João 14.1-15
1-
Não se turbe o passo coraçãos credes em Deus, crede também em mim.
2-Na
casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu co-lo teria dito,
pois vou preparar-vos lugar
3-
E, se eu for e cos preparar lugar, vivei outra vez e vos levarei para mim
mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vés também.
4-
Mesmo vás sabeis para unde vou e conheceis o caminh
5-Disse-lhe
Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
6-Disse-lhe
Jesus: Eu sou caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
7-Se
vás me conhecêsseis a mim, também conhecerieis a men Pai; e
ja
desde agora o conheceis e o tendes vista
8-
Disse the Filipe: Senhor, mostra nos o Pai, o que nos basta, 9-Disse-the Jesus:
Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes
conhecido,
Filipe? Quem mẹ về a
mim vê o Pai, e como dizes tu: Mostra-nos a Pai?
10-
Não crês tu que eu estou no Pai e o que o Pai está em mim? As palavras que eu
vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai que está em mim, é quem faz as
obras.
11-Crede-me
que eu estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas
obras.
12-
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras
que eu faço e as fară maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13-
E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai
seja
glorificado no Filho
14-
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15-
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
CPAD : E o Verbo se fez
carne — Jesus sob o olhar do Apóstolo do amor
Elienai Cabral
Lição 9: O caminho, a
verdade e a vida
Introdução
Afirmam os estudiosos do Evangelho de João
que, a partir A do capitulo 13, versiculo 31, Jesus se despede com as últimas
instruções aos discipulos, orientando-os quanto aos dias futuros. O espirito de
Jesus estava angustiado, pois sabia que Judas Iscariotes havia deixado Satanás
entrar em seu coração e Ele sería traído e entregue aos homens de Jerusalém (Jo
13.2), Jesus faz a sua despedida e conforta os seus discípulos prome-tendo que
eles não estariam sós. Depois de afirmar-lhes que voltaria para o Pai (Jo
14.4), Ele diz: "mesmo võs sabeis para onde eu vou e conheceis o
caminho". Essa declaração provocou a imaginação dos discípulos, e Tomé
então lhe pergunta: "Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos
saber o caminho?" (v. 5). Jesus então The responde: "Eu sou o
caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (v. 6).
Nesse pronunciamento, Jesus diz que é a verdade que revela Deus, Ele é a
verdadeira vida de Deus.
I- Jesus Promete que Levaria os Discípulos
para Estar com Ele para sempre
1. Jesus conforta o coração dos seus
discípulos
Jesus percebeu que seus discipulos também
estavam perturbados desde o incidente com Judas Iscariotes (Jo 13.21-33).
Então, disse aos seus seguidores: "Não se turbe o vosso coração" Jo
14.1). Esse era um modo de aquietar espirito dos discipulos, mas não evitava o
fato.
de que Ele
seria entregue nas mãos dos homens, cumprindo o seu designio divino de sofrer
por toda a humanidade. Era noite, e Jesus foi para o Monte das Oliveiras (Mt
26.30). Ele estava angustiado e os seus discipulos também (Mt 26.36,37).
Todavia, Jesus estava no momento crucial de sua vida e de seu ministério. Ele
os deixou na companhia dos discipulos naquele monte para falar com o Pai. Tudo
estava se apressando para o momento da dor, da ignominia, da vergonha e de todo
o suplicio que sofreria.
2. Jesus sabia o caminho inevitável que o
levaria ao Calvário
Ao dirigir-se aos discípulos, Ele falou:
"Na casa de meu Pai há muitas moradas" (14.2), Jesus estava, de fato,
confortando o coração dos seus discípulos para a perda momentânea que teriam.
Na verdade, a alma do homem Jesus estava profundamente perturbada (Jo 12.27;
13.21). Ele tinha consciência de que no caminho para entregar-se nas mãos dos
homens sofreria ignominia, vergonha e seria crucificado. Esse sentimento de
medo sob forte pressão emocional envolvia o coração e a mente dos discipulos.
Nos versículos 2 e 3 do capítulo 14 do Evangelho de João, Jesus deixa declarado
aos seus discipulos a razão de todo aquele sofrimento que seria para o bem de
todos. O que parecia vergonha, seria vitória; o que parecia ser o fim, de fato,
seria o começo de tudo. O caminho a percorrer seria doloroso, mas o seu fim
seria glorioso.
3. Jesus conforta os discipulos com a promessa
de que voltaria em breve (Jo 14.3)
Jesus declarou que o caminho de Deus é o
caminho das moradas celestiais já preparadas para os discipulos (Jo 14.3). Sem
dúvida, a expres são "casa de meu Pai" (v. 2) se refere ao céu. Os
discipulos precisavam ter a certeza de que onde Deus habita há muitas moradas
preparadas para os fiéis em Cristo. A igreja vive na expectativa da volta de
Cristo. A promessa do arrebatamento da igreja e a ressurreição dos mortos em
Cristo incendeia o coração dos cristãos. Num determinado tempo, só conhecido
pelo Senhor, Ele convocará os remidos e os reunirá para o encontro com Ele nos
ares (1 Co 15.51,52).
No versículo 4 do Evangelho de João, Jesus
confirma para os disci-pulos que eles sabem para onde Ele vai porque conhecem o
caminho.
O conhecimento que os discípulos tinham
acerca da obra expiatória e do seu significado quanto ao presente e ao futuro
do seu Mestre deu a Jesus a confiança para dizer-lhes: "Vós sabeis para
onde vou" (v. 4). Eles sabiam muito mais que a maioria dos judeus e aceitavam
as verdades que os escribas e fariseus rejeitaram. Entretanto, seus discipulos
eram homens com sentimentos e emoções. Por isso, não foi fácil para aceitarem o
que Jesus já lhes avisara. Mas os discípulos criam que o seu Mestre era o
Messias prometido, o Filho do Deus Vivo, e que deveriam crer nEle.
II- Jesus se Revela como o Caminho que Leva
ao Pai (Jo 14.5-14)
1. Os discípulos que não conseguiram entender
o Mestre: Tomé, Judas Iscariotes, Pedro e Filipe
Quando Ele declarou "Eu sou o caminho,
e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6), a
mente de seus dis-cipulos foi aclarada e as dúvidas se dissiparam. Em seu
discurso final, Jesus queria, de fato, ter a oportunidade de comungar com eles.
Ele o fez, um pouco antes, no capítulo 13, na última grande ceia. Naquela
oportunidade, Jesus deu-lhes a grande lição de humildade que de-veria ser
vivida pelos seus discipulos, quando Ele tomou uma bacia com água e lavou os
pés daqueles homens (Jo 13.1-17), Entretanto, alguns dos seus discípulos ainda
tinham dificuldades para aceitar a separação do seu Mestre.
Tomé
aparece no Evangelho de João como um discípulo leal, corajoso e que amava a
Jesus. Ele teve coragem para expor suas dúvidas e perguntou, então, a Jesus:
"Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o
caminho?" (Jo 14.5). Logo a seguir, Jesus deu a resposta no versiculo 6,
dizendo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o
Pai a não ser por mim". Outro per sonagem contundente foi Judas
Iscariotes, que, tendo convivido com Jesus
todo o tempo, não conseguiu assimilar os ensinos de Cristo e, por isso, não
creu nEle suficientemente, preferindo trair o Mestre e vende-lo por 30 moedas
de prata (13.25-27). Deparamo-nos ainda com Pedro e Filipe, que, mesmo depois
de Jesus ter-lhes dito "Vós sabeis para onde vou" (Jo 14.4), tiveram
dúvidas em seus corações (13.36; 14.8). Eu e você não somos muito diferentes
desses très discípulos: Tomé, Filipe e Pedro. Em relação a Judas Iscariotes,
subentende-se que ele, de fato, tinha grande simpatia por Jesus, mas não o via
como o Salvador da sua alma. Judas entendia que Jesus seria um libertador
politico do jugo romano sobre Israel.
2. Jesus mostrou aos discípulos que Ele era o
caminho para o Pai (Jo 14.6)
Tome, Filipe e Pedro tiveram dificuldades
para entender a mensagem de Jesus de que Ele era o caminho para o Pai. Jesus,
então, mostrou aos seus discipulos que o único modo de eles perceberem a
singularidade da obra de redenção que faria mais à frente, o único modo de
conhecerem ao Pai, seria através dEle, e eles entenderem a relação da unidade
de Jesus com o Pai (Jo 14.6).
Jesus é o
caminho para Deus porque essa é a única verdade de Deus (Jo 1.14). Jesus é a
Verdade, porque incorpora a revelação de Deus. Jesus é a graciosa
autorrevelação de Deus para o mundo em pecado (Jo 3.15).
III - A Relação do Tríplice Título que Jesus
Deu a si Mesmo (Jo 14.6)
1. "Eu sou caminho, e a verdade e a
vida"
No capítulo 5, tratamos da Verdade que Liberta
o Pecador. Neste capitulo, Jesus mostra o caminho de acesso ao Pai Celestial
numa perspectiva diferente.
2. As dúvidas dos discipulos respondidas por
Jesus
Por não terem compreendido bem a obra de
Jesus, alguns dis-cipulos não sabiam como interpretar a que caminho Ele se
referia a ponto de terem pensado na sua partida para o Pai quando deveria
entregar-se nas mãos dos seus inimigos para a morte, ou então que Jesus os
deixaria e seguiria para outro lugar fora de Jerusalém. Os discípulos também
poderiam estar imaginando que Jesus estivesse se referindo a tomar um caminho,
pelo qual eles deveriam seguir para alcançar o seu destino, mas Jesus lhes
mostrou um caminho diferente.
3. Jesus assume o triplice título
Para assegurar que Ele era o que dizia ser, encontramos,
pelo menos sete vezes, Jesus se identificando com o "Eu Sou". Todas
essas referências estão no Evangelho de João (6.48; 8.12; 10.9; 10.11; 11.25;
14.6; 15.1) e cada um desses títulos "Eu sou" revela caracteristicas
divinas de Jesus,
4. Jesus é "o caminho"
Quando Jesus declarou "Eu sou o
caminho", não estava mostrando um caminho através de algum principio ou de
uma regra, mas mostrava a si mesmo: "Eu sou o caminho" (Mc 12.14; Le
20.21). Jesus nos guia no caminho para o Pai porque sua presença alumia os que
estão em trevas (Lc 1.79). Ele, pela sua obra expiatória, quando foi rasgado o
véu do Templo, escancarou o caminho da graça de Deus, mediante o rasgar de sua
própria carne para abrir um novo e vivo caminho para Deus (Hb 10.19-21). Quando
nos deparamos com o pronome EU, significa que não somos salvos por algum
principio que tenhamos ado-tado, ou por alguma força espiritual, mas, sim, pelo
Filho de Deus. O nosso Deus é um Ser Pessoal e, por isso, Jesus é a Pessoa que
nos une indissoluvelmente com Deus Pai (Mt 11.27,28).
5. Jesus é "a verdade"
Jesus Cristo é a verdade, a essência da
verdadeira religião. Tiago, irmão do Senhor, escreveu em sua Epistola: "A
religião pura e ima-
culada para
com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e
guardar-se da corrupção do mundo" (Tg 1.27). Jesus tem na sua essência o
conteúdo único e singular que o mundo não tem, Ele é "o Verbo que se fez
carne" (Jo 1.14), Ele é a verdade que o mundo precisava e ainda precisa
conhecer. Ele é a verdade que se opõe à mentira que opera no mundo. Ele é,
portanto, a fonte fidedigua da revelação redentora que traz à luz o
conhecimento acerca do Pai Jo 14.7). "A Lei foi dada por Moisés, mas a
graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (Jo 1.17). Sabemos que a lei
era a expressão do designio de Deus para com Israel, até que fosse revelada e
comunicada a verdade a todos os homens. A verdade da lei era legitima, mas era
transitória, até que, literal e pessoalmente, Deus revelou a verdade em seu
Filho Jesus Cristo, como algo absoluto e eterno. Tudo quanto Jesus dizia acerca
de si mesmo era o que Pai o delegou que falasse. Antes de subir ao Pai, após a
sua ressurreição, Ele assegurou a continuidade de sua revelação e integridade
do cânon das Escrituras. Antes de subir ao Pai, Ele fez a promessa de que seus
discipulos receberiam o espírito de revelação da verdade para compreenderem as
Escrituras. Estando ainda com eles, Lucas registrou o que Jesus lhes disse:
E
disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco;
convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e
nos Profetas e nos Salmos. Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem
as Escrituras (24.44,45)
O apóstolo Paulo orou pela igreja de Éfeso e
pediu para que "o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos
de em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados
os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (Ef
1.17,18).
6. Jesus é "a vida" (Jo 14.6)
Aquele que aceita Jesus Cristo como único
caminho recebe sua verdade e submete-se a Ele e, pela fé, recebe a vida eterna.
Quando Fle diz "Eu sou a vida", não está se referindo à vida fisica,
a ter mais saúde e força, nem, tão pouco, se refere ao fôlego e à respiração.
Ele não está se referindo à vida da alma humana, e sim à vida que se opõe à
morte, porque só Cristo pode dar vida eterna (Jo 3.16; 5.26; 6.33; 10.28;
11.25).
Conclusão
O doutor e teólogo William Hendriksen
escreveu em seu Comentário sobre João que "esses très conceitos (caminho,
verdade e vida) são ativos e dinâmicos. O caminho leva a Deus, a verdade torna
o homem livre; a vida produz comunhão com Deus".
A relação
entre o caminho, a verdade e a vida fortalece a fé num Cristo que nos conduz à
comunhão com Deus.
E o Verbo se fez carne
— Jesus sob o olhar do Apóstolo do amor
Elienai Cabral
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