TEXTO ÁUREO
Ó profundidade das riquezas,
tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus
juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o
intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Romanos 11.33,34
OBJETIVOS
Ao
término do estudo bíblico, o aluno deverá:
*
entender como o
texto bíblico aborda o tema salvação no Antigo e no Novo Testamento;
*
conhecer as
duas principais correntes doutrinárias, reformadas, relativas à salvação;
*
compreender que
mais importante que apreender argumentações soteriológicas é saber que somente
por meio de Cristo somos redimidos.
ORIENTAÇÕES
PEDAGÓGICAS
Caro
professor,
No texto de
Lucas 2.52 (ARA), encontramos um exemplo muito claro de desenvolvimento
integral na pessoa do menino Jesus, que crescia em sabedoria, estatura e graça,
diante de Deus e dos homens. Assim também, as iniciativas da educação devem
contemplar o ser humano em todos os seus constitutivos e áreas e prepará-lo
para enfrentar os desafios da vida com ousadia, entusiasmo, confiança e
coragem.
Educar,
dentro de uma perspectiva cristã, exige um compromisso constante não apenas com
a qualidade do conteúdo, a eficácia do método educacional, a qualidade e a
quantidade de recursos didáticos, mas, acima de tudo, com o progresso do aluno
em sua fé. Ajudá-lo a desenvolver todo o seu potencial e talentos concedidos
por Deus é, primordialmente, a meta a ser perseguida.
COMENTÁRIO
Palavra
introdutória
Como dito em lições anteriores, os
fundamentos soteriológicos da fé cristã foram drasticamente afetados pela
Reforma Protestante, a partir dos princípios de sola fide, sola Scriptura,
solus Christus e sola gratia.
Nesta lição, destacaremos dois
sistemas soteriológicos — adotados por igrejas reformadas em todo mundo —,
considerando sua preeminência e relevância histórica, a saber: calvinismo e
arminianismo. Antes, porém, veremos de que forma a salvação é apresentada no Antigo
e no Novo Testamento.
1.
SOTERIOLOGIA: A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Todas as religiões do mundo possuem,
de um modo ou de outro, sua própria soteriologia (doutrina da salvação):
algumas enfatizam o relacionamento entre Deus e os homens; outras, por sua vez,
põem ênfase no aprimoramento do auto-conhecimento como forma de alcançar a
redenção.
Vejamos a
seguir de que forma o manual de fé e prática do cristão reformado (a Escritura)
apresenta a salvação.
1.1. No
Antigo Testamento
Yahweh é o
Ser soberano que, invariavelmente, toma a iniciativa de restabelecer com o
homem o elo (de amor e verdadeira comunhão) rompido com Ele, no Éden.
Pode-se
afirmar que, para Israel, a ideia de aliança constitui-se na chave-mestra capaz
de abrir as portas que levam ao conhecimento da identidade do Eterno.
Nas alianças
estabelecidas com Israel — destacadas a seguir —, dentre outras promessas,
Yahweh assegurou que salvaria o Seu povo.
São elas: edênica — da Criação à Queda
(Gn 1—3.24); adâmica — de Adão ao Dilúvio (Gn 3.24—9.13); noética — de Noé a
Abraão (Gn 9.13— 10.32); abraâmica — de Abraão a Moisés (Gn 12—Êx 3.6-10);
mosaica — de Moisés a Davi (Êx 3.4; 2 Sm 7.1-29); davídica — de Davi a Cristo
(2 Sm 7—Mt 1.1).
1.2. No
Novo Testamento
No Novo
Testamento, o conceito de salvação (gr. soteria = libertação, salvação,
livramento, restituição do homem à ple na comunhão com o Eterno) inclui a
maioria dos rudimentos e exterioridades mencionadas no Antigo Testamento
(ajudar, libertar, livrar e salvar em situações de grandes ameaças)
acrescentando-lhe dimensões espirituais (Fp 2.8).
A teologia
reformada entende e apregoa que todo o Novo Testamento deixa transparecer a
manifestação da graça salvadora de Deus em Cristo Jesus (Jo 3.16). Aliás, esse
é o tema central da Nova Aliança, que está diretamente fundamentada na obra
sacrificial de Cristo na cruz (que foi prefigurada pelo sistema de sacrifícios
de Israel); [o Salvador] tira o pecado e purifica a consciência por meio da fé
nele (Hb 10.2,22) [...] (RADMACHER; ALLEN; HOUSF, 20101), p. 437).
O termo aliança reveste-se de
sublime importância na conformação da identidade religiosa de Israel, pois em
nenhum outro sistema de culturas e crenças, em todo o mundo, encontram-se
vestígios que possam indicar o estabelecimento de pactos entre uma divindade e
o seu povo; fato que, por si só, comprova o ineditismo do texto bíblico.
2. OS
SISTEMAS SOTERIOLÓGICOS PROTESTANTES
Existem diversos sistemas
soteriológicos dentro do protestantismo, os quais partem desse entendimento
primordial: os pecadores são declarados justos diante de Deus somente pela fé,
somente em Cristo, somente pela Graça, não mediante as boas obras praticadas.
Abordar cada
um desses sistemas ocuparia um espaço muito maior que o permitido nesta lição,
e ultrapassaria os objetivos pretendidos nesta ocasião. Portanto, examinaremos
dois deles, pelo fato de terem-se destacado desde a Reforma, a saber: o
calvinismo e o arminianismo.
2.1.
Considerações prévias
Ao longo dos
séculos, debates têm sido promovidos e diversos materiais têm sido produzidos,
por teólogos, pensadores e críticos, de forma sistemática, a respeito da
seguinte pergunta: somos predestinados à salvação ou escolhemos ser salvos?
Considerando
que, na História, ocorreram polarizações entre ambos os pensamentos, sem que
tenha sido estabelecida uma conclusão definitiva, apresou taremos os principais
aspectos dessas duas teorias — mutuamente excludentes, segundo seus defensores
—, sem a pretensão de esgotar as múltiplas conexões sugeridas por cada
segmento.
2.2. O
calvinismo e a predestinação
A
fundamentação teórica do calvinismo repousa sobre as Institutos da Religião
Cristã, obra escrita pelo teólogo e reformador francês João Calvino
(1509—1564).
A doutrina
da eleição (ou predestinação), elaborada por Calvino, pode ser definida como um
ato de Deus, por meio do qual Ele elegeu (escolheu) previamente um determinado
número de pessoas para obter a salvação por meio da fé em Cristo, independente
do desejo ou de qualquer ato da vontade humana.
2.2.1. As
cinco teses centrais do calvinismo
É possível
entender mais facilmente o calvinismo a partir das suas cinco teses centrais,
resumidas no acrónimo TULIP.
• Total
depravity (a
total depravação) — A raça humana, como resultado do pecado, está tão decaída
que nada pode fazer para melhorar ou para ser aceita diante de Deus.
•
Unconditional election (a eleição incondicional) — O Deus soberano, na eternidade passada,
elegeu (escolheu) alguns membros da raça humana para serem salvos,
independentemente da aceitação de Sua oferta, que tem como base Sua graça e
compaixão.
• Limited
atonement (a
expiação limitada) — Deus enviou Seu Filho para prover a expiação somente
daqueles que Ele elegeu.
•
Irresistible grace (a
graça irresistível) — Os eleitos não poderão resistir à Sua oferta generosa;
serão salvos.
•
Perseverance ofthe saints (a perseverança dos santos) — Uma vez salvos, perseverarão até o
fim e receberão a realidade última da salvação: a vida eterna.
2.2.2.
Questões a serem respondidas pelo calvinismo
Todos os
cinco pontos do acrónimo omitem um conceito específico da soberania divina, a
saber: o fato de Deus ser soberano sobre Si mesmo e, portanto, capaz de
limitar-se em áreas de Sua escolha, de modo que possamos ter verdadeiro
livre-arbítrio — o que nos torna capazes de optar por sermos Seus filhos, em
vez de apenas seres autómatos.
Além disso,
esses cinco pontos do acrónimo colidem com o ensino bíblico da superioridade do
sacrifício de Cristo, retirando o seu valor, pois, se alguns foram
predestinados para a perdição, o que a obra expiatória de Cristo poderia fazer
por eles? E, se outros foram predestinados para a salvação, em que medida o
sacrifício de Cristo cooperou para que isso ocorresse?
2.3. O
arminianismo e o livre-arbítrio
O
arminianismo é uma doutrina firmada nos conceitos do teólogo holandês Jacob
Harmensz (1560—1609), conhecido por seu nome latino Jacobus Arminius (em
Português, Jacó Armínio).
O
livre-arbítrio, sob muitos aspectos, consiste no anverso da doutrina da
predestinação, elaborada por Calvino, pois apregoa que o homem pode tomar suas
próprias decisões, determinando, assim, seu destino.
Armínio
discordou das doutrinas calvinistas, argumentando que seus defensores:
(1) tendem a
fazer de Deus o autor do pecado, por ter Ele escolhido, na eternidade passada,
quem seria ou não salvo;
(2) negam o
livre-arbítrio do ser humano, por declararem que ninguém pode resistir à graça
de Deus; e
(3) negam a
absoluta necessidade e singularidade do sacrifício de Cristo, pois, se tudo já
está antecipadamente determinado, a obra de Cristo no Calvário foi vã.
2.3.1. As
teses centrais do arminianismo
Os ensinos
de Armínio foram resumidos nas cinco teses dos Artigos de Protesto, publicados
em 1610, após a sua morte:
(1) a
predestinação depende da maneira de a pessoa corresponder ao chamado da
salvação, e é fundamentada na presciência de Deus;
(2) Cristo
morreu em prol de toda e qualquer pessoa, mas somente as que crêem são salvas;
(3) a pessoa
não tem a capacidade de crer e precisa da graça de Deus, mas
(4) a Graça
pode ser resistida;
(5) se todos
os regenerados perseverarão é questão que exige maior investigação (LETHAM,
1988, p. 45).
2.4.
Adendo necessário
A diferença
de pensamento entre cristãos reformados — inclusive no que concerne aos temas
abordados nesta lição (predestinação e livre-arbítrio) — resulta da liberdade
de consciência, conquistada, há cinco séculos, por aqueles que ousaram
confrontar os abusos do Clero.
Não se deve
compreender a liberdade de consciência como um agente de cisão entre os
cristãos; ao contrário, ela foi, para a humanidade, antes de tudo, um dos
grandes legados da Reforma Protestante (como veremos em lições subsequentes).
Sem ela (sem a liberdade de consciência), estaríamos vivendo, ainda hoje,
segundo as tradições e rituais romanos.
3. O
POSICIONAMENTO DAS IGREJAS DE 'CONFISSÃO PENTECOSTAL
São claras as diferenças entre o
calvinismo e o arminianismo, sistema soteriológico adotado pela maioria das
igrejas de confissão pentecostal, dentre elas as Assembleias de Deus e várias
outras.
Segundo os
arminianos, Deus sabe, de antemão, as pessoas que lhe aceitarão a oferta da
graça, e são essas que Ele predestina à salvação. Em outras palavras,
Deus predestina todos aqueles que, de livre e espontânea vontade, aceitam a
salvação outorgada em Cristo, e continuam a viver por Ele.
3.1. Quem
são os predestinados à salvação?
Defender
unilateralmente a doutrina da predestinação pode conduzir a grandes paradoxos,
uma vez que a Bíblia ensina que o plano de Deus é que ninguém se perca, mas que
todos cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2.3-6). Além disso, as Escrituras
apresentam um Deus justo, amoroso que não faz acepção de pessoas (Rm 2.11).
Hoje em dia,
até mesmo os teólogos outrora muito radicais na defesa do calvinismo estão
migrando, progressivamente, para um ponto de equilíbrio em relação ao tema do
livre-arbítrio e da predestinação.
Predestinados à salvação são todos
aqueles que se encontram do lado de dentro dos limites do sacrifício de Cristo
e que, arrependidos dos seus pecados, confessaram-nos ao Senhor e tiveram seus
nomes registrados no livro eterno.
CONCLUSÃO
Em relação
aos temas principais apresentados nesta lição
(predestinação
e livre-arbítrio), o que os cristãos reformados precisam ter em mente é que
Deus não se limita a sistematizações e/ou a epistemologias, ao tempo e/ou ao
espaço. Deste modo, precisamos prender-nos à verdade incontestável de Seu amor,
que a todos quer envolver, porque Ele amou o mundo de tal maneira — e até mesmo
além da percepção humana —, que enviou Seu único Filho para redimir o perdido,
indistintamente. É Ele quem salva e transforma aqueles que Nele creem, dia a
dia, à imagem do Seu Filho (Jo 3.16; Fp 1.6).
REVISTA CENTRAL GOSPEL
Lição 08 – A
Soteriologia Reformada Assunto:
Reforma Protestante: história, ensinos e
legado.
TEXTO BÍBLICO
BÁSICO Romanos 9.9-21
T E X T
O Á U R E O “Ó profundidade das
riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os
seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o
intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” Rm 11.33,34; “Porque a graça
de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).
OBJETIVOS GERAL: Mostrar que a promessa da salvação foi
à resposta amorosa de Deus para reconciliar Consigo a humanidade pecadora.
OBJETIVOS:
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá: entender como o texto bíblico
aborda o tema salvação no Antigo e no Novo Testamento; conhecer as duas
principais correntes doutrinárias, reformadas, relativas à salvação; e
compreender que mais importante que apreender argumentações soteriológicas é
saber que somente por meio de Cristo somos redimidos.
V E R D A D
E P R Á T I C A “A salvação oferecida
por Deus, através de Cristo, é amorosamente inclusiva: contempla todos os seres
humanos e não apenas um grupo ou nação.” Assim sendo: A salvação é obtida somente em nome de Jesus.
(At 4.12); O Evangelho é poder de Deus para a salvação. (Rm 1.16); A salvação
está mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Rm 13.11)
P O N T
O D E
C O N T A T O “Professor, a doutrina da salvação não deve ser apenas
compreendida. É necessário que seja experimentada pelos seus alunos. Conhecer
os profundos e confortadores ensinos concernentes à redenção é um bálsamo para
o peregrino cristão. No entanto, o conhecimento teórico de pouco adianta se a
obra salvífica de Cristo não for experimentada. Portanto, ministre a lição com
objetividade, conhecimento da doutrina e amor pela conversão e salvação de seus
alunos.”
I N T R O D U
Ç Ã O
A nossa
“salvação é tão bem projetada, tão bem harmonizada, que Deus pode ter
misericórdia dos pobres pecadores e estar em paz com eles, sem nenhum prejuízo
de sua verdade e justiça”. (Matthew Henry)
S Í N T E S
E T E X T U A L
A doutrina
da salvação, (Soteriologia), ocupa-se do estudo do plano salvífico (Ef 1.3-14),
da obra de Cristo (Rm 3.24-26), e da aplicação da salvação ao homem (Ef 2.8-10),
de acordo com a Escritura. O termo
procede do grego sōtēria, traduzido por “salvação”, “libertação” e
“preservação”. Em Lc 1.69,71 e Hb 11.7, o vocábulo é usado com o sentido de
“livrar ou preservar de um perigo eminente”.
A palavra equivalente usada no Antigo Testamento é yeshû‘â (o nome Jesus
no grego, procede desse termo hebraico, Mt 1.21), isto é, “salvação”,
“livramento”. O termo hebraico é usado, em Gn 49.18, como referência à salvação
do Senhor (Dt 32.15; 1 Sm 12.1), e, em Ez 37.23, com o significado de “livrar”
dos pecados. Portanto, salvação, quer no
Antigo ou Novo Testamento, significa libertação, livramento ou preservação de
um perigo eminente.
1.
SOTERIOLOGIA: A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Antes que o homem pudesse pensar
em Deus, ele já estava presente no pensamento de Deus. A Escritura em inúmeras
passagens atribui a salvação a uma ação e iniciativa completamente divina: Deus
elege, predestina e chama (Ef 1.4,5,18; 2.8-10; Rm 8.28-30; Fp 2.15,16; 2 Ts
1.11; Hb 3.1; 2 Pe 1.10).
No entanto, é necessário que o homem responda positivamente a vocação
celeste:
∞ recebendo-o (Jo 1.12);
∞ crendo (Jo 3.16); ∞ indo ao
encontro d’Ele (Jo 6.37);
∞ invocando-o (Rm 10.13);
∞ entre outros.
A obra inicial do Espírito Santo, a fim de que o pecador seja
salvo, é convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11).
Contudo, há um completo envolvimento da deidade e do homem na salvação. O
gráfico a seguir representa esses conceitos.
A salvação é um conceito amplo que engloba
três estágios:
1º - A salvação
do castigo passado merecido pelo nosso pecado;
2º - A
salvação do poder presente do pecado; e
3º - A salvação da presença futura do
pecado. Estes estágios são denominados,
respectivamente: justificação, santificação e glorificação. Salvação e da
missão primordial da Igreja do Senhor, a evangelização. A salvação do homem
somente é possível mediante a sua infinita graça: “Porque a graça de Deus se há
manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11).
Segundo
Norman Geisler1 “a salvação é descrita por diferentes termos e expressões na
Bíblia”.
1.1.
No Antigo Testamento
Está relacionada ao escape das mãos dos inimigos, à
libertação da escravidão e ao estabelecimento de qualidades morais e
espirituais para a vida de quem tem Deus como seu Senhor (Is 33.22-24). Assim,
livra diante das calamidades naturais (Êx 14.13); Livrá-lo e curá-lo (Is
38.16); Contudo, Em Is 53 descreve a morte do “Servo Sofredor”. A. T. aponta
para sacrifícios de animais para sacrifício substitutivo de Jesus Cristo na cruz
do Calvário (Hb 10.11,12), oferecimento de um inocente no lugar de um culpado;
uma morte não merecida, mas aceita diante de Deus para remir os nossos pecados
(Hb 9.22)
Os Tipos Ilustrativos da Salvação, no
Velho Testamento
A .
Adão e Eva, ilustrando que a salvação
nos veste
Gn 3:21; Zc 3:1-5; Ap 3:5,18; 19:7-8. - primeiro terrível
resultado do pecado sobre Adão e Eva foi à percepção das suas vergonha e nudez
diante de Deus Gn 3:7. Mas o gracioso Criador, então, perdoou e vestiu seus
dois cidadãos pecadores do Éden Gn 3:21
B. Caim e Abel, ilustrando que aquela
salvação [o sangue] nos garante aceitação
Gn 4.4; Ef 1.6. - [este fato] Também demonstra (no exemplo de
Caim) o caminho errado para ser aceito: Abel fez à primeira “[sincera]
profissão pública de Cristo” registrada aqui na terra, quando ofereceu o
sacrifício do sangue; enquanto Caim tornou-se o primeiro “religioso de uma
religião rebelde”, oferecendo um sacrifício sem sangue [Gn 4.3,5].
C. A Arca e a Páscoa, ilustrando que a
salvação nos protege da ira de Deus
Gn 7.1; Êx 12.23; [a terrível ira de Deus:] Rm 1.18; Cl 3.6;
1Ts 1.10; Ap 6.17. - Quem não estiver protegido [pela aplicação do sangue de
Cristo] será submetido a um futuro e mundial julgamento da ira (a mensagem da
Arca) e a um pessoal julgamento do Grande Trono Branco (a lição da Páscoa).
D. Abraão e Isaque, ilustrando que a
salvação nos provê um substituto aceitável
Gn 22.12-14; Is 53.4-6; 1Pe 3.18. - Cerca de vinte séculos
depois que Abraão ofereceu Isaque, um outro Pai levantou Seu único Filho neste
mesmo lugar, mas desta vez não houve a suspensão [do seu sacrifício] na última
hora.
E. O Maná e a Rocha ferida, ilustrando
que a salvação nos satisfaz
Êx 16.14; 17.6; Sl
103.5; 107.9. - Pão dos céus e água de uma rocha. Oh, a total e terna satisfação
da salvação de Deus!
F. A serpente de bronze, ilustrando que
a salvação nos cura
Nm 21.9; Jo 3.14. - No N. Testamento, Cristo aplicou este
evento do V. Testamento a Ele mesmo, e conduziu Nicodemos à salvação.
G. Naamã, ilustrando que a salvação nos
limpa
2Rs 5.1-14; Sl 51.7. - Este sírio pagão foi o único homem em
todo o V. Testamento a ser limpo do terrível castigo de lepra.
H O Tabernáculo, ilustrando que a
salvação restaura a comunhão perdida
Êx 25.22; Sl 23.3; [Hb
10.19-22]; - Um dos momentos mais trágicos de Israel no Velho Testamento foi à
adoração a um diabólico bezerro de ouro, deus egípcio. Êxodo 32. Tanto
idolatria como imoralidade estavam envolvidas neste sórdido acontecimento. Mas
o Tabernáculo recém-construído foi capaz de assegurar a volta à comunhão de
Israel com Deus.
1.2.
No Novo Testamento
No Novo testamento a salvação não é alcançada por mérito
humano (Tt 2.11), pois é oferecida por Deus ao que crê pela graça (Ef 2.8,9).
Pela fé, cabe ao homem
confiar em Cristo a fim de que seja redimido e justificado por meio de sua
crucificação, bem como permitir que fosse santificado até o fim, tendo tal
esperança por meio de sua ressurreição (Rm 4.25). Ainda que o pecador não
mereça, por intermédio do filho de Deus, o Pai o justifica, o perdoa, o
reconcilia consigo (Rm 5.11), o adota em sua família (Gl 4.5), o sela com o
Espírito Santo da promessa (Ef 1.13) e faz dele
uma nova criatura (2 Co 5.17) Mesmo uma leitura perfunctória da Bíblia,
especialmente do Novo Testamento, mostrará que a salvação e todas as bênçãos da
vida cristã são resultado da graça de Deus.
1 - A eleição é pela graça. “Assim, pois,
também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da
graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é
graça” (Rm 11.5,6).
2 - Jesus é a personificação da graça. “E o
Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade... Todos
nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada
por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”
(Jo.1.14,16,17). “Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo
rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis
ricos” (2Co 8.9).
3 - A
Salvação é pela graça. “Pela graça sois salvos por meio da fé” (Ef 2.8).
“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt
2.11).
4 - A
Justificação e o Perdão dos pecados são pela graça. “Sendo justificados
gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm
3.24). “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados,
segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7).
5 - A Fé é
pela graça. “Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que mediante a graça haviam
crido” (At 18.27).
6 - A graça
capacita-nos a servir. “Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça que me
foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles;
todavia não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Co 15.10).
7 - Graça capacita-nos a ser pacientes e
perseverantes. “Então me disse: A minha graça te basta, porque o poder se
aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9). “Acheguemo-nos portanto, confiadamente,
junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para
socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16).
8 -
Devemos crescer na graça. “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18).
9 - A
plenitude de nossa salvação na segunda vinda de Cristo será uma nova expressão
da graça de Deus. “Cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo”
(1Pe.1.13).
10
- Por toda a eternidade os salvos serão um monumento da graça de Deus. “Em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo...
para louvor da glória de sua graça” (Ef 1.5,6). “Para mostrar nos séculos
vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo
Jesus” (Ef 2.7).
2.
OS SISTEMAS SOTERIOLÓGICOS PROTESTANTES
Dentro do protestantismo há diversas vertentes, sendo as mais
destacadas o arminianismo e o calvinismo (cada uma delas admitindo
subdivisões). Conceito importante de todas as religiões protestante segundo o
autor da revista baseia-se ou partem do pressuposto: os pecadores são
declarados justos diante de Deus somente pela fé, somente em Cristo, somente
pela Graça, não mediante as boas obras praticadas. A maneira como se alcança a
salvação geram muitas discussões.
2.1.
Considerações prévias
O tema da soteriologia é a área da
Teologia Sistemática que trata da doutrina da salvação humana. E ao longo dos
séculos cada religião oferece um tipo diferente de salvação e possui sua
própria soteriologia, algumas dão ênfase ao relacionamento do homem em unidade
com Deus, outras dão ênfase ao aprimoramento do conhecimento humano como forma
de se obter a salvação.
2.2.
O calvinismo e a predestinação
A posição calvinista (ELEIÇÃO OU
PREDESTRINAÇÃO) - nome devido ao teólogo protestante João Calvino (1509 – 1564)
- é a crença de diversas denominações tradicionais, com os presbiterianos,
anglicanos e alguns batistas. João Calvino nasceu em Noyon, nordeste da Franca,
no dia 10 de julho de 1509. Seu pai, Gerard Calvin, era advogado dos religiosos
e secretario do bispo local. Aos 12 anos, Calvino recebeu um beneficio
eclesiástico cuja renda serviu-lhe de bolsa de estudos.
2.2.1.
As cinco teses centrais do
Ela pode ser representada pelo acrônimo TULIP:
1. Total Depravity – Depravação Total (o homem é incapaz de
escolher a salvação por estar morto em delitos e pecados);
2. Unconditional Election – Eleição Incondicional (Deus
elegeu soberanamente alguns para a salvação já que o homem é incapaz de
qualquer resposta à Deus); 3. Limited Atonement – Expiação Limitada (o
sacrifício de Jesus é eficaz apenas para os eleitos, ou seja, Cristo morreu
apenas pelos que realmente seriam salvos); 4. Irresistible Grace – Graça
Irresistível (quando Deus chama o homem, este responde, ou seja, é obra de Deus
a aproximação do homem e não fruto do seu livre-arbítrio); 5. Perseverance of
the Saints – Perseverança dos Santos (todos aqueles que Deus escolheu irão
perseverar na fé e jamais pereceram, pois a obra de Deus é completa). Estes são
derivados do Sínodo de Dort, um sínodo local convocado em 1618-1619 na Holanda
para contradizer e executar os remonstrantes.
2.2.2.
Questões a serem respondidas pelo
calvinismo
O Calvinismo A salvação é inteiramente de Deus; o homem
absolutamente nada tem a ver com a sua salvação. A doutrina calvinista ensina
que Deus predestinou alguns para serem salvos e outros para serem perdidos. A
predestinação é o eterno decreto de Deus, pelo qual ele decidiu o que será de
cada um.
2.3.
O arminianismo e o livre-arbítrio
O arminianismo, nome devido ao seu precursor Jacó Armínio
(1560-1609), é a crença soteriológica comum a muitos grupos evangélicos, como
os metodismo, os assembleianos, alguns grupos Holiness, e mesmo alguns
anglicanos. Este sistema tenta explicar
uma ideia de livre-arbítrio humano em relação à soberania de Deus, depositando
mais ênfase na responsabilidade humana que, em algum momento, acaba se
sobressaindo em relação à soberania de Deus.
2.3.1.
As teses centrais do arminianismo
Ele pode ser representado pelo acrônimo FACTS:
1. Freed by Grace (to Believe) – Livre pela graça (para crer)
2. Atonement for All – Expiação para Todos (Jesus morreu por
todos incluindo os que não serão salvos);
3. Conditional Election – Eleição Condicional (Deus elege os
salvos com base em sua pré-ciência sabendo quem iria crer
4. Total Depravity –
Depravação Total
5. Security in Christ – Segurança em Cristo Estes pontos
correspondem aos Cinco Artigos da Remonstrância (embora esta não seja
especificamente uma representação deles), os quais foram compostos em 1610
pelos primeiros arminianos e constituem o primeiro sumário formal da teologia
arminiana.
Os pontos
principais do Arminianismo moderno (linha predominante dentro da igreja atual)
são:
1 - Depravação Parcial (o homem mesmo corrompido
pelo pecado é capaz de escolher se aproximar de Deus);
2 - Eleição
Condicional (Deus elege os salvos com base em sua pré-ciência sabendo quem iria
crer
3 - Expiação
Ilimitada (Jesus morreu por todos incluindo os que não serão salvos);
4 - Graça Resistível (o homem pode resistir à
salvação);
5 - Queda da
Graça ou Salvação Condicional (o homem pode perder a salvação, sendo necessário
então mantê-la).
2.4.
Adendo necessário
Dentro do Calvinismo existe o
Calvinismo de Quatro Pontos que discorda da ideia de Expiação Limitada e
defende, neste ponto, uma visão semelhante ao do Arminianismo. Vale lembrar que
o Arminianismo clássico rejeita a Depravação Parcial e tem uma visão mais
parecida com o Calvinismo em relação à Depravação Total. Muitos arminianos
(principalmente os clássicos) também rejeitam a ideia da Queda da Graça. A
reflexão do Calvinismo ou Arminianismo tem despertado a consciência da
humanidade e o autor da revista destaca: “Não se deve compreender a liberdade
de consciência como um agente de cisão entre os cristãos; ao contrário, ela
foi, para a humanidade, antes de tudo, um dos grandes legados da Reforma
Protestante (como veremos em lições subsequentes). Sem ela (sem a liberdade de
consciência), estaríamos vivendo, ainda hoje, segundo as tradições e rituais
romanos.”
3.
O POSICIONAMENTO DAS IGREJAS DE
CONFISSÃO PENTECOSTAL
Nas Assembleias de Deus movimento de reforma influenciou
várias igrejas locais, mas encontrou grande oposição dos grupos majoritários.
Historicamente, a relação entre calvinistas e pentecostais não tem sido sempre
amistosa. Contudo, em tempos mais recentes e de forma crescente, pentecostais
em busca de uma teologia mais robusta tem se
aproximado
do calvinismo, enquanto estes têm demonstrado maior abertura à liturgia
pentecostal. Mesmo assim, essa crescente minoria tem sido vista com cautela,
tanto por pentecostais como por calvinistas.
O autor afirma “Deus predestina todos aqueles que, de livre e espontânea
vontade, aceitam a salvação outorgada em Cristo, e continuam a viver por Ele.”
3.1.
Quem são os predestinados à salvação?
“Pastor Silas Malafaia classifica
tese de predestinação à salvação como “absurdo teológico” e diz: “Deus deseja
que todos se salvem”” Deus predeterminou, antes mesmo da criação do mundo, que
haveria de enviar Cristo como um sacrifício pelo pecado. Ele preordenou que
salvaria todos que entrassem e permanecessem em Cristo. Deus até mesmo
predispôs as condições exatas que seriam necessárias par ser unido com seu
Filho e experimentar esta salvação. Deus tem o direito de escolher salvar quem
ele quer; e predeterminou salvar aqueles que o amam, aqueles que obedecem
fielmente ao evangelho de Cristo. Textos tais como Efésios 1:3-14 e Romanos
8:28-30 deverão ser estudados cuidadosamente. Deus não predestinou quais
pessoas escolheriam cumprir a estas condições de salvação. Cada pessoa
determina esta parte. O sangue de Cristo é adequado para salvar a todos
(Hebreus 2:9; 1 João 2:2) e o apelo do evangelho é dirigido a todos (Mateus
28:19; Marcos 16:15). Deus quer que todos sejam salvos (1 Timóteo 2:3-4; 2
Pedro 3:9) e providenciou os meios necessários para a salvação de todo aquele
que estiver pronto a submeter-se a ele em fé. O evangelho revela que tipo de
pessoa Deus predeterminou salvar e agora cada pessoa tem que escolher se o
obedecerá. A ideia de uma predestinação arbitrária de indivíduos para a
salvação ou condenação é totalmente contrária aos princípios básicos das
Escrituras. A Bíblia ensina claramente que Deus não mostra favoritismo (Atos
10:34-35; Romanos 2:11) e que o julgamento será baseado em nossos atos, e não
em algum tipo de pré-escolha individual por Deus (Romanos 2:6; 2 Coríntios
5:10). Assim, a predestinação é a predeterminação de Deus a enviar Cristo e
salvar aqueles que estão nele. Deus escolheu o povo que ele salvaria; nós temos
agora a livre escolha para nos juntar com esse povo e tornarmo-nos uma pessoa
do tipo que Deus predestinou salvar. Todo homem foi convidado a se tornar um
dos escolhidos.
CONCLUSÃO:
Deus oferece a humanidade à liberdade de escolha dando o seu filho Jesus
Cristo, para termos a vida eterna, mas, às vezes, nos é difícil compreender
esse processo e procuramos formas para adorá-lo sem deixar as coisas que nos
convêm. Este estudo examina a expansão da Reforma protestante mostrando que o
processo foi e é demorado porem a palavra de Deus modificou situações e
interesses de autoridades.
A Soteriologia Reformada ao longo dos séculos
foi importantíssima nesse processo (Predestinação e livre-arbítrio), onde ainda
hoje é necessário que haja mudanças. Certo, que todos ao término desta lição,
terão como fruto o privilégio de encontrar informações sobre o Soteriologia
Reforma, para melhor compreensão dos seus estudos e a benção de Deus.
CURSO DE TEOLOGIA- AULA 1-
SOTERIOLOGIA , DOUTRINA DA SALVAÇÃO
CURSO DE TEOLOGIA-
AULA 1- SOTERIOLOGIA , DOUTRINA DA SALVAÇÃO. | SEMEANDO A PALAVRA
DEFINIÇÃO:
Soteriologia é a união entre dois termos gregos "Soteria" que
significaSalvação e "Logia" que significa Estudo. Portanto
Soteriologia é o Estudo da Salvação.
INTRODUÇÃO :
É fundamental que tenhamos convicção da nossa salvação. A Bíblia garante que
podemos ter convicção da vida eterna. Sem esta convicção é impossível viver a
vida cristã. Ao fazer o estudo, examine como está a sua convicção `a luz da
Palavra de Deus. ESTRUTURA :
A CONDIÇÃO DO HOMEM
ESCRAVO DO PECADO
MORTO ESPIRITUAL SEPARADO DE DEUS
A VERDADEIRA IDÉIA DA SALVAÇÃO
A SALVAÇÃO E
O PASSADO
A SALVAÇÃO E O FUTURO
A SALVAÇÃO
DE JESUS
OS 2 PASSOS PARA A SALVAÇÃO
ARREPENDIMENTO CONVERSÃO
OS 3 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A
SALVAÇÃO
A GRAÇA
O SANGUE
A FÉ
A NATUREZA DA SALVAÇÃO
JUSTIFICAÇÃO
REGENERAÇÃO
SANTIFICAÇÃO
GLORIFICAÇÃO
A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO
O CALVINISMO
O
ARMINIANISMO
COMPARAÇÃO
A CONDIÇÃO DO HOMEM
Não se pode
compreender a Doutrina da Salvação sem saber-se qual a condição do homem que
dela necessita. Vejamos algumas situações do homem sem salvação:
Escravo do
Pecado João 8 : 34 Disse Jesus : Em verdade, em verdade vos digo que todo
aquele que comete pecado é escravo do pecado.
O termo
" escravo " significa estar cativo debaixo o de poder absoluto, por
compra, herança ou por guerra. O termo " pecado" significa
transgressão da lei divina.
Romanos 6 :
18 Fostes libertos do pecado, e vos tornastes escravos da justiça.
As
Escrituras nos mostra que o pecado pode ser dividido em duas classes, a saber:
Pecado por Comissão É um ato que não atende uma condição imposta, em outras
palavras, é fazer o que Deus proíbe.
Pecado por
Omissão Ato ou efeito de omitir, deixar de fazer, ou seja, é deixar de fazer o
que Deus manda.
Morto
Espiritual- Rom. 5 : 12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e
pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso
que todos pecaram.
A morte
espiritual é um tanto análoga a morte física.
A morte
física é a separação entre o corpo e o espírito, quando o espírito abandona o
corpo, o corpo morre. Da mesma forma, quando o espírito se separa de Deus, o
espírito morre; da mesma maneira que o corpo sem o espírito está morto, o
espírito sem Deus também está morto.
Separado de
Deus, o homem está morto espiritualmente e impossibilitado, de tomar a
iniciativa da salvação.
Separado de
Deus Esta é outra condição do homem sem salvação.
A
conseqüência da queda de Adão, foi a exclusão da presença de Deus. Isto é, Deus
já não andava com Adão no Éden.
Gen. 3 : 8 E
ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia : e
escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do
jardim.
Isaías 59 :
2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus.
A VERDADEIRA
IDÉIA DA SALVAÇÃO
Há diversas
idéias a respeito da salvação. Vamos mencionar algumas das mais importantes e
apontar a que está mais de acordo com a idéia apresentada por Jesus Cristo.
A Salvação e
o Passado Atos 17 : 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância,
manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam.Suponhamos
que uma pessoa que não saiba nadar esteja prestes a afogar-se; mas, felizmente
alguém o salva.A salvação nada tem haver com o passado da pessoa salva.
A Salvação e
o Futuro Imaginemos agora, um condenado a morte, porém perdoado por alguém
cheio de bondade e amor. Este perdão garante ao condenado o livramento do
castigo merecido. Esta salvação visou o livramento do castigo futuro.
A Salvação
de Jesus Lc. 9 : 24 Porque qualquer que quiser salvar asua vida, perdê-la-á;
porém qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.Suponhamos
que temos um único grão de arroz no mundo em nossas mãos. Para salvar esta
semente o que temos que fazer? A melhor maneira de salvá-lo é plantando-o, pois
se colhera centenas deles
A verdadeira
idéia da salvação é, aquela que contempla mais aquilo para o que somos salvos
do que aquilo de que fomos salvos.
A salvação
ensinada por Jesus acentua mais o céu com toda a sua glória do que o inferno
com todo o seu horror. Não somos salvos para escaparmos da morte, mas para
gozarmos a vida eterna.
I Jo. 3 : 2
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de
ser.
OS 2 PASSOS
PARA A SALVAÇÃO
Mat. 4 : 17
Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei - vos, porque é
chegado o reino dos céus.
Mat. 18 : 3
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes
como crianças de modo algum entrareis no reino dos céus.
Cristo
chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para
comover os homens. Mas a sua mensagem era a mesma : Arrependimento e Conversão.
Arrependimento
O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua
personalidade. Arrependimento não é apenas mudança de pensamento.
152,.
João 3 :3
...Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus. Nascer do novo significa "um novo ser uma nova pessoa ou seja uma
nova personalidade".
Estudaremos
o arrependimento em cada um dos poderes da personalidade : Intelecto,
Sensibilidade, Volição.
Intelecto
Intelectualmente falando, o arrependimento é uma mudança na maneira de
pensarmos: Em Deus, Em nosso pecado, Nossa relação com o próximo. Antes do
arrependimento, o seu pensamento estava voltado para as coisas materiais, agora
consiste em coisas espirituais e eternas.
Sensibilidade
O prazer e a alegria deixa de fixar-se nas coisas terrenas deste mundo para
fixar-se nas coisa espirituais. No arrependimento o homem pensa e sente mais em
relação a Deus do que em relação ao pecado. No Salmo 51 Davi, chora por seus
pecados, mas lamenta muito mais a sua infidelidade diante de Deus. "Tem
misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas
transgressões segundo a multidão das tuas misericórdias. Contra ti, contra ti
somente pequei, e fiz o que mau à tua vista, para que sejas justificado quando
falares e puro quando julgares ".
Volição
Antes do arrependimento o homem quer fazer a sua própria vontade, quer
dirigir-se a si mesmo, quer andar no seu próprio caminho.
Através do
arrependimento o homem passa a querer fazer a vontade de Deus e quer ser
dirigido por ele, porque está convencido de que a direção de Deus lhe são as
melhores.
Esta mudança
na vontade do homem é, de fato, o elemento mais importante no arrependimento.
Conversão:
Conversão é uma palavra usada para exprimir o ato do pecador, abandonando o
pecado, para seguir a Jesus.
A conversão
pode e deve repetir-se todas as vezes em que o homem pecar e afastar-se de
Deus, porque ela consiste no ato de abandonar o pecado e aproximar-se de Deus.
Emprega-se,
geralmente, a palavra conversão para significar aquela primeira experiência do
homem, abandonando o pecado paras seguir a Cristo.
OS 3
ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO
Rom. 3 : 24
- 25 E são justificados gratuitamente pela sua Graça, pela redenção que há em
Cristo Jesus. Deus o propôs para propiciação pela Fé no seu Sangue, para
demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a
tolerância de Deus.
Os elementos
básicos estabelecidos para salvação conf. escrito pelo Apóstolo Paulo aos
Romanos são
1o. A Graça
Tito 2 : 11 Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os
homens. Graça significa, primeiramente, favor, ou a disposição bondosa da parte
de Deus. ( Favor não merecido). A graça de Deus aos pecadores revela-se no fato
de que ele mesmo pela expiação de Cristo, pagou toda a pena do pecado. Por
conseguinte, ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os
merecimentos ou não merecimentos. A graça manifesta-se independente das obras
dos homens. A graça é conhecida como Fonte da Salvação.
2o. O Sangue
I Jo. 1 : 7 O sangue de Jesus Cristo , seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Em virtude do sacrifício de Cristo no calvário, o crente é separado para Deus,
seus pecados perdoados e sua alma purificada. Sangue é conhecido como a Base da
Salvação.
3o. A Fé Ef.
2 : 8 - 9 Pois é pela graça que sois salvos, por meio da Fé; e isto não vem de
vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Pela fé reconhece
o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé é ele levado a crer em
Cristo Jesus. Heb. 11 : 6 Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus, porque é
necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é
galardoador dos que o buscam. A Fé conduz-nos ao Salvador, a Fé coloca a
verdade na mente e Cristo no coração. A Fé é a ponte que dá passagem ao mundo
espiritual, por isso concluímos que a Fé é o Meio para a Salvação.
A NATUREZA
DA SALVAÇÃO
Vejamos os 3
aspectos da Salvação
1o.
Justificação Justificar é um termo judicial que significa absolver, declarar
justo. O réu, ao invés de receber sentença condenatória, ele recebe a sentença
de absolvição. Esta absolvição é dom gratuito de Deus, colocado a nossa
disposição.
pela fé.
Essa doutrina assim se define : "Justificação" é um ato da livre
graça de Deus pelo qual ele perdoa todos os nossos e nos aceita como justos aos
seus olhos somente por nos ser imputada a justiça de Cristo, que se recebe pela
Fé. Justificação é mais que perdão dos pecados, é a remoção da condenação. Deus
apaga os pecados, e, em seguida, nos trata como se nunca tivéssemos cometido um
só pecado. Portanto Justificação é o Ato de Deus tornar justo o pecador.
Romanos 3 : 24,30 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus... Concluímos, pois, que o homem é justificado
pela fé sem as obras da lei. A justificação, é realizada no homem quando este
passa a crer no Senhor Jesus Cristo como Salvador, logo que ele crê em Jesus,
Deus o declara livre da condenação.
Cristo Nossa
Imputação Rom. 4 : 6 ...Bem-aventurado o homem a quem Deus imputa justiça sem
as obras,... Imputar é atribuir a alguém a responsabilidade pelos atos de
outro. Isto é Jesus Cristo assumiu nossos pecados, Deus permitiu que Jesus
pagasse nosso débito.
Cristo Nossa
Substituição Gal. 3 : 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo ele
próprio maldição em nosso lugar,... Como nosso substituto, Cristo Jesus ganhou
esta justiça para nós, morrendo em nosso lugar, a fim de nos salvar e garantir
o perdão dos nossos pecados. Somos agora aceitos por Deus, porque nos foi
creditada a perfeita Justiça de Cristo.
Justiça de
Cristo I Cor. 1 : 30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi
feito por Deus sabedoria, Justiça, e santificação, e redenção.Esta justiça foi
adquirida pela morte expiatória de Cristo. Sua morte foi ato perfeito de
justiça, porque satisfez a lei de Deus. Foi também um ato perfeito de
obediência. Tudo isto foi feito por nós e posto a nosso crédito.
2o.
Regeneração Regenerar significa : Restaurar o que esta destruído. Quando se
trata do ser humano, Regeneração é uma mudança radical, operada pelo Espírito
Santo na alma do homem. Esta Regeneração, atinge, portanto todas as faculdades
do homem ou seja : Intelecto, Volição e a Sensibilidade. O homem regenerado não
faz tanta questão de satisfazer à sua própria vontade como de satisfazer à de
Deus. Na Regeneração, ele passa a pensar de modo diferente, sentir de modo
diferente equerer de modo diferente : tudo se transforma. II Cor. 5 : 17
Portanto, se alguém está em Cristo, Nova Criatura é; as coisas velhas já
passaram, tudo se fez novo. A bíblia descreve a regeneração como:
Nascimento
João 3 : 3 Jesus respondeu, e disse : Na verdade, na verdade te digo que aquele
que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Uma pessoa, para
pertencer a aliança feita a Israel e gozar de todos os seus direitos, precisava
somente nascer de pais judaicos. Para pertencer ao reino do Messias, contudo,
uma pessoa precisa nascer de novo. Ezeq. 36 : 26 Dar-vos-ei um coração novo, e
porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos
darei um coração de carne.
Vivificação
A essência da regeneração é um nova vida concedida por Deus, mediante Jesus
Cristo e pela operação do Espírito Santo. Jo. 10 : 10 ... Eu vim para que
tenham vida, e a tenham com abundância. Viver É estar com vida. Vivificar É dar
vida. Vivificação:É o Ato, a Ação ou o efeito de viver. É usufruir da vida
espiritual que Deus concedeu.
Purificação
Ato ou efeito de purificar. Tito 3 : 5 Não por obras de justiça que houvéssemos
feitos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da
regeneração e renovação pelo Espírito Santo. A alma foi lavada completamente
das imundícias da vida de outrora.
3o.
Santificação Santificar é tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo. A
Palavra santo tem muitos significados:
Separação
Representa o que está separado de tudo quanto seja terreno e humano. I Ped. 3 :
11 Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.
Dedicação
Representa o que está dedicado a Deus, no sentido ser sua propriedade. Rm 12 :
1 Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos
corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto
racional.
Purificação
Algo que separado e dedicado tem de ser purificado, para melhor ser
apresentado. (imaculado) II Cor. 7 : 1 Ora, amados, visto que temos tais
promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito,
aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus.
Consagração
No sentido de viver uma vida santa e justa. Lev. 11 : 44Eu sou o Senhor vosso
Deus; consagrai-vos, e sede santos, porque eu sou santo.
Muito
acentuada se acha no Velho Testamento a idéia de que a santificação consta de
uma relação especial com Deus. As coisas consagradas ao Senhor eram
consideradas santas: Arca do Concerto, O Templo, O Tabernáculo, O Altar, Os
Vasos, Os Sacerdotes.
No Novo
Testamento, a idéia é a de que a santificação consiste no processo do homem ser
perfeito como Ele é perfeito.
Jesus
ensinou que o homem deve procurar aperfeiçoar-se cada vez mais.
"Bemaventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus".
Diante do
exposto, podemos estabelecer o seguinte:
Santificação
é um processo O crente precisa esforçar-se para progredir em santificação. II
Cor.7 : 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda
a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação
no temor de Deus. O processo de santificação pode ser comparado ao crescimento
de uma pessoa, porém condicionado à sua vontade.
Os meios divinos
de santificação
O Sangue de
Cristo I Jo.1: 7 O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o
pecado.
O Espírito
Santo Fil. 1 : 6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou boa
obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.
A Palavra de
Deus Jo. 17 : 17 Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade.
VEJAMOS A
SEGUIR O QUE O ESPÍRITO SANTO SANTIFICA NO CRENTE
I Tes. 5 :
23 O mesmo Deus de Paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito,
alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo.
O Corpo Rom.
12 : 1 ... que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
A Alma I
Ped. 1 : 22 Tendo purificado as vossas almas Espírito Sal. 78 : 8 ... Geração
de coração instável, e cujo espírito não foi fiel a Deus. Glorificação Glorificar
significa honrar, dar glória.
Deus em seu
plano de salvação, manifestou a sua glória através de Cristo Jesus, o pecador pode
experimentar esta manifestação pelo Espírito Santo.
O ato final
do processo da salvação será a glorificação do crente por Deus.
A Glória de
Deus em Nós Em todo o tempo a glória de Deus demonstra poder, autoridade,
virtude e acima de tudo consagração.
É
manifestada através da fé.
Foi nos dada
através de Jesus e serve para manter a unidade da Igreja.
Jô. 17 : 24
Pai, quero que onde eu estiver, estejam também comigo aqueles que me deste,
para que vejam a minha glória, a glória que me deste, porque me amaste antes da
criação do mundo.
A
Glorificação do Corpo Rom. 8 : 30 E aos que predestinou, a estes também chamou,
e, aos que chamou, a estes também justificou; e, ao que justificou, a estes
também glorificou.
A
Glorificação do corpo se dará por ocasião do arrebatamento, nosso corpo será
transformado em um corpo glorioso. Neste ato, se dará a glorificação, quando
estaremos em corpo incorruptível, e assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Conhecemos
que a glória da roseira é a rosa e que a de qualquer árvore são os frutos; mas
a glória do crente o que será?
I Cor. 13 :
12 Agora vemos em espelho, de maneira obscura; então veremos face a face. Agora
conheço em parte; então conhecerei como também sou conhecido.
Rom.8 : 18
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são
para comparar coma glória que em nós há de ser revelada.
A
Glorificação é o objetivo de nosso serviço realizado
I Cor. 15 :
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na
obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
O trabalho
do cristão deve ser realizado da melhor forma possível.
Com Amor,
dedicação, voluntário, humilde, alegria, sacrificial, sabedoria etç... A
SEGURANÇA DA SALVAÇÃO É possível alguém que aceitou à Cristo como salvador cair
da graça?
Os que
seguem a doutrina de Calvino diz que não e os que seguem a de Armínio diz que
sim. Estudemos então as duas doutrinas:
O Calvinismo
A salvação é inteiramente de Deus; o homem absolutamente nada tem a ver com a
sua salvação.
Romanos 8 :
35 Quem nos separará do amor de Cristo ? Será tribulação, ou angustia, ou
perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Isto porque
a sua vontade se corrompeu com o pecado. Desta forma o homem não pode se
arrepender sem a ajuda de Deus.
Efésios 1 :
4 - 5 Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos
santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor. Nos predestinou para ele, para
adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua
vontade.
A doutrina
calvinista ensina que Deus predestinou alguns para serem salvos e outros para
serem perdidos. A predestinação é o eterno decreto de Deus, pelo qual ele
decidiu o que será de cada um.
O
Arminianismo A vontade de Deus é que todos os homens sejam Salvos, porque
Cristo morreu por todos.
I Tim. 2 : 4
O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento
da verdade.
As
Escrituras ensinam uma predestinação, mas não individual. Ele predestina a
todos os que querem ser salvos.
Tito 2 : 11
Portanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
O homem pode
escolher aceitar a graça de Deus, ou pode resistir-lhe e rejeitá-la. Seu
direito de livre arbítrio sempre permanece.
A Igreja é
uma instituição toda especial de Deus, a qual o próprio Senhor é a pedra
angular, estando edificada no fundamento dos apóstolos e profetas. Ela se manifesta na qualidade de organismo
como Igreja Universal e como Igreja Local na qualidade de organização.
Definição: a palavra Igreja deriva-se do vocábulo grego εκκλησια que designava
“reunião”, “aqueles chamados para fora” e posteriormente no Novo Testamento
veio designar uma reunião de crentes professos.
Ela se manifesta de duas maneiras:
[volta ao topo]
É a reunião
de todos os salvos desde o pentecostes até ao arrebatamento (At 2.1-4-; I Ts
4.13-18). Ele é também conhecida pelas
seguintes figuras: a) O Corpo de
Cristo: Rm 12.4-5; I Co 12.12-27; Cl 1.18 b) A Esposa de Cristo: II Co 11.2; Ef
5.31-32; Ap 19.7 c) Edifício: Ef 2.21-22; I Pd 2.4-6 d) Santuário do Espírito Santo: I Co
3.16-17 e) Novo Homem: Ef 2.14-15
[volta ao topo]
Das 114
vezes em que o termo “igreja” é empregado, em 91 vezes ou mais refere-se a
Igreja Local. A Igreja Local é a reunião de crentes professos numa comunidade
com características de organização distintas, tais como: a) Ela é autônoma: isto significa que ela
administra seus próprios negócios por um governo teocrático-democrático estando
submissa a Cristo diretamente, congregacional.
Este ensino é revelado no Novo Testamento em virtude das igreja locais
agirem autonomamente. At 6.1-5;
15.22-27; II Co 2.5-6; Mt 18.17; At 1.15-26; I Co 5.1-8. b) Tem seus oficiais: biblicamente são
dois: Pastores e Diáconos. I Tm 3.1-13; At 6.1-6; Fl 1.1 a. Pastor: é aquele que cuida do rebanho,
mas encontramos outros sinônimos como bispo e ancião. Bispo aquele supervisiona e ancião uma pessoa
amadurecida ou experiente. b.
Diácono: o que serve às mesas: c)
Composta de Membros regenerados e batizados: isto significa que os
membros da igreja local são nascidos de novo (com evidências para isso) e
desceram às águas do batismo. Mt 28.18-20; Jo 3.5; At 2.41; 4.32 I Pd 1.23;
d) Ela tem autoridade para
disciplinar seus membros: Mt 18.15-18; I Co 5.1-13; II Co 2.56. e) Ela deve ser Separada a. Do mundo: Ef 5.27 b. Do Estado: Mt 22.21 c. Dos que erram doutrinariamente: I Co
5.11; Ef 4.14; II Jo 9-11; II Ts 3.6 f)
Nela ministra-se os dons espirituais Ef 4.11-12; Rm 12.3-8; I Co
12.1-11,28-31. g) Tem seu tempo
comunitário de adoração e culto a Deus.
At 20.7; I Co 16.2; Hb 10.25.
As
ordenanças dadas por Jesus Cristo a sua Igreja e que todos os cristãos devem
observar, são cerimoniais que trazem memórias e lembranças da sua obra para nós
e também aos que não crêem (ainda que não participem), de uma forma passada,
presente e futura; tendo como base o sacrifício de Cristo na cruz, sua morte,
ressurreição e volta iminente. Embora sendo, uma ordem e uma prática a ser
observada, estas ordenanças não tem valor algum para a salvação de quem as
observa ou pratica, servem apenas de caráter representativo da causa e dos
efeitos desta mesma salvação. São elas:
o Batismo e a Ceia do Senhor.
Discutir a
forma e o significado da palavra batismo é uma notável ingenuidade, de tal
maneira que defender que o significado de batizar é imergir torna-se um grave
erro de redundância, porque o vocábulo grego é a palavra no português imergir;
foi apenas uma palavra transliterada de um idioma para o outro.
1. Batismo a) A Ordem - O mandamento é claramente ordenado
na forma do imperativo de Mateus 28: 19: “Ide, fazei discípulos… batizandoos
…”. O batismo era uma prática comum na
igreja primitiva e feita de uma forma expontânea e automática para àquele que
cresse que Jesus era o Cristo (Atos 2: 38,41; 8:36-38; 10:48; 18:8). Então se é
uma ordem deve ser obedecida. O batismo
é o primeiro ato visível de cada crente em obediência a Cristo para uma vida
cristã responsável e pura.
2. O
Significado
a) É o
primeiro passo de obediência do crente no desejo de servir a Cristo. (Mt 28:19)
b) Simboliza a morte e ressurreição de Cristo
(Rm 6:3-4). Por isso somente a imersão
pode representar estes eventos em um só.
c) É a
representação física do batismo no Espírito Santo. Sendo que o batismo no Espírito Santo, que se
procede no ato da conversão, coloca o crente no Corpo de Cristo (I Co
12:13) o batismo nas águas coloca o
crente na igreja local. (At 2: 41-47)
3. Quem pode ser batizado.
a) Todos
os que receberam a Cristo como único e suficiente salvador (At 2:41, At 8:12-13)
e;
b) Abandonaram antigas práticas erradas,
principalmente as que servem de testemunho negativo para a sociedade. II Co 5:17, Cl 3:5-10;
c) E que
desejam servir melhor a Cristo tendo responsabilidades na igreja local. NOTE:
Os requisitos para a aceitação de membros na igreja local não deve ser “tão
alto” de modo que poucos irão ter a capacidade de serem incluídos no rol de
membros. Entendemos que um novo
convertido é alguém que irá crescer na vida cristã, naturalmente ele não pode
alcançar a maturidade espiritual de um dia para o outro. Deus dá dons a cada um que irão ser
desenvolvidos dentro da capacidade e limites aceitos pela igreja local.
4.
Fórmula do Batismo
a) É feita a confissão de fé do candidato.
b) E batiza-se segundo a fórmula de Mt 28: 19
“... em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo;”
Fonte:
ESCOLA BEREANA – ADVEC SEDE
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