os  cabeças  dos  pais  de  todo  povo,  os sacerdotes e os levitas se juntaram a Esdras para entenderem as palavras da Lei”. Os líderes foram ensinados primeiramente para que, então, eles ensinassem a todo povo. Isto nos diz algo acerca da importância de preparar aqueles que são responsáveis por ministrar o ensino, levá-los a “entender” todas as coisas e as praticarem.           
  Além  das  sinagogas,  outra  mudança  foi  que  a  família  voltou  a  ser  base  para  educação  das crianças.  Os  cerimoniais  e  as  festas  foram  estabelecidos  e  voltaram  a  ser  fontes  de  instrução religiosa.  Nos  primeiros  anos  de  vida,  as  crianças voltaram  a  aprender  em  casa  muitas  passagens das  escrituras  e  depois  de  certa  idade,  elas  passaram  a  freqüentar  as  “escolas  elementares”  que  se desenvolveram ao lado das sinagogas.

CAPÍTULO 7: O RETORNO DE ESDRAS 1-10:

O líder Esdras 1: "Passadas estas coisas..." (contexto - Ed 1-6)
1-5: No reino de Artaxerxes: Artaxerxes
I -  Rei da Pérsia)

 IMPORTANTE: 58 anos depois dos acontecimentos registrados nos caps.
1-6. Genealogia de Esdras até Arão: Uma família de sacerdotes. Seraías: sumo-sacerdote no tempo da última leva do exílio - 586 a.C. (2 Re 25.18).
6:  Ele era escriba versado na lei de Moisés dada pelo Senhor Deus de Israel. 10: Este versículo evidencia a sua função como sacerdote:  "Porque Esdras tinha disposto o seu coração... ... para buscar a Lei do Senhor ... e para a cumprir ... e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos."
 11-26: A carta de Artaxerxes Artaxerxes:  Rei  dos  reis  (Em  sua  coorte  havia 7  conselheiros:  Príncipes  -  a  hierarquia  político administrativa incluía: Sátrapas, secretários e governadores das províncias.) .
v.12: Escriba da Lei do Céu
14: Esdras = escriba da lei de deus do céu (repete no v. 21) - Liberado... ... Para fazer inquisição a respeito de Judá e de Jerusalém (segundo a Lei do teu Deus a qual está na tua mão) ... Para levar as riquezas oferecidas pelo rei e seus conselheiros ao Deus do céu, cuja habitação estáem Jerusalém. ... Para comprar com o dinheiro que recebeu os animais para sacrifícios a Deus em Jerusalém. ... Para usar o $ recebido como achasse correto, segundo a vontade de Deus. ...Para restituir os utensílios que foram doados à casa de Deus.
21:  Os  tesoureiros  que  estão  além  do  Eufrates  foram  comunicados  que  deveriam  fornecer  tudo  o que pedisse (v.22 - limites)
23: Artaxerxes temia a ira de Deus contra seu reino.
24: Os servidores do templo foram liberados de todos os impostos.
25:  Esdras  foi  aconselhado  a  nomear  magistrados  e  juízes,  que  julgassem  todo  o  povo  que  estava além do Eufrates, (a todos os que sabem a lei do teu Deus) Aos que não sabem, ele foi aconselhado a ensinar. 26: O que não observasse a Lei deveria, segundo Artaxerxes, ser condenado à morte.
IMPORTANTE - vv. 27-28: A gratidão de Esdras: Um bom resumo que Esdras faz da carta do Rei

CAPÍTULO 8:
A VIAGEM 1-14:
 Cabeças de famílias (tt. = 1.496 homens)
 15: Mãos à obra
21: Jejum
22:  Teve  vergonha  de  pedir  proteção  militar  para  a  viagem,  porquanto  queria  ressaltar  o  poder  de Deus em defender os que o temem.
23: Este foi o motivo do jejum.
25-34: Envio das ofertas para o templo 35: Os exilados oferecem sacrifícios 36:  Os  sátrapas  e  governadores  dalém  do  Eufrates  receberam  ordem  para  ajudarem  o  povo  na reconstrução da casa de Deus.

                          Esdras 2:1-70 - A LISTA DOS REMANESCENTES QUE VOLTARAM DA BABILÔNIA ~  JAMAIS DESISTA!

ESDRAS 8 – COMENTÁRIO
PR HEBER TOTH ARMÍ 

ESDRAS 8 – A pregação hoje é diferente da pregação do século XIX. Antigamente pregava-se a um público conhecedor das Escrituras, atualmente prega-se a um público analfabeto nas Escrituras. No passado, os sermões duravam aproximadamente uma hora; no presente, passar de meia hora torna-se enfadonho…
A pregação do capítulo anterior levou a uma reforma na comunidade dos exilados que retornaram a Jerusalém. A pregação da Palavra de Deus é essencial para colocar as coisas em ordem. O impacto dessa Palavra quando proclamada corretamente é nítido: Ela rege o pregador e o ouvinte!
Warren Wiersbe observa que Esdras:

1. Mostrou-se sábio ao reunir dezoito chefes de família do povo, sabendo que esses homens poderiam influenciar seus parentes, o que de fato aconteceu (vs. 1-20).
2. Mostrou sua confiança em Deus. A abordagem dele em relação à viagem foi espiritual, pois, se a boa mão do Senhor não tivesse estado com ele, tudo teria dado errado (vs. 21-23).
3. Mostrou autoridade em chamar os líderes espirituais a assumirem compromissos de cuidarem dos tesouros do Senhor (vs. 24-30).
4. Mostrou como foi difícil a jornada de Babilônia até ali em Jerusalém:
• Chegada (v. 31);
• Descanso (v. 32);
• Levantamento (vs. 33-34);
• Adoração (v. 35);
• Autorização (v. 36).

Esdras está contando num sermão sua experiência desde a saída de Babilônia até chegar em Jerusalém. Além de preservar Seu povo, Deus estava protegendo Sua Palavra. Observe esse histórico:
“Moisés escreveu aquilo que Deus lhe disse (Êx 24:4, 12; Dt 28:58; 29:21; 30:10; 31:9, 19, 24) e também manteve um registro das jornadas de Israel (Nm 33:2). Deixou para Josué o ‘Livro da Lei’ (Js 1:8), ao qual Josué acrescentou seu próprio registro (23:6). Samuel escreveu nesse livro (1 Sm 10:25), e outros também fizeram acréscimos (1 Cr 29:29). Ao que parece, o Livro da Lei ‘perdeu-se’ no lugar menos provável de todos – o templo – e foi recuperado no tempo de Josias (2 Cr 34-35). Os escribas judeus copiaram as Escrituras com cuidado e precisão extremos, a fim de guardá-las da corrupção textual. Graças a fidelidade desses homens e à providência de Deus, temos as Escrituras nos dias de hoje” (Wiersbe).
Esdras andou cerca de quatro meses (1500 km) para pregar a Palavra! Então… vamos valorizar mais a Bíblia?

Reavivemo-nos pela Palavra! – Heber Toth Armí.

                                  

ESDRAS 8 – COMENTADO POR ROSANA BARROS 


“Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e Ele nos atendeu” (v.23).
O segundo grupo de exilados, que voltou com Esdras para Jerusalém, correspondeu a aproximadamente dez por cento do total do primeiro grupo. Mas ainda que fosse um pequeno grupo, essas famílias foram corajosas em abandonar o conforto de suas vidas bem estabelecidas em Babilônia para seguir a Esdras numa viagem perigosa para um lugar onde teriam que recomeçar a vida. Mas ao analisar a lista dos que subiram com ele, Esdras percebeu que não havia entre eles “nenhum dos filhos de Levi” (v.15).
Segundo “a boa mão de Deus” (v.18), uniram-se a eles mais um grupo, desta vez, de levitas que ministrariam no templo, “todos eles mencionados pelo nome” (v.20). O grupo estava então completo. Todos atenderam ao chamado divino e Esdras foi despertado para uni-los num só propósito: jejum e oração. Após um firme testemunho acerca do poder de Deus, Esdras teve “vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros” (v.22) para os defender. Sendo assim, ele e o povo clamaram para que o Senhor lhes desse “jornada feliz” (v.21) para eles, seus filhos e seus pertences.

Montando uma guarda especial para os tesouros consagrados a Deus, a boa mão do Senhor estava sobre eles, livrando-os dos inimigos e das “ciladas pelo caminho” (v.31), de forma que chegaram em Jerusalém e ali repousaram por “três dias” (v.32). “No quarto dia” (v.33), a “oferta voluntária” (v.28) foi pesada e os “exilados que vieram do cativeiro ofereceram holocaustos ao Deus de Israel” (v.35), e “ajudaram o povo na reconstrução da Casa de Deus” (v.36).

Podemos dizer que Esdras buscou pessoas que o Senhor havia separado para ministrar em Sua Casa, liderou um reavivamento no meio dos exilados, promoveu a fidelidade e a confiança em Deus e inspirou o seu grupo a unir-se aos demais na edificação do templo. Precisamos desesperadamente de Esdras modernos! Homens e mulheres que se permitam ser usados por Deus de uma forma tão íntegra, que não restem dúvidas quanto ao seu caráter divinamente lapidado.

Enfrentamos, dia a dia, uma jornada perigosa repleta de inimigos e de “ciladas pelo caminho” (v.31). Muitas vezes somos tentados a buscar auxílio inútil quando ao nosso lado está o Senhor dos Exércitos pronto para nos atender. Porque a “boa mão do nosso Deus é sobre todos os que O buscam, para o bem deles; mas a Sua força e a Sua ira, contra todos os que O abandonam” (v.22). Neste dia da semana que dedicamos ao jejum e à oração, como Esdras, confiemos que depois do deserto perigoso, há uma terra de repouso à nossa espera.

Com toda a convicção, proclamemos, hoje: “Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e Ele nos atendeu” (v.23). Jejuemos, vigiemos e oremos!

Bom dia, exilados a caminho do Lar!


1-14 Nem todos os exilados retornaram em resposta ao decreto de Ciro em 538 a.C. Um segundo grupo, significativamente menor, retornou com Esdras cerca de oitenta anos após o primeiro retorno. Bíblia Shedd.
1 Naquele momento, os judeus tinham permanecido na terra do exílio por quase um século e meio. Escavações em Nippur trouxeram á luz vários documentos que mostram a riqueza de muitos judeus que viviam na região da Mesopotâmia durante o reinado de Artaxerxes I. Portanto, deve ter sido uma tarefa difícil para Esdras convencer muitos deles a retornar em sua companhia. os colonos que voltaram podiam esperar apenas um árduo pioneirismo na antiga pátria, com muito menos conforto do que tinham em Babilônia. m vista dessas considerações, é surpreendente que Esdras tenha sido bem-sucedido em convencer quase 2 mil famílias a retornar ao seu país de origem com seus irmãos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 408.

15 O retorno de Esdras a Jerusalém foi prejudicado quando ele tentou recrutar levitas. Deus havia chamado estes homens para um serviço especial, mas poucos se voluntariaram quando seus serviços foram necessários. Deus presenteou a cada um de nós com habilidades com as quais podemos contribuir para o trabalho do Seu reino (Rm 12:4-8). Não espere ser recrutado, mas busque oportunidades para se voluntariar. Não atrapalhe o trabalho de Deus ao se deter. “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1Pd 4:10).
 Life Application Study Bible Kingsway.
16 enviei. O texto parece indicar que Esdras não apenas se surpreendeu, mas também se perturbou quando nenhum levita respondeu ao seu apelo. Sem eles, a caravana parceia incompleta, particularmente à vista do seu desejo de operar um reavivamento (ver Ed 7:10, 14-28; cf. Ed 9, 10). CBASD, vol. 3, p. 409.
Esdras selecionou um grupo de homens influentes para persuadir alguns levitas a retornarem em sua companhia. 
Bíblia Shedd.

Joiaribe… Elnatã.Joiaribe e Elnatã, embora não tivessem título ou posição oficial foram especialmente eloquentes e persuasivos ou ainda foram considerados excepcionalmente qualificados para a tarefa que tinham diante de si. CBASD, vol. 3, p. 409.
21 bens (NVI). Os vastos tesouros que levavam consigo seria uma presa tentadora para assaltantes. 
Bíblia de Estudo NVI Vida.

jornada feliz. Literalmente “caminho reto”, ecoando Is 40:3. Em Is 52:12 o novo êxodo após o exílio é reminiscente da proteção de Deus durante o êxodo original. 
Andrews Study Bible.

Esdras e o povo viajaram aproximadamente 900 milhas [aprox. 1450 km] a pé. A viagem os levou através de territórios perigosos e difíceis e durou em torno de 4 meses. Eles oraram para que Deus lhes concedesse uma viagem segura. Nossas jornadas podem não ser tão difíceis e perigosas quanto as de Esdras, mas devemos reconhecer nossa necessidade de pedir a guia e proteção de Deus.
 Life Application Study Bible Kingsway.

22 Tive vergonha (NVI). As Escrituras falam muitas vezes de uma vergonha ímpia (Jr 48.13; 49.23; Mq 3.7) e, às vezes, assim como aqui, de uma vergonha santa. … Tendo proclamado sua fé na capacidade de Deus de proteger a caravana, sentia vergonha de pedir a proteção humana. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não é recomendável falar-se em confiança na providência divina e, depois, quando no aperto, apelar para a débil força humana (cf Sl 20.7; 2Cr 14.11). Para não ser hipócrita, Esdras recusou-se a pedir proteção do exército e recomendou sua viagem ao Senhor. Deus honrou àquela fé (32).
 Bíblia Shedd.

inimigo. O v. 31 conclui que o v. 22 não se refere a nenhum inimigo imaginário. Pode ser que Esdras soubesse que os samaritanos estivessem esperando para interceptar a caravana, ou que algumas das tribos árabes, que não deviam lealdade à Pérsia, poderiam saber da passagem da caravana e planejassem um ataque de emboscada e pilhagem. CBASD, vol. 3, p. 410.
23 jejuamos. O jejum era considerado pelos judeus a maneira de humilhar-se perante Deus, e Jesus aprovou essa prática (Mc 2.18-22). 
Bíblia Shedd.

Muitas vezes oramos leviana e superficialmente. A oração séria, por contraste, requer concentração. Ela nos coloca em contato com a vontade de Deus e pode realmente nos mudar. Sem oração séria, reduzimos Deus a um farmacêutico com analgésicos para as dores que sentimos.
 Life Application Study Bible Kingsway.

25 ofereceram o rei… e todo o Israel. A contribuição total alistada no v. 26 é enorme, de tal modo que os críticos tem duvidado da autenticidade da lista. Todavia, os reis persas eram conhecidos por suas grandes riquezas e generosidade para com as religiões de povos conquistados. Também havia famílias judaicas ricas na Babilônia daquele tempo. 
Bíblia Shedd.

26 vinte e dois mil e setecentos e cinquenta quilos de prata (NVI; ARA: “seiscentos e cinquenta talentos de prata”) ….  três toneladas e meia de ouro (NVI; ARA: “”cem talentos de ouro”). Um talento equivalia a 35 quilos. Nota textual NVI.
Embora uma parte considerável desse tesouro possa ter saído da bolsa real, boa porção dele foi doada por judeus ricos da Pérsia e de Babilônia e por alguns simpatizantes gentios (ver Ed 7:15, 16). Embora o tesouro levado para a Judeia pareça valioso, não se deve esquecer que a riqueza da Pérsia naquele tempo era imensa (ver Dn 11:2). CBASD, vol. 3, p. 411.
31 no dia doze. De acordo com 7.9, a partida se deu no primeiro dia. A diferença se deve ao atraso sofrido com a finalidade de encontrar os levitas necessários. 
Bíblia Shedd.

a boa mão do nosso Deus. A referência dá continuidade a um dos maiores motivos dos capítulos anteriores: o segundo êxodo de Israel da Babilônia à terra prometida não é dependente do planejamento humano (apesar de ter havido planejamento), mas é realizado pelo poder da poderosa mão de Deus, como durante o primeiro êxodo (Êx 9:3). 
Andrews Study Bible.

estava sobre nós. Os receios de Esdras se justificavam e os perigos eram reais, mas a fé na proteção divina foi recompensada. CBASD, vol. 3, p. 411.
34 o peso total … imediatamente registrado. Não apenas os lingotes e os objetos foram contados e pesados, mas um inventário foi feito pelos sacerdotes do templo e o peso de cada objeto foi anotado, tal era o cuidado tomado para evitar desvios nas propriedades do templo. Isso também aliviou Esdras de responsabilidades adicionais e o protegeu contra possíveis acusações posteriores. na mesopotâmia, até os pequenos negócios eram documentados, e, sem dúvida, seria exigido que Esdras enviasse um recibo, como evidência de que as provisões do decreto haviam sido cumpridas. CBASD, vol. 3, p. 412.

O servo de Deus deve estar apto a manter uma contabilidade dos seus bens e dos seus atos, perante Deus e os homens.
 Bíblia Shedd.
35 holocaustos. Sacrifícios queimados, simbolizando real dedicação a Deus (ver Lv 1). A oferta pelo pecado sempre precedeu a oferta queimada, pois não há dedicação sem primeiro haver confissão e perdão. 
Bíblia Shedd.

36 Então, deram as ordens do rei aos seus sátrapas e aos governadores deste lado do Eufrates. Depois de chegar a jerusalém, Esdras deve ter informado ao governador local a respeito de sua incumbência e entregou aos tesoureiros o decreto do rei sobre as finanças (Ed 7:21, 22). Esdras declara que esses oficiais colaboraram com ele. Raramente os persas se opunham aos interesses dos judeus. 
CBASD, vol. 3, p. 412.

FONTE : https://reavivadosporsuapalavra.org/













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