terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Lição 06 - Os 144 Mil Selados de Deus





                    TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Ap 7:2-4

2 - E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
3 - dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.
4 - E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.

Ap 14:1-5

1 - E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai.
2 - E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa.
3 - E cantavam um como cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
4 - Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.
5 - E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.

“E olhei, e eis que estava
o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham
escrito o nome dele e o de seu Pai.”
Ap 14:1

            OBJETIVOS
  • conhecer as principais características do grupo seleto dos 144 mil assinalados por Deus na Grande Tribulação;
  • compreender que, em cada dispensação, Deus seleciona e sela um remanescente fiel para ser Seu agente na terra;
  • aplicar as características espirituais do remanescente do Apocalipse em nossa vida cristã.

                    INTRODUÇÃO

No começo da Grande Tribulação, os anjos de Deus assinalarão o remanescente fiel de Israel — um grupo formado por 144 mil pessoas, descendentes da linhagem natural de Abraão (Gn 12.2), sendo 12 mil de cada tribo (Ap 7.4).
Pela observação da cronologia bíblica (1 Ts 4.17; Ap 3.10), nesse período, a Igreja — linhagem espiritual (Gl 3.7,29) — já estará no céu para as bodas do Cordeiro e, logo a seguir, comparecerá diante do Tribunal de Cristo para receber recompensas e galardões (2 Co 5.10).
No panorama profético, os 144 mil aparecerão na terra, no começo da última semana de Daniel (Dn 9.24). Eles confrontarão a trindade satânica e o mundo, declarando as verdades do Reino (Ap 17.17).
1  
                  IDENTIFICANDO OS 144 MIL

Diversas teorias e opiniões especulativas surgiram no decorrer da História, na tentativa de apontar quem serão os 144 mil, mencionados no Livro do Apocalipse;
Como mencionado anteriormente, os 144 mil não são a Igreja. O texto bíblico declara apenas que eles são servos do nosso Deus que devem ser assinalados (Ap 7:3). Algumas teorias:
  • Gentios (judeus espirituais) – Rm 4:11;
  • Judeus legítimos procedentes das 12 tribos de Israel – Ap 7:4-8;
  • A semente da mulher vestida de sol – Ap 12:1-4;
1.1. Começou com os judeus, terminará com eles

Deus revelou-se a Abraão e lhe propôs uma aliança incondicional: ele seria o patriarca da nação de Israel, tanto física quanto espiritualmente.
A iniciativa de formar um povo, a partir do qual nos seria trazido o Salvador, foi de Deus, não de Abraão (Gn 12.3). Esta é a razão de Ele não invalidar, não alterar e não deixar de cumprir os termos estabelecidos no pacto abraâmico, que consistia em:

  • Formar um povo, uma nação, para um propósito especial;
  • Escolher um líder para este projeto: Abraão;
  • Mostrar a Abraão o lugar específico do projeto;
  • Ordenar que ele saísse de sua terra e de sua parentela;
  • Garantir abençoá-lo e engrandecer o seu nome;
  •  Torná-lo uma bênção;
  • assegurar que Abraão seria uma fonte de bênção para todas as famílias de terra.
  • Quatrocentos e trinta anos depois, Deus chama e comissiona Moisés para libertar e conduzir o Seu povo ao cumprimento da promessa (Êx 19:5; Dt 7:6-9; 14.2).
  • A nação de Israel é o receptáculo da revelação divina e do que é necessário ser e fazer para recebê-la (Jo 4.22). Nos dias finais, os judeus (144 mil), outra vez, serão instrumentos poderosos para abençoar todas as famílias da terra.

2. ESCOLHIDOS POR DEUS PARA SEREM SELADOS

Deus escolheu 144 mil, dentre o remanescente fiel. Sua escolha está relacionada ao estilo de vida desses representantes escatológicos dos judeus.

2.1. Os critérios da escolha divina

Deus escolheu a nação de Israel e declarou expressamente as razões de Sua escolha:
  • Amor — esta foi a razão primeira de sua eleição (Dt 7.8);
  • Lealdade — o Senhor cumpriria a promessa que fizera a Abraão (Dt 7.8);
  • Propriedade particular — Deus escolheu Israel para ser Sua herança (Sl 33.12), Seu reino sacerdotal e Seu povo santo (Êx 19.6; Is 62.12);
  • Reinado eterno — Deus escolheu Davi para ser rei de Israel (1 Sm 16.1-13), e nele firmou o Seu trono por todas as gerações (Sl 89.3,4; Lc 1.32);
  • Santidade — Deus escolheu e escolhe os que têm um coração disposto a obedecer (At 13.22);

2.2. Os 144 mil são selados

A Escritura revela-nos que Deus assinalou (marcou, selou) pessoas para propósitos especiais. Vejamos:
  • No Livro do Êxodo, lemos que, nas casas dos israelitas, o selo da proteção estava sobre os umbrais das portas, e, com ele, a garantia de vida ao filho primogênito (Êx 12.7,13);
  • O Livro de Ezequiel, lemos que o sinal é a marca que garante proteção e preservação aos servos de Deus, a fim de que eles não sejam exterminados com os ímpios, por ocasião da manifestação de Seu julgamento (Ez 9.4-6);
  • No Livro do Apocalipse, lemos que Cristo foi selado pelo Pai com um nome misterioso (Ap 19.12);
  • No Evangelho de João, lemos que o Senhor Jesus foi selado para alimentar espiritualmente os Seus discípulos (Jo 6.27);
  • Na Carta aos Efésios, lemos que a Igreja é selada para o dia da redenção com o Espírito da promessa (Ef 1.13; 4.30).

2.3. Benefícios para os selados
Vejamos, portanto, na tabela a seguir, os benefícios que o selo do Senhor promoverá na vida dos 144 mil (Ap 7.4).


2                               O CARÁTER DOS 144 MIL

O caráter de uma pessoa é infinitamente mais importante do que sua reputação, pois, enquanto a reputação está relacionada àquilo que se fala dessa pessoa, o caráter traduz o que ela, de fato, é. O caráter, portanto, precisa ser mais bem cuidado, protegido e guardado do que a mais valiosa joia existente no mundo.

Vejamos o caráter desse remanescente de Israel:
  • Virgens (incontaminados);
  • Persistentes;
  • Verdadeiros;

4. A TAREFA DOS 144 MIL
A tarefa prioritária dos 144 mil judeus durante a Grande Tribulação será, sem dúvida, a proclamação do evangelho do Reino de Deus.
O Senhor enviará, como Seu verdadeiro representante, um seleto e especial grupo, que testemunhará a todas as nações (Mt 24.14) e realizará uma grande colheita final (Ap 7.9,14; 12.10,11).
Na Tribulação, Deus não ficará sem o testemunho humano e celeste: juntamente com o sétimo anjo, os 144 mil anunciarão que os reinos da terra pertencem a Cristo e Ele reinará para todo o sempre (Ap 11.15).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os 144 mil judeus que recebem o selo do Deus vivo exercerão seu ministério profético na fase mais intensa da Grande Tribulação; exatamente no olho do furacão, a saber: na terra de Israel.
Eles iniciam seu ministério no capítulo sete do Apocalipse e, depois, reaparecem no capítulo catorze com o Cordeiro, no céu, no monte Sião.
A profecia de João revela que junto do remanescente de Israel estará uma multidão incontável de salvos de todos os povos, fruto do grande trabalho missionário dos 144 mil.
Glória a Deus!

                                                   DEUS VOS ABENÇOE !

Lições da Palavra de Deus nº53 – Central Gospel;

                          

                                       Os sete eventos (cap. 14)


O capítulo 14 de Apocalipse é todo parentético. São afirmações do triunfo final de Cristo e do julgamento dos ímpios. Dos sete eventos nele contidos, seis são visões. O evento restante consiste de uma mensagem celestial ouvida por João (v. 13). A primeira visão é a de um grupo de remidos felizes, sobre o monte Sião (vv. 1-5). As cinco visões restantes são de eventos executados por anjos. Em todo o livro de Apocalipse é intensa a atividade dos anjos como mensageiros, interventores, e executores das providências divinas.

Em resumo, os sete eventos são:

• Um grupo de remidos triunfantes no monte Sião (vv. 1-5).
• Um anjo proclamando um evangelho eterno (vv.6,7).
• Um anjo anunciando a queda de Babilônia (v. 8).
• O julgamento dos adoradores da Besta (9-12).
• Mensagem da bem-aventurança dos mortos no Senhor (v. 13).
• A ceifa dos gentios (vv. 14-16).
• A ceifa de Israel (vv. 17-20).

1. Os remidos triunfantes no monte Sião (14.1-5). "O-lhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo nas frontes escrito o seu nome e o nome de seu Pai". Sião é um dos nomes simbólicos do Céu. (Ler Hebreus 12.22,23.) Quase sempre que Deus menciona Sião na Bíblia, Ele demonstra grande amor e afeição. Isso é muito significativo nesta visão, onde ocorre a única menção de Sião no Apocalipse. Esses santos da visão já estão livres de tribulação. Eles estão no Céu, "diante do trono, diante dos quatro seres viventes, e dos anciãos" (v. 3). Ora, os seres viventes de que já tratamos no capítulo 4, permanecem no meio e à volta do trono de Deus, no Céu. Esses 144.000 são "primícias" de Israel para Deus e para o Cordeiro (v. 4). Trata-se, pois, do mesmo grupo de 144.000 judeus selados, visto na Terra, no capítulo 7. Uma das evidências disso é que no capítulo 7 a história deles está incompleta, sendo completada aqui.
"não se macularam com mulheres" significa que não praticaram religiões falsas; não fizeram parte da igreja falsa, "porque são castos". Isso tem o sentido espiritual. Tanto no Antigo como no Novo Testamento a prática de religiões falsas, bem como a união de uma igreja com o mundo é chamada de infidelidade espiritual ou prostituição. Em Mateus 25.1,2 temos a cristandade representada sob a forma de dez virgens, cinco prudentes e cinco loucas. (Ler também Tiago 4.4.)
                                       
                                               Daniel e Apocalipse / Antonio Gilberto da Silva.


📌FONTE: ESCOLA BEREANA /TESOURO - ADVEC


APOCALIPSE 14:1-20 

TEMA: A GLORIFICAÇÃO DOS SALVOS E A CONDENAÇÃO DOS ÍMPIOS 

INTRODUÇÃO
1. O Capítulo 14 encerra a quarta seção paralela do livro de Apocalipse. Já vimos sobre os sete candeeiros, os sete selos, as sete trombetas e agora estamos vendo sobre o quarteto do mal que se levanta contra Cristo e sua igreja.
2. Cada seção cobre todo o período que vai da primeira à segunda vinda de Cristo. Assim, vemos repetidamente a cena da segunda vinda de Cristo e do juízo final.
3. Neste capítulo, veremos mais uma vez a cena dos remidos na glória e a condenação dos ímpios no juízo final.
4. Há aqui várias cenas que descobrem o tempo do fim:

I. A IGREJA ESTÁ COM CRISTO NO CÉU - V. 1-5
1. A igreja selada está de pé com o Cordeiro no Monte Sião - v. 1
• Os 144.000 são o mesmo grupo que foi selado em (7:9-17). Eles representam a totalidade dos redimidos. Eles são os remidos, e sabem a canção dos remidos. Eles fazem o contraste com os adoradores da besta que foram marcados para a condenação. Os remidos recebem também uma marca, o nome de Deus e do Cordeiro. Aquela marca de (7:3) continua válida. Agora, eles recebem a marca do Pai e do Filho.
• Embora esses 144.000 são os mesmos do capítulo 7, há mais detalhes sobre eles aqui: 1) João não está apenas ouvindo os selados, mas também pode vê-los; 2) Agora é uma definição de lugar "Monte Sião"; 3) Agora, revela-se a marca deixada pelo selo. As duas igrejas agora estão nitidamente contrapostas; 4) Agora os selados estão ligados não apenas a Deus, mas também ao Cordeiro.
• O Monte Sião aqui não é na terra, mas no céu. Trata-se da Cidade Santa, a Nova Jerusalém, a Sião Celeste (Hb 12:22).
• Os 144.000 foram remidos da terra (v. 3), foram selados por Deus (v. 1), para glorificarem a Deus no céu (v. 2-3).
2. A igreja está cantando no céu enquanto os adoradores da besta blasfemam -v. 2-3
• A besta e os seus adoradores blasfemam contra Deus (13:6 e 16:10-11), mas os remidos do Senhor estão no céu cantando um novo cântico.
• Aqui na terra, os crentes sofrem e choram. Mas Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima e então a alegria da igreja será completa e ela cantará um novo cântico que ninguém poderá aprender, senão os remidos.
3. A igreja é o povo redimido por Deus, totalmente separado do mundo - v. 4-5
a) Os remidos não se prostituíram com a grande meretriz
(v. 4) - A expressão não se contaminaram com mulheres e castos não se trata de celibato. A Bíblia não considera o sexo no casamento uma contaminação; ao contrário, ela exalta o casamento como imagem da mais elevada dignidade (Ap 19-22). Antes, é uma expressão que denota pureza espiritual. João fala diversas vezes da idolatria da besta como porneia (Ap 14:8; 17:2; 18:3,9; 19:2). A igreja é uma virgem pura apresentada ao seu noivo, Cristo (2 Co 11:2). Assim, os 144.000 são virgens e castos no sentido de terem se recusado a se manchar, participando da prostituição que é adorar a besta, mantendo-se puros em relação a Deus.

b) Os remidos são os seguidores do Cordeiro (v. 4) - Eles não seguiram a besta como todos os demais (13:8), mas seguiram o Cordeiro (v. 14:4). Seguiram o Cordeiro, ainda que para a morte (12:7). Os remidos são discípulos de Cristo. Eles ouvem a voz do Pastor e o seguem (Jo 10:3-4). Eles negaram-se a si mesmos, tomaram a Cristo e seguiram ao Senhor.
c) Os remidos são os eleitos de Deus (v. 4) - Eles seguem o Cordeiro, porque não pertencem a si mesmos. Eles foram redimidos pelo sangue do Cordeiro (Ap 5:9). Eles foram escolhidos dentre os homens. Fomos escolhidos pela graça.
d) Os remidos são primícias para Deus (v. 4) - Primícias aqui não são um grupo seleto da igreja, mas toda a igreja: Toda a igreja é a igreja dos primogênitos (Hb 12:23).
e) Os remidos são puros de lábios e de vida (v. 5) - Enquanto os ímpios blasfemam e se contaminaram com a meretriz, e seguiram uma mentira, a besta e seus falsos milagres, os redimidos não têm mentira na sua boca nem mácula em sua vida.
Estudos no Livro de apocalipse
Hernandes Dias Lopes





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