domingo, 28 de julho de 2019

Lição 05: Os Cônjuges e o Poder da Comunicação



__/___/____  Lição 05: Os Cônjuges e o Poder da Comunicação



TEXTO BÍBLICO BÁSICO

SALMOS 19. 1-6

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.

Tiago 1:19-22

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.



                               

                              Casados Mas Felizes


                        Comunicação
     Jovens que se amam raramente têm problema de comunicação! Parecem ser capazes de conversar sobre tudo. De algum modo, essa capacidade quase sempre desaparece após se casarem.

      A perda de comunicação é, na maioria das vezes, um problema para os casais que me buscam para aconselhamento matrimonial. Se não é perda de comunicação, é comunicação errada. Comunicar-se sob a pressão da raiva e gritar mais alto que o outro constitui tentativa errada de aproximação. Esse tipo de comunicação deveria ser omitido em todo casamento. Problemas e diferenças no casamento não são perigosos — não ser capaz de comunicar as diferenças ou os problemas, isso é que é perigoso. Enquanto duas pessoas puderem manter abertas as linhas de comunicação e expressar livremente seus sentimentos, as diferenças poderão ser resolvidas.

      A seguinte declaração de Ann Sanders ilustra a importância da comunicação: "O mais importante ingrediente num casamento é a capacidade de se comunicar. Se minha correspondência reflete o que acontece com o Sr. e a Sra. América por detrás de portas fechadas (e eu penso que reflete), a maior parte dos problemas conjugais provém da incapacidade de duas pessoas manterem uma conversa. Quão preciosa é a capacidade de se comunicar!. . . O homem e a mulher maturos reconhecem que há unidade no amor, mas, ao mesmo tempo, é preciso haver liberdade para ambos. Cada um necessita manter a sua personalidade e identidade. Um casamento completo deverá significar respeito pelos direitos e privilégios da outra parte. Os casais que são seguros no casamento podem ser honestos a respeito de toda espécie de sentimento. . . Os casais que podem discutir seus problemas, libertar-se de suas hostilidades, beijar-se e fazer as pazes, constróem uma oportunidade excelente de caminharem juntos para a velhice".

      Tem sido surpreendente para mim saber que muitos casais partem para um segundo estágio do relacionamento matrimonial, primariamente devido a não haverem aprendido a se comunicar. Há poucos anos atrás, uma senhora que não sabia que eu já havia conversado com seu marido, procurou-me para uma consulta. O problema deles parece ser que a mulher não havia feito uma completa entrega ao Senhor. Mas a sua falta de entrega não era o problema real. Poucas semanas mais tarde, ela me deu uma carona, após uma reunião, e espontâneamente convidou-me para entrar e falar com ambos. Seu marido ficou surpreso mas reagiu rapidamente, e, logo, comecei a agir como um árbitro entre dois amigos. Durante vinte minutos ela mencionou calmamente algumas de suas queixas e objeções ao marido. Nenhuma delas era fora do comum ou severa, mas, postas juntas, criavam um espírito de ressentimento nela. Algumas coisas datavam de seis meses de casados. Quando ela acabou, ele mui calmamente lhe falou: "Meu bem, por que não me disse essas coisas anos atrás? " (Estavam casados há dez anos). Ela respondeu: "Fiquei com receio que você fosse explodir".

      Sabendo que todo argumento tem dois lados, perguntei ao marido se gostaria de fazer suas objeções a ela, da maneira mais bondosa possível. Durante um período de tempo quase igual, ele mencionou as fraquezas dela e, quando terminou, ela voltou-se para ele e disse: "Por que não me disse isso antes? " Ela replicou: "Porque achei que você ia ficar aborrecida e cair num longo período de silêncio". Por aprender a se comunicar, aquele casal aprendeu logo a extravasar, sem medo, seus sentimentos sinceros, e a esposa foi capaz de entregar-se totalmente a Cristo.

Destruidores da Comunicação

       Como a parede de resistência à comunicação se levanta gradualmente entre duas pessoas que se amam? Naturalmente, nenhum deles planejou a construção de tal parede; ela cresceu desde a primeira barreira na comunicação. O Dr. Henry Brandt partilhou com um grupo de pastores as três armas que as pessoas usam para se defender. Conforme você olha para aquelas três armas, saberá que por usá-las as pessoas casadas constróem, gradualmente, uma parede de resistência tão resistente que não serão mais capazes de se comunicar.

      A primeira arma é a explosão. Todas as vezes em que se diz a uma pessoa os seus defeitos, em vez de encará-los honestamente, sua reação natural é explodir. Essa explosão é o resultado da raiva e hostilidade interiores que a levam a buscar uma auto-proteção. O Dr. Brandt mostra que nenhuma nudez é comparável à nudez psicológica. Quando alguém, particularmente nosso cônjuge, nos aponta nossas deficiências, tendemos a arranjar alguma coisa que nos cubra; se acontece sermos de temperamento sangüíneo ou colérico, estaremos inclinados a utilizar a raiva e a expressá-la através da explosão. O que isso faz é ensinar ao nosso cônjuge que "você não pode chegar muito próximo de minhas fraquezas íntimas; se o fizer, explodirei".

    A segunda arma de auto-defesa que impede a comunicação, são as lágrimas. Essa arma é usada na sua maioria pelas mulheres; mas. algumas vezes, um homem melancólico ou sangüíneo fará uso dela. Como as outras armas, é um modo de dizer ao seu cônjuge: "Não me conte as minhas falhas, ou chorarei!" A primeira rusga após o casamento geralmente deixa a esposa em lágrimas. Isso ensina o novo marido de que ela tem um ponto fraco, e, subconscientemente, ele tenderá depois a refrear sua comunicação, a fim de não fazê-la chorar. Assim, um outro tijolo é posto na parede que impede a comunicação.

      Uma nota é apropriada aqui com referência às lágrimas femininas. O marido aprende a distinguir entre as lágrimas de emoção de sua mulher, das de cansaço, alegria e auto-piedade. As mulheres são criaturas muito mais complexas do que os homens, e geralmente expressam as suas emoções pelas lágrimas. Não despreze as lágrimas de sua esposa! Seja paciente e bondoso, pois a criatura emotiva que você desposou está se comportando como mulher. Na verdade, descobri que a mulher que se deixa levar às lágrimas facilmente, tem maior capacidade de expressar suas emoções em todas as áreas da vida. Normalmente, esse tipo de mulher é mais sensível ao carinho e ao ato matrimonial do que aquela que não chora. De fato, há anos atrás cheguei à conclusão de que as mulheres que choram facilmente, raramente são frígidas, e as que não choram geralmente têm as emoções como um bloco de gelo. Desde aquela época, já aconselhei a mais de mil mulheres, e não achei razão para modificar a minha conclusão. Se a sua esposa se expressa emocionalmente, agradeça a Deus! Suas lágrimas testificam de sua riqueza emocional, que a torna uma mãe compassiva e uma esposa amorosa. Seja particularmente compreensivo durante o período menstrual, pois nesse período ela pode se tornar mais emotiva. Um "afeto muito especial" (A. M. E.) durante esse período é como acumular tesouros no céu — e dá resultados.

        A terceira arma é o silêncio. Silêncio é a arma que muitos dos cristãos mais velhos aprendem a usar. Não demora muito que percebamos que não é cristão ficar enraivecido e explodir por toda a vizinhança, quando o nosso cônjuge nos irrita ou aponta as nossas fraquezas. Também, depois que chegam os filhos, relutamos em chorar diante deles; por conseguinte, os cristãos recorrem ao silêncio. Silêncio, contudo, é um instrumento muito perigoso. É perigoso no sentido que rapidamente sufoca a comunicação e se torna um fardo pesado — física e espiritualmente — sobre a pessoa. É preciso um poder tremendo para ficar em silêncio por um longo período de tempo; a raiva pode suprir esse poder. Desde que a raiva é uma das principais causas de úlceras, alta pressão sangüínea e muitas outras doenças, você pode achar que o silêncio é um instrumento muito dispendioso para usar contra o seu cônjuge.

     Há alguns anos atrás, consultou-me um casal; e um de seus problemas era que o homem falava muito devagar, mas a esposa era exatamente o oposto. Todas as vezes que ele procurava se expressar, ela não podia esperar para refutar suas declarações, antes mesmo dele terminar. De fato, sua tagarelice constante muitas vezes me lembrava uma metralhadora a atingi-lo. Ele aprendeu logo que não era páreo para ela. Um dia, encontrei-o na igreja, e, casualmente, perguntei: "Como vão as coisas? "

      "Ótimas", disse ele. "Finalmente achei um jeito de manejar aquela mulher!" Quando lhe perguntei como o fizera, respondeu-me: "Pelo silêncio. A única coisa que ela não suporta, é que eu fique calado. Quando ela me aborrece, passo um longo período sem falar. Numa das vezes, fiquei cinco dias sem lhe dirigir palavra". A minha resposta a ele foi: "Isso vai se tornar num instrumento muito dispendioso, porque sufocar a raiva e a zanga produz úlceras". Pouco me apercebi do quanto era profética a minha declaração, pois, em questão de semanas, recebi a notícia de que ele tinha uma úlcera supurada.

        Seria bem melhor se duas pessoas pudessem aprender a comunicar livremente suas diferenças, evitando não somente os problemas, mas também seus efeitos colaterais. Lembre-se de que toda raiva, zanga e ódio entristece ao Espírito Santo (Efésios 4:30-32). Nenhum homem pode andar no Espírito e ficar zangado com a esposa (Gaiatas 5:16).

Como se Comunicar
      A Bíblia ensina que devemos "seguir a verdade em amor. . ." (Efésios 4:15). Todos devemos guardar em mente, porém, que quanto mais verdade você disser, mais amor verá em compensação àquela verdade. A verdade é uma afiada arma de dois gumes, e por isso use-a com cuidado. Quando houver uma área de seu casamento que necessita comunicação, procure usar os passos seguintes, de acordo com o seu caso:
 *  Ore para ter sabedoria de Deus e para estar cheio do Espírito Santo. Quando você procura a sabedoria de Deus, poderá descobrir que sua objeção para com o comportamento do seu cônjuge não é realmente válida. Ou pode sentir a orientação do Espírito de Deus para ir em frente e comunicar o seu problema.
*  Planeje um momento que seja adequado para seu cônjuge. Normalmente, não poderá discutir nada de sério ou de natureza negativa, depois das 22:00 ou 22:30 horas. A vida tende a parecer mais sombria e os problemas se apresentam maiores à noite. Porém, se seu cônjuge não é de se levantar cedo, a manhã também não será a melhor hora Muitos casais acham que depois do jantar é um bom momento para a comunicação. As crianças pequenas podem tornar isso pouco viável, mas  cada  casal  saberá  encontrar uma hora em que estejam no melhor humor, para poderem olhar objetivamente para si mesmos.
*  Fale a verdade com amor - em palavras bondosas, diga exatamente o que está em seu coração. Certifique-se de que seu amor é igual à sua verdade.
 *  Não perca a paciência. Casais sábios determinam, logo no início do seu casamento, que não levantarão a voz um para o outro. Sob a ação da raiva, geralmente dizemos mais do que pretendíamos, e em geral esse excesso é ferino, cruel e desnecessário. A raiva por parte de alguém sempre provoca uma reação de raiva em outra pessoa. De maneira bondosa mostre a sua objeção, porém, mostre-a somente uma vez; então confie em que o Espírito Santo usará as suas palavras para efetuar a mudança.
*  Espere por uma reação. Não se surpreenda se a sua comunicação encontrar uma reação explosiva, particularmente nas primeiras fases do casamento. Lembre-se de que você tem a vantagem de saber o que vai dizer; já orou a respeito e pode preparar-se — o seu cônjuge será tomado de surpresa. Não procure se defender, mas permita que seu cônjuge pense sobre o que você disse. Ele pode não admitir nunca que você esteja certo, mas, geralmente, você verá que isso causará transformação em seu comportamento; e, afinal de contas, você está mais interessado nisso do que em simples concordância verbal.
*   Entregue o problema a Deus. Uma vez que tenha falado a seu cônjuge, você já fez tudo o que podia fazer, humanamente falando, para transformar o seu comportamento. É nesse ponto que você deve confiar em Deus, tanto para ajudar o seu cônjuge a mudar o hábito a que se opõe, quanto para que o supra da graça necessária para poder viver com ele (Ver II Coríntios 125).

Duas Expressões de Ouro
 Há duas expressões de ouro que todo casal deveria comunicar ao seu cônjuge repetidamente, durante toda a vida de casados.

Desculpe. Todo mundo comete erros. Romanos 3:23 mostra que: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Você pecará contra o seu cônjuge, e ele contra você muitas vezes num casamento normal. Se, contudo, estiver disposto a encarar seus erros e pedir desculpas ao seu cônjuge, notará que a resistência se dissolverá e um espírito de perdão prevalecerá. Sé não estiver disposto a reconhecer seus erros, então você tem um sério problema espiritual — orgulho.
      Certa vez fui consultado por um casal, e a esposa disse, entre lágrimas: "Meu marido nunca me pediu desculpas nestes vinte e três anos em que estamos casados". Voltando-me para ele, perguntei-lhe se havia feito algo de errado. Ele rapidamente respondeu: "Mas é claro; simplesmente sou humano". Então perguntei: "Por que você nunca pediu desculpas? " Sua resposta foi: "Não pensei que era muito importante pedir desculpas; meu pai nunca pediu desculpas de minha mãe". Infelizmente, aquele homem cresceu com um pai que tomou a terrível decisão de nunca pedir desculpas. Agora aquele homem estava perpetuando aquele erro e colhendo a discórdia resultante. Quando estiver errado, encare o erro e admita-o honestamente — tanto para si mesmo como para o seu cônjuge.

 Eu te amo é a segunda expressão de ouro num casamento. Já mostrei que é absolutamente necessário, a todo ser humano, ser amado. O seu cônjuge nunca se cansará de ouvi-lo dizer o quanto o ama. Essa expressão de amor parece mais significativa para as mulheres do que para os homens, mas estou inclinado a crer que as mulheres estão mais propensas a admitir a sua necessidade, embora os homens também a tenham.

     Certo homem veio ver-me no dia em que a esposa o abandonara, após quinze anos. Era um engenheiro brilhante, com alto quociente de inteligência, e ganhava oito mil cruzeiros por mês. Depois de ter-me dito acerca da ruína do seu casamento, ele reconheceu que em dez anos não havia dito à esposa que a amava. Quando lhe perguntei por quê, ele me respondeu: "Por que eu deveria dizer-lhe isso? Tenho-o demonstrado fervorosamente por quinze anos. Ela não gostava da casa em que vivíamos, então comprei-lhe outra casa. Não gostava de seu carro, então comprei-lhe outro carro. Não gostava do tapete, tirei aquele e mandei colocar outro. Se não a amasse, ter-lhe-ia dado cinco filhos? "

      A coisa mais espantosa a respeito do caso todo foi que sua esposa havia ido embora com um marinheiro que ganhava 1.700 cruzeiros por mês, e que se parecia com seu marido o bastante para ser seu irmão gêmeo. Em desespero, ele me disse: "O que poderia lhe dar aquele pobre marinheiro, que possivelmente eu já não lhe tivesse dado? " A minha resposta foi: "Somente uma coisa - amor".

       Sendo um brilhante cientista, como aquele homem era ignorante! O problema deles poderia ter sido resolvido se ele se dispusesse a dar de si mesmo e a fizesse saber que a amava e a aprovava. Ele não parecia compreender que enquanto "eu te amo" soava-lhe infantil, para ela era significativo. Nem entendia que se não tivesse sido tão egoísta, estaria mais do que disposto a expressar com palavras o que ela queria ouvir. Quanto mais o seu cônjuge o ama, mais ele aprecia que você expresse o seu amor. Diga-o de maneira expressiva e com freqüência.

                                                                        TIM LaHAYE


Resultado de imagem para im sorry


COMUNICAÇÃO

A comunicação sem dúvida é o centro de todo relacionamento familiar.

Existem várias diferenças entre um casal feliz e um infeliz. Baseiam-se no faro de o casal comunicar-se ou não. Comunicação é uma arte

Qual é o seu nível de comunicação?

Nível quatro: - é uma comunicação superficial, do tipo que traz impressão de segurança. A pessoa usa as expressões como "bom dia"? "como vai você"? "gostou do jogo"? "será que vai chover hoje"? permanecendo sempre atrás da sua máscara. Por incrível que pareça, há muitos relacionamentos, familiares em que os membros estão se comunicando apenas nesse nível. Certamente quando Deus criou o homem e a mulher para serem companheiros, concebeu uma idéia de profunda comunicação entre os dois e não uma conversa superficial.

Nível três: - neste nível o casamento está satisfeito em simplesmente relatar fatos sobre os outros, reportar o que outras pessoas disseram. Não é feito nenhum
 152
comentário substancial sobre os fatos. O indivíduo não sai da casca para dar-se a conhecer sobre o que pensa ou sente. A comunicação é muito limitada. Não há possibilidade de sucesso em um casamento onde um 1ão se abre com o outro.

Nível dois: - aqui, a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos. Este é o início de uma comunicação real. A pessoa está disposta a correr o risco de expor suas idéias e soluções próprias. Se você está se comunicando a este nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.

Nível um: - é uma comunicação total. A pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Está comunicação está baseada na honestidade e abertura completa. É difícil conseguir tal nível entre marido e mulher porque ambos correm o risco de serem rejeitados. É ameaçador compartilhar todo o seu íntimo com a esposas ou marido. Entretanto se você quiser um casamento realizado, isso é vital.

Comunicação é sempre uma rua de duas mãos:- Uma das melhores maneira de fortalecer sua comunicação é desenvolver a habilidade de ouvir o seu cônjuge com interesse. Dê sua atenção completa, inclusive com os olhos e as expressões faciais. Quando você concentra sua atenção mostra que está tão somente escutando com os ouvidos, mas com o coração. Você poderá identificar-se com o que a outra pessoa está sentindo ou experimentando. O apóstolo Tiago fala sobre esse tipo de comunicação. (Tiago 1:19). O grande sábio Salomão expressa o mesmo pensamento de outra maneira (Prov. 18: 13; 19:20)

A comunicação é uma arte a ser aprendida. Infelizmente a comunicação é prejudicada porque não sabemos ouvir.

PRINCÍPIO DE COMUNICAÇÃO. EFÉSIOS 4:15-25

Escolha o tempo certo para comunicar-se.

O apóstolo Paulo sugere esta idéia quando ele fala.

" Irai-vos, e não pequeis, não se ponha o sol a vossa ira." Efésios 4:26

Creio que Paulo está simplesmente dizendo:- não deixe a ira amontoar dia após dia, sem acertar as contas. Ele está sugerindo que é possível discutirmos, mas que não devemos dormir sem ter resolvido o nosso mal entendido ou discórdia. Prov.5:23.


CINCO SUGESTÕES EFICAZES NA ESCOLHA DO TEMPO CERTO

1- Não discutir um problema após 10 horas da noite. A nossa tendência quando estamos fisicamente cansados, é reagir negativamente a qualquer discussão.

2- Não brigue ou discuta em frente dos seus filhos. Se há uma coisa que cria insegurança ae medo no coração da criança é ter que ouvir a assistir uma briga entre seus pais.

3- Não brigue em público. Discussões familiares devem ser resolvidas somente entre família. Como é fácil machucar seu cônjuge usando um cinismo, sarcasmo ou palavras ásperas. O pior de tudo é proceder dessa maneira publicamente.

4- Não procure resolver problemas ou tratar de assuntos sérios quando um dos dois está envolvido em alguma atividade. Esposa, por favor, não deixe assuntos para serem tratados durante um jogo da seleção brasileira na copa do mundo. Marido quando sua esposa está enfrentando uma pia cheia, após um dia inteiro de trabalho, está hora não é apropriada para tratar de assuntos complicados ou delicados. Talvez seja sim, a hora de você pegar um pano de prato e ajudá-la a enxugar a louça. Essa é uma alta expressão de comunicação. Gostou da idéia?

Sábios são os maridos e esposas que sabem escolher a esperar pela hora apropriada para conversa.

Efésios 4:26,27 - Precisamos entender que nenhum membro da família deve ir para a cama zangado.

Não responda com raiva. Use palavras brandas e respostas bondosas. Prov 15:1. Isso mudará qualquer situação.

Esteja sempre disposto a dizer:

1) Eu estava errado

2) Por favor, me perdoe

3) Eu amo você

Efésios 4:32

Um espírito perdoador é essencial num relacionamento profundo.

Não culpe ou critique seu cônjuge, mas por outro lado restaure, encoraje. edifique. Gálatas 6:1: Romanos 14:13; 1 Tessalonissenses 5:11.

Prov. 12:25 a 16:24 - como você pode encorajar verbalmente a seu cônjuge e a seu filhos.

ESPOSAS

A vida de uma mulher deve ser realmente como a da mulher descrita em Prov. 31:10-31. "Uma mulher que confia em Deus até no que diz respeito aos menores detalhes de seu lar.

Beleza - Modo de falar (mulher)

Certa vez um homem disse a respeito da sua esposa o seguinte:

- "Para dizer a verdade há vezes em que acho minha esposa feia, não por causa do modo como ela está vestida ou maquiada, acho-a feia quando seu modo de falar é feio.

E ele não é o único marido que diz que a esposa é bem mais bonita quando não está xingando.

Prov. 10:1 1 - Nossa boca é manancial de vida.

A hostilidade e ir não são compatíveis com uma boca que é manancial de vida. Não é possível uma pessoa irar-se e continuar radiante. Talvez tenhamos motivos para ficarmos irados, mas o que conseguiríamos com isto?

A ira no coração apaga o brilho de nosso rosto. E o rosto de uma pessoa, uma esposa que tem Cristo deve ser radiante.

A beleza interior é apenas um espelho limpo, no qual refletimos a imagem de Cristo.

Temos que ser belas interiormente para que exteriormente também estejamos sempre radiantes.

* A palavra branda evita a ira.

* Se seu esposo começa a discutir com você, discordar de você, a melhor coisa é não discutir.



"Quando uma pessoa discorda de você, não discuta muito. Dê a ela o direito de ser teimosa cega e errada".

"Como aumentar o desejo do seu marido de passar um tempo especial com você".

Efésios 5:33 

"E a esposa respeite (admire) a seu marido".

 Admire-o - As pessoas são atraídas por aqueles que as admiram e repelidas (não deixam aproximar-se) por quem as deprecia ou se mostra superior.

A admiração é uma das necessidades mais profundas e importante do homem.

O apóstolo Paulo afirma que a admiração pode até mesmo motivar um marido espiritualmente. I Pedro 3:1-2.

Nosso marido deve ser de grande importância para nós, dignos de valor, de honra, admiração e respeito.

Admirar alguém é uma escolha, uma decisão, um ato de nossa vontade.


Deus ama e dá valor a essa pessoa e eu também posso fazer isso.

Você, esposa, já demonstrou mais admiração ou apreciação por outros homens, do que por seu marido? Talvez um pastor, professor ou marido de outra mulher? Mesmo sem realização consciente, seu marido pode ficar magoado com sua estima por outros homens. Exemplo - Você viu Sara e Carlos, viu o anel que ele deu para ela? Você pode estar fazendo inconsciente, mas seu marido pode pensar que não é tão bem sucedido, não tem dinheiro para te dar um anel como o que sua amiga ganhou e por isso você não o admira.

Você pode começar a expressar admiração por seu marido

1-Comece a pedir opiniões, conselhos a seu marido com respeito a decisões a serem tomadas. (mobília, roupas, maquiagem, opção de alimentos)

2- Procure oportunidades para chamar atenção para as qualidades positivas de seu marido quando estiverem com outras pessoas.

3- Aprecie a profissão de seu marido. Dê importância, valor para as atividades no seu trabalho. Converse com ele sobre dificuldades que ele enfrenta lá no seu trabalho.

4- Não deixe passar 2 dias sem expressar admiração por algo que ele tenha feito ou dito. Lembre: - se é muito melhor você estar com pessoas que fazem você sentir-se especial do que com aquelas que não lhes transmitem esse sentimento.

5- Dê apoio nos alvos pessoais de seu marido (melhor emprego, maior renda) 

6- Comece a admirar seu marido:

- Atendendo os interesses dele quando chega em casa.

- Pareça o mais atraente possível quando ele chega em casa. 

- Prepare refeições apetitosas.

- Ouça-o com atenção.

- Através do tom de voz.

- Não permita que ele tenha que competir com a TV, louça e até mesmo as crianças. 

7- Procure a deseje obter o perdão do seu marido sempre que o ofender.

A melhor maneira de pedir perdão é olhar nos olhos e sem desculpas dizer a ele:- Eu estou errada, me perdoe.

Você admirando seu marido, fazendo com que ele se sinta bem querido e feliz no seu lar, ele vai começar a ser atraído cada dia mais a estar perto de você, junto de você. Ele vai ser atraído a passar um tempo especial com você todos os dias.


"Afinal de contas, somos merecedoras de amor a devoção (dedicação íntima, afeto) par parte de nossos maridos"?

Que possamos ser esposas de acordo com o coração do Senhor!

"O Senhor é a minha fortaleza, a quem temerei?"

O que todo homem gostaria que sua esposa soubesse

Vamos ver mais alguma coisa sobre o que a esposa pode fazer para cada dia mais conquistar seu marido e fazer com que ele sinta um desejo especial de ficar ao seu lado.

Para começar é essencial que você, esposa comece a fazer com que seu marido se sinta bem ao seu lado e no seu lar.

Aí vai algumas dicas para você conquistar cada dia mais seu marido a fazer-se real. 

Prov. I-1: I "Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos."

1- Quando seu marido chega em casa, a pior coisa que você pode fazer é recebêo com um comentário negativo sobre algo que ele se esqueceu ou algum desastre ocorrido durante o dia.

Não que você não deva falar sobre estas coisas, apenas existe um modo correto hora certa para abordá-las. Espere até que ele tenha tido tempo de descansar ou até que a casa fique silenciosa.

A chegada do marido ao lar, a recepção deve ser tranqüila.

- As recepção negativas devem ser a exceção a não a regra.

Isso vai fazer com que seu marido fique ansioso por chegar ao lar.

2- Mostre que ele é precioso para você. Quando seu marido chegar perto de você, seu sorriso, suas expressões, seu brilho nos olhos, devem comunicar a ele como você está contente por vê-lo. Ele se sentirá atraído por você como um imã.

3- Use sua sensibilidade para evitar assuntos, palavras ou maneirismo (gestos, mímicas) que possam levar a uma briga. Faça com que sua comunicação seja agradável. Discussão não é uma maneira de chamar atenção de seu marido. Quando seu marido lhe fizer alguma coisa que não lhe agrade, morda a língua (fique quieta a aplique o que aprendemos - Falar na hora certa).

4- Muitas mulheres reclamam do marido desatento, aquele que não presta atenção em nada (roupa, sapato, comida, etc...) a muitas delas já perderam as esperanças em relação a mudança de seu marido. Mas, isso pode ser transformado. Faça sua parte a peça sabedoria ao Senhor.

- Plante sementes de amor. A medida que você descobre as necessidades de seu marido e faz um esforço especial para satisfaze-los, ele irá eventualmente notar sua iniciativa a apreciar, admirar você c procurar também satisfazer as suas necessidades.

5- Conquiste seu marido sendo submissa. Efésios 5:22. O que significa submissão? Será porventura uma pessoa sem vontade, sem possibilidade de expressar seus desejos, alguém que seja diminuída em todas as suas cogitações? Qual o verdadeiro sentido de uma mulher submissa a seu próprio marido?

Em primeiro lugar ela é submissa quando reconhece que o marido é o cabeça e o líder do lar. Submissão não é andar de cabeça baixa, não omitir opinião. Pelo contrário, é dialogar, expor, manifestar-se, opinar, discordar. Tendo no entanto no íntimo, a profunda convicção que o marido é o cabeça (palavra final é do marido).

Em segundo lugar, a mulher é submissa ao seu marido quando assume o seu papel de submissão ou seja, missão de base, missão de apoio alicerce.

Submissão é um ministério e quando a esposa consegue exercê-lo isso se torna em benção, fazendo com que muitas discussões de famílias cessem.

 158
6- Seja uma mulher virtuosa, Prov.31:10 - Prov.12:4. A mulher chamada virtuosa é aquela que tem uma disposição, firme a habitual para prática do bem. Ela tem um coração compassivo e mão sempre estendida para ajudar os necessitados..

- Roupa do marido

- Casa - deveres

- Boa mãe - cuidar bem dos filhos 

- Modo de se vestir

- Modo de falar, etc...

Enfim esta mulher é capaz de satisfazer qualquer homem, mas a mais elevada de suas virtudes é que teme ao Senhor Prov 31 :30.

Capítulo 25.     Passos para um Casamento Feliz -
Pr. Adolfo Sarmento e Pra. Fátima Sarmento 

                                              
Imagem relacionada
CAPÍTULO 10
JOGANDO O JOGO DO DIÁLOGO
                                                                                  Cative o  coração  dela  
 Gosto muito de participar de jogos. Já estive no “o preço é justo”. Está bem não é nada tão impressionante assim, especialmente depois que fui chamada e desci gritando todo o caminho até o palco, fiquei na fila dos principiantes pelo resto do programa. Mas todos têm o direito de ter quinze minutos de fama. Não fui muito bem no jogo de conversação nos primeiros anos de meu casamento. Uma conversa típica daquela época teria sido mais ou menos assim:

Lysa: oi, querido, como foi o seu dia?

Art: Foi bom.

Lysa; O meu, também. Levei Hope e Ashley para fazer o exame anual hoje. (Querendo dizer que levei as meninas ao medico para o exame anual de saúde.)

Art: (Silenciosamente tentando entender o que eu havia dito; provavelmente pensando que o sistema de abastecimento de água de nossa casa precisava de conserto, e ao mesmo tempo não entendendo o que nossas filhas teriam a ver com tal situação.)

Lysa: (Sentindo-me um pouco frustrada com o silencio dele, que eu interpretava com uma falta de carinho.) E está tudo bem... (pensando: não parece que você esteja se importando.)

Art: (ainda tentando entender a relação entre “exames” e “sistema de abastecimento de água”)

Lysa: De qualquer forma (nitidamente aborrecida), a caminho do consultório eu estava dirigindo pela rodovia Providence, e reparei que todas as arvores tinham uma fita preta a sua volta. Parece ser algum tratamento para controle de alguma praga. Você acha que as nossas arvores podem ser atingidas por essa praga? Porque, se for o caso, eu gostaria de experimentar esse tipo de fita, que provavelmente será mais seguro do que utilizar produtos químicos que podem fazer mal às crianças. Sabe, não acredito que nosso governo esteja fazendo o suficiente para proteger as crianças destes produtos químicos e inseticidas nocivos à saúde. Você acha que posso gastar algum dinheiro para comprar esse produto? Deste modo, vou precisar de mais dinheiro para as compras deste mês.

Art: (Imaginando como os exames, as filhas, as arvores e a política do governo sobre os inseticidas poderiam ter acabado com um pedido de dinheiro. Ele decide agir cuidadosamente.) Eu não sei, querida. Tenho que pensar um pouco sobre isso.

Lysa: (Abismada com a sua falta de preocupação com a saúde da família, eleva o tom de voz.) Você tem que pensar em quê? Estamos falando da vida das nossas filhas e tudo o que você tem a dizer é que precisa pensar um pouco?!

Art: (Confuso, ainda não compreendendo a relação com a saúde das meninas, mas entendendo perfeitamente o pedido de dinheiro.) Por que você é tão emotiva, e por que está sempre me amolando para que eu lhe dê mais dinheiro? (Ele percebe que não deveria ter usado a palavra “amolando”, lembrando-se de que da ultima vez que a usou eu joguei alguma coisa nele. Ele lamenta a sua escolha de palavras, e por segurança se abaixa!)

Lysa: Amolando? Você chama o cuidado com as crianças de “amolar”? Você é tão insensível... você é impossível. Você não vale que eu gaste o meu fôlego falando com você! (Saindo e batendo a porta.)

Art: Mulheres! Que há com elas? E o que ela queria dizer que estava errado com o sistema de água de nossa casa?

Como conseguimos complicar a mais simples das conversas. Podemos fazer com que os menores problemas se agigantem. Um simples esclarecimento e o entendimento de que as nossas mentes processam as informações de forma diferente poderia ter evitado muitas discussões no meu casamento. Nos últimos anos, muitos livros foram escritos para ajudar a resolver os problemas e construir “pontes” entre os homens e as mulheres. Um deles, escrito por Bill e Pam Farrel, tem o titulo Men are Like Waffles, Women are Like Spaghetti (que traduzido para o português poderia ser: Os Homens são como Waffles, as Mulheres como Espaguete). Na hilariante explicação do titulo do livro, os homens e as mulheres são descritos nos seguintes termos: Os homens são como Waffles: “Não queremos dizer que os homens pronunciem palavras vazias, ou “enrolem” na hora de tomar decisões, e que sejam geralmente instáveis. O que queremos dizer é que os homens processam a vida em compartilhamentos. Se você olhar para um waffle, verá um conjunto de caixinhas separadas por paredes. As caixinhas são separadas umas das outras e formam espaços convenientes. É assim que um homem típico processa a vida. O nosso pensamento está dividido em caixas onde podemos armazenar cada assunto, mas somente um assunto por caixa”. Bill e Pam prosseguem dizendo que os homens organizam e processam cada aspecto de sua vida em caixinhas separadas, e que gostam de dedicar algum tempo ás caixinhas onde provavelmente poderão ter maior sucesso. Eles têm caixinhas onde guardam pensamentos e recordações agradáveis, e outras, que estão vazias e que não contêm nem pensamentos nem palavras – daí a capacidade que têm de, às vezes, se “desligar”.
Mas as mulheres são como espaguetes: “Em contraste com a característica de waffle dos homens, as mulheres processam a vida como um prato de macarronada. Se você olhar um prato de espaguete, perceberá que há muitos fios individuais de macarrão que tocam uns nos outros. Se você tentar acompanhar um fio no prato, interceptará muitos outros fios e até poderá passar para outro fio sem querer. É assim que as mulheres vêem a vida. Cada pensamento e cada assunto está, de algum modo, ligado aos outros pensamentos e assuntos. A vida é, para as mulheres, mais parecida com um processo. A mente dos homens não funciona assim”.

Que analogia maravilhosa. Agora entendo por que Art algumas vezes se perde em nossas conversas. Sempre interpretei erroneamente as suas respostas lentas ou confusas como sinal de desinteresse. Mas, de acordo com a explicação dos Farrels, não é esse o caso. Por outro lado, eu tenho certeza de que Art recebeu a sobrecarga de informação que eu lhe passava e, enquanto passava de compartilhamento a compartimento tentando acompanhar o meu raciocínio, perguntava-se por que eu não ia diretamente ao ponto. Mas, apesar de entender agora um pouco mais sobre a vida mental compartimentada de Art, ainda sou como espaguete. É como fui feita. Muito possivelmente, é assim que sua esposa foi feita também.

Nós, mulheres, gostamos de partilhar com vocês os nossos pensamentos. No decorrer da conversa adoramos ir do ponto “A” ao ponto “C” e depois ao ponto “H” e então voltar ao “B”. Raramente procuramos por respostas rápidas, fixas e sólidas; apenas queremos que vocês homens aproveitem o passeio conosco através dos nossos pensamentos mostrando um interesse genuíno. Quando vocês nos arrancam as nossas ferramentas mentais e tentam concertar o que nem achamos que estava quebrado, nos ofendemos; só queríamos compartilhar nossos pensamentos.

Na conversa apresentada neste capitulo, Art deveria ter me interrompido quando a conversa começou a saltar de um ponto a outro e pedido que eu esclarecesse. Ele teria recebido os detalhes corretos e teria feito com que eu sentisse que ele estava interessado. E eu não deveria ter tomado como ofensa pessoal a sua falta de entendimento. A melhor coisa é fazer uma porção de perguntas e permanecer atento, assim pelo menos você estará na mesma pagina, ou, como ilustra a analogia, no mesmo prato.

MELHORIA PARA O LAR – Peça a sua esposa para partilhar com você o que está no coração dela hoje. Pratique as coisas que você aprendeu neste capitulo.

PENSAMENTO PARA O DIA – Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4.29

                                                                                                              Lysa TerKeurst





                             A COMUNICAÇÃO NO LAR 

Textos 

“Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.  Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 
Não deis lugar ao diabo.
 Aquele que furtava não furte mais, antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. 
Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. 
Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”“. Efésios 04:25 a 32 
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas.
 Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 
A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
 Porque toda natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi dominada pela natureza humana;  Mas nenhum homem pode domar a língua.
É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal.  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens; feitos à semelhança de Deus. 
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim.  Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?”“. Tiago 03:05 a 11
  “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer”. I Coríntios 01:10
  “Porque quem quer amar a vida, e ver os seus dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano”.I Pedro 03:10

 Introdução
 Muitas vezes a causa primária da crise conjugal, consiste na falta de habilidades ou relutâncias dos casais em se comunicarem. Muitos casais sabem que estão errando, falhando em comunicação, mas não estão bem certos quanto ao que fazer ou não fazer para melhorar. 

I-Definição 
“Comunicar é um processo (verbal ou não) de compartilhar informações com outra pessoa, de forma tal que ela compreenda o que você está dizendo”.

 Ilustração:
“Era um bom marido, porém não falava”. “Era uma boa esposa, mas falava demais e em momento errado”.  Mantendo a comunicação no lar  O lar estará fadado a enfrentar sérios problemas quando se esgota o diálogo entre marido e mulher, ou entre os pais e seus filhos.  Quem sabe, você mesmo e sua esposa se comunicavam muito bem durante o período de lua- de- mel, porém desde então já se passaram, quem sabe 5, 10, 20 anos e seu relacionamento com sua companheira deteriora-se cada vez mais; quantas vezes deve ter vindo à sua mente, as palavras de Amós o profeta:  “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”. Amós 03:03  Neste particular há determinadas coisas para as quais Deus chama a nossa atenção, e para as quais o bom senso nos manda dar atenção.  É o companheirismo entre homem e mulher que os leva a um relacionamento satisfatório e proveitoso, provém de confiança mútua, do respeito do ponto de vista um do outro, de atividades aceitas mutuamente, e de saber formar um ambiente onde todos se entendam.  Processo da comunicação Comunicação é o processo pelo qual se emite e se recebe uma mensagem.  Mensagem é tudo o que é comunicado: uma informação, uma idéia, um sentimento. O objetivo da comunicação é influenciar o comportamento de quem recebe a mensagem.
Elementos da comunicação 
→ Emissor; 
→ Receptor; 
→ Mensagem;
 → Meio ou canal;
  → Realimentação
 O emissor comunica a mensagem; o receptor recebe a mensagem; ambos são receptores e emissores.  Meio é todo recurso utilizado para comunicar a mensagem, ex: rádio, televisão, jornais, quadro de avisos, bilhetes, etc. 
Realimentação é a resposta do receptor. 
Obs: Meu irmão e minha irmã se existir ruídos em sua comunicação tome cuidado, pois o ruído dificulta todo o processo de entendimento entre vocês, é hora de se comunicar com o Senhor Jesus, pois aí não existem ruídos, use o telefone de:  Jeremias 33:03  “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei cousas grandes e firmes, que não sabes”.
  II-Dois tipos de comunicação que poderemos desenvolver
 1º Edificante  “Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.  Efésios 04:29
 “A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra”. Provérbios 12:25 
“Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis”. I Tessalonicenses 05:11
2º Corrupta  “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim”. Tiago 03:10
 “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. Provérbios 18:21 
III-Três pontos chaves da comunicação 

1-O FALAR (Por que?; Como?; Quando?; Onde?) 

2-O OUVIR (Ouvimos apenas 20% do que é dito)
 “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tiago 01:19  “Responder antes de ouvir, estultícia é, e vergonha”. Provérbios 18:13 

3-O COMPREENDER
  “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando- vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios 04:32  “Qual dos três pontos é o mais fácil e qual o mais difícil?”.

  IV-Quatro benefícios da comunicação 
1-Integração: Haverá liberdade, unidade entre a família;
 2-Conhecimento: Um passa a conhecer o outro; 

3-Desenvolvimento:
Há um desenvolvimento do lar;

 4-Revelação:
 Um se revela ao outro, e a carapuça se despedaça. 
V-Os cinco níveis da comunicação 
5º NÍVEL – Superficial; 
4º NÍVEL – Troca de informações; 
3º NÍVEL – Verbalização de idéias e opiniões; 
2º NÍVEL – Verbalização de sentimentos e emoções; 
1º N ÍVEL – Conversação com profundo discernimento. É a participação mútua de idéias e sentimentos pessoais, sem reserva e sem constrangimento. 

VI-Cinco complexos que impedem as pessoas de se comunicarem
 1. Incapacidade para o diálogo: o processo começa no namoro; 
2. O medo de verbalizar, expor-se e se abrir: Por que medo?;
  3. O conformismo em relação à situação, o não querer melhorar; 
4. O fato de não acreditar que tem coisas boas para oferecer;
  5. A falta do “espírito de perdão”.  “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve; e não nos conduzas a tentação, mas livra-nos do mal.”. Lucas 11:04 
“Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”“. Lucas 17:03 e 04 
“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti. Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta.”“. Mateus 05:23 e 24 
“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete.”“. Mateus 18:21 e 22 
“O entendimento do homem retém a sua ira, e sua glória é passar sobre a transgressão”. Provérbios 19:11 

O que pode acontecer quando morre o espírito do perdão? 
a) Por um motivo qualquer apelam para a separação; 
b) A unidade do casal é destruída;

 c) Passa a prevalecer a dureza do coração. 

VII-O poder das palavras
A língua pode matar seu casamento. Palavras amargas são como veneno.
1. Cinco palavras que podem matar:
 a) Estúpido – fere e mata o amor próprio da pessoa;
 b) Nunca – mata a esperança da pessoa:  Ex: Nunca deveria ter me casado com você.
 c) Mentiroso(a) – mata a confiança da pessoa;
 d) Depois – mata a oportunidade do momento:  Ex: Bem vamos dormir? Depois eu vou.  
Talvez quando você for ela(e) não esteja mais esperando você.
 e)Arrependo-me de ter me casado com você. 

2. Cinco palavras que podem restaurar 
a)Muito obrigado – você faz apreciação pelo ato que acaba de ser praticado;
  b) Você está linda(o) – Você coloca a sua percepção, mostrando seu interesse pela pessoa; 
c) Está delicioso – você faz um elogio; 
d) Ótimo – você dá um estímulo à pessoa;
  e) Perdoe-me – você mostra sua humildade e seu interesse no bem-estar da pessoa.  VIII-Regras para uma conversação eficaz 

1. Escolha um momento adequado; 

2. Escolha um lugar adequado para discutir certos problemas;

  3. Desenvolva um tom de voz agradável;

 4. Seja claro(a), objetivo(a) e específico(a);

 5. Respeite a opinião do outro; 

6. Levem em conta os sentimentos e emoções do cônjuge; 

7. Desenvolva a arte da conversação. 

IX-Princípios para tratar o conflito
  → Ataque o problema e não a pessoa;
 → Não use parentes de seu cônjuge para fazer piadas;
 → Não fuja do assunto;
 → Apresente soluções junto com as críticas;
 → Seja humilde você pode estar errado.

X-Diretrizes para comunicação no lar
1.       Ouvir antes de responder é virtude do sábio “Responder antes de ouvir, estultícia é, e vergonha”. Provérbios 18:13 
“Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio a irar”. Tiago 01:19  2.
Não seja apressado no falar e fale de tal forma que seja possível compreender o que você está dizendo “O homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra a seu tempo quão boa é! Para o entendimento, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está em baixo. O Senhor arrancará a casa dos soberbos, mas firmará a herança da viúva. Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos limpos são aprazíveis. O que se dá a cobiça perturba a sua casa, mas o que aborrece as dádivas viverá. O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância cousas más.”“. Provérbios 15:23 a 28
“O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma”. Provérbios 21:23 

2.       Fale a verdade com amor 
“Antes, seguindo a verdade em caridade, crescemos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Efésios 04:15 
“Não mintais uns aos outros, pois que já despistes do velho homem com os seus feitos”. Colossenses 03:09 

4. O silêncio pode frustrar o seu cônjuge, não use esta arma; explique porque você não quer falar no momento. 

5. Não se envolva em briga, é possível discordar sem briga “Como o soltar as águas, é o princípio da contenda; deixa por isso a porfia, antes que sejas envolvido”. Provérbios 17:14 
“Honroso para o homem é desviar-se de questões, mas todo o tolo se entremete nelas”. Provérbios 20:03
 “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas”. Romanos 13:13
  “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda a malícia seja tirada de entre vós”. Efésios 04:31  6.
Não responda com raiva, use a resposta branda e bondosa “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura”. Provérbios 14:29
 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Provérbios 15:01 
“O entendimento do homem retém a sua ira, e sua glória é passar sobre a transgressão”. Provérbios 19:11  “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava não furte mais, antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.”“. Efésios 04:26 a 31  7.

Evite implicância  “Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente”. Provérbios 10: 19 
“O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos”. Provérbios 17: 09 
“Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado!”. Provérbios 20: 09  8.
Não culpe ou critique outra pessoa. Ao invés disto restaure... anime... edifique “Assim que não nos julguemos uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão”. Romanos 14:13
 “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós,  que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado”.  Gálatas 06:01
 “Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis”. I Tessalonicenses 05:11  9. Se alguém atacar você não reaja da mesma forma “A ninguém torneis mal por mal; procurais as coisas honestas, perante todos  os homens”. Romanos 12:17 
“O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente:”. 
I Pedro 02:23  “Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo: sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção”. I Pedro 03:09  10.
Tente compreender a opinião da outra pessoa, deixe espaço para as diferenças. Preocupe-se com os interesses da pessoa (cônjuge ou filhos)
 “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
 Não atente cada um para o que é propriamente seu mas cada qual também para o que é dos outros.”“. Filipenses 02:01 a 04
 “Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”. Efésios 04:02 O

                                                                     CASADOS PARA SEMPRE

FONTE : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário