A trajetória histórica de Calebe e seu legado na Palavra de Deus
A origem de Calebe não é mencionada em detalhes na bíblia, mas foi um homem que fez parte da geração de escravos libertos do Egito conduzidos por Moisés. Era filho de Jefoné, um hebreu da família de Quenaz, (quenezeu).
Trajetória no deserto
Calebe era um homem diferenciado e muito importante em sua tribo, pois foi levantado por Moisés como príncipe (chefe) da tribo de Judá e um dos 12 espias da Terra Prometida. Passou por duas gerações da tribo de Judá como chefe, a primeira geração mencionada em Números 1.1 a 46, na entrada do ciclo do deserto, com 74.600 homens (Números 1.26 a 27), e a segunda geração, próximo a terra prometida, com 76.500 homens (Números 26.19 a 21). O ciclo do deserto durou 40 anos, e todos os homens da primeira geração morreram prostrados no deserto, com exceção de Calebe em sua tribo (Hebreus 3.14 a 19). Imagine: Calebe viu quase 75 mil homens da sua tribo e 603.500 de todo o Israel morrerem no deserto! O motivo de morrer toda uma geração foi uma série de pecados e rebeliões cometida pelo próprio povo, narrada no livro de Números e resumida em 1Coríntios 10.1 a 13.
A geração que nasceu no deserto, sem dúvida, estava mais preparada para a conquista da Terra Prometida do que a geração de escravos que saiu do Egito. Calebe e Josué foram a única exceção, porque estavam com disposição e sentimento ajustados à palavra liberada pela boca de Moisés, que é notável na narração de Números 13 e 14, texto que expõe o conflito entre 10 espias que viam impossibilidades para conquista da Terra Prometida, por causa dos povos inimigos, em antítese ao posicionamento de Calebe e Josué (Números 26.64 e 65), que acreditavam que era viável a vitória pela palavra de Deus. A bíblia ainda dá o detalhe que o sentimento de Calebe era diferenciado e que Deus o conduziria a conquista da Terra da Promessa:
"Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá." (Números 14.24 RA)
Calebe era valente e posicionado diante da palavra da promessa (Números 13.30; 14.6 a 9), não se assustou com a ameaça de apedrejamento por parte do povo (Números 13.10) e foi protegido pelo Senhor no deserto (Números 14.37 a 38; Deuteronômio 1.36).
Trajetória da conquista
Após toda a conquista da Terra Prometida, 33 reinos canaanitas ao todo, liderando a tribo de Judá, Calebe conquistou território tão grande quanto Manassés e Efraim, filhos de José. Judá ocupou boa parte da região sul de Canaã e os deserto mais íngremes, como Judéia e Negev. O auge da conquista de Calebe foi o monte Hebrom, lugar que pedira envio a Josué como herança particular de sua família. Vigoroso em sua velhice, aos oitenta e cinco anos (Josué 14.6 a 15), Calebe dominou todo o monte, derrubando Sesai, Aimã e Talmai, os três posseiros anaquins (família de gigantes, exatamente o povo que colocou medo nos 10 espias – Juízes 1.10).
A excelência de Calebe é vista na expulsão de todos os posseiros da terra, diferente dos benjamitas que permitiram os jebuseus virem conjuntamente em Jerusalém, o que se tornou uma "dor de cabeça" até a conquista de Davi (Juízes 1.16 a 21). Único povo que resistiu ao povo de Judá foi do litoral ao sul, possivelmente filisteus, que tinham armas de ferro (tecnologicamente avançados, pois eram povos que vinham das ilhas gregas).
Calebe teve ainda um sucessor, seu sobrinho, um juiz e guerreiro chamado Otniel, que além de se casar com a filha de Calebe ao conquistar Debir e o monte Quiriate Sefer (Juízes 1.11 a 15), liderou todo povo de Israel contra investida do rei da Mesopotâmia (Juízes 3.7 a 11). Calebe formou um
líder sucessor, diferentemente de Josué, que apenas se despediu do povo. A bíblia não menciona a morte de Calebe, apenas que teve paz após suas conquistas.
Curiosidades
O nome de Calebe volta aparece 400 anos depois de sua morte: Um descendente distante, Nabal, foi um homem insensato do Monte Carmelo que se levantou contra Davi (1Sm 25). Nabal morreu e Davi casou com sua mulher, Abigail. Com ela e mais duas mulheres, Davi refugia-se em Hebrom (1 Samuel 2:2). Ou seja, Davi casa com a mulher do descendente de Calebe, refugia-se e é ungido no monte de Calebe. Loucura!
Em Hebrom, o monte de Calebe, também moravam os descendente de Levi, da família de Coate (Josué 21.10 a 11) e havia ainda uma cidade-refúgio para os homicidas (Josué 21.13).
Outros fatos importantes do Monte Hebrom:
Morada de Abraão (Gênesis 13.18)
Local da morte de Sara (Gênesis 23.2)
Local do túmulo de Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 23.14 a 20)
Unção de Davi como rei (1 Samuel 5.1 a 5)
Hoje, Hebrom é uma cidade da Cisjordânia (domínio árabe), sob ocupação de Israel desde 1976, com população majoritariamente árabe.
Conclusão
Calebe é um referencial bíblico de perseverança nas promessas de Deus, disposição nas batalhas e conquistas completas. Saiu da escravidão egípcia, cruzou 40 anos de deserto, vivendo sinais poderosos, venceu 33 reinos em Canaã e conquistou o monte de sua herança. Que você tenha um ano de grandes e completas conquistas! Nunca desista!
O Segredo de Calebe
Qualidades de Calebe Pr. Silas Malafaia – Culto da Vitória – 08/12/05Essa palavra ministrada pelo Pr. Silas Malafaia, vem nos mostrar algumas qualidades a respeito da vida de Calebe. Calebe, foi um dos 12 espias enviados por Moisés, para averiguar sobre a terra prometida. Nessa época, Calebe já era de 40 anos de idade, e foi quando houve essa promessa, que ele receberia uma parte da terra prometida. Por que Calebe, junto com Josué, foram os dois únicos que creram, que aquela terra seria deles, mesmo havendo gigantes e cidades fortificadas entre eles a promessa ( A terra prometida).
O Texto base foi Josué 14 do Versículo 6 á 14. Vamos juntos, analisar algumas qualidades de vida de Calebe: Qualidades:
1º Calebe guardou a Palavra do Senhor: Calebe, ouviu a Palavra do Senhor, com relação a promessa e a guardou em um lugar muito seguro, dentro do mais íntimo de seu coração, como quem guarda uma joia preciosa em um cofre, foi assim que ele fez. Para quem guarda as palavras do Senhor em seu coração, para estes, muitas e ricas bênçãos estão separadas. Mas existem pessoas na igreja, que mal saem do culto e ao serem perguntadas sobre o que foi pregado, não sabem dizer, ou já se esqueceram. Sabe o porquê disso? Porque foram ao culto preocupados com outras coisas, menos em adorar ao Senhor, menos em ouvir a palavra de Deus, e aí quando saem passam vergonha. Tem 7 características da palavra de Deus: - A Palavra de Deus é VERDADE -A Palavra de Deus SANTIFICA - A Palavra de Deus PROTEGE DO PECADO - A Palavra de Deus PRODUZ FÉ - A Palavra de Deus PRODUZ VIDA ETERNA - A Palavra de Deus PROSPERA - A Palavra de Deus É CORTANTE, PENETRANTE.
2º Calebe tinha discernimento espiritual: A pessoa que possui discernimento espiritual, não segue a qualquer pastor, não segue a qualquer vento de doutrina, não segue a pastor charlatão, que só quer extorquir dinheiro e tirar proveito das ovelhas pregando o que elas querem ouvir. A pessoa que tem esse discernimento, segue os homens de Deus, não participa de rebeliões, como quiseram fazer para destituir Moisés da posição em que ele se encontrava, não dava ouvidos a qualquer voz que vinha. Seja você sábio e saiba discernir aquilo que é joio do que é trigo e você com certeza vai ouvir a voz de Deus, falando ao seu coração. Não se deixe levar por aquilo que qualquer um fala, medite na palavra e veja se realmente é a voz do Senhor.
3º Calebe tinha Personalidade: Calebe, falava o que ele sentia, mesmo que a maioria estivesse contra ele, como aconteceu, quando foram relatar à Moisés, sobre a espionagem na terra prometida. Mesmo com os outros 10 espias falando que era impossível conquistar aquela terra, falando, que era impossível lutar contra os gigantes, falando que era impossível que Deus desse a terra. Calebe e Josué, tiveram personalidade e mantiveram a sua palavra. Quem tem personalidade, tem
AUTONOMIA em suas decisões. Não é uma pessoa indecisa, não é um camaleão, que vai junto da opinião das outras pessoas.
4º Calebe considerou as pessoas: Calebe, era uma pessoa que tinha mesmo Deus no coração, pois mesmo, o povo dele, mesmo os irmãos dele, discordando dele, na questão do relatório á Moisés, ele de forma alguma, falou mal, murmurou, ou amaldiçoou a eles, muito pelo contrário. Moisés continuou considerando-os como irmãos e povo do seu sangue. Tem muito crente por aí, que quando se converte, não consegue ganhar seus parentes para Jesus, por que passa a vê-los como inimigos. Ainda falam assim: “Não me misturo com eles, pois são um bando de gente incrédula e falsos”. Pelo amor de Deus meus irmãos, considere os seus, pois Cristo terá muito prazer em você, se assim você o fizer.
5º Calebe aprendeu a Depender de DEUS: Meu irmão, minha irmã, se você está vivo, louve o Seu nome, pois só o fato de você estar vivo, já te mostra que você depende de Deus, isso não é sua escolha, é vontade permissiva de Deus. Dependa completamente do Senhor, como o salmista fala no Salmo 104. TUDO que acontece, é por que DEUS assim permite, não cai um fio de cabelo da sua cabeça, sem que DEUS não saiba. Passe então a depender em tudo, em tudo mesmo, até nos por menores da sua vida e você vai ver que Deus se importa com você, até nos mínimos detalhes.
6º Calebe Confiava nas promessas de Deus: Mais uma coisa, aprendemos com Calebe, CONFIAR nas PROMESSAS de DEUS, para nossas vidas, mesmo passando 45 anos após a promessa feita, Calebe, não perdeu em nenhum a confiança em Deus. Se você hoje, quer que uma promessa em sua vida se cumpra, confie no Senhor, e em momento algum deixe de crer que o nosso DEUS é FIEL. Meu irmão e irmã, o que DEUS prometeu, ele vai cumprir. Não duvide de Deus, é pior e te afasta cada vez mais da sua Benção, da sua promessa. Tem muita gente na igreja que fala assim: “ É Deus tem uma promessa para mim, mas não sei não, ta demorando muito Pastor, será que vou receber”. Viu quanta dúvida essa pessoa colocou na promessa que recebeu do Senhor.
7º Calebe era um homem CHEIO de Esperança: (Esperança = A confiante perseverança no futuro.) Aprendemos com Calebe, a sermos cheio de esperança. Temos que passar a agir assim: Não sei quando, não sei em que mês, não sei em que ano, não sei em quais circunstâncias, mas vai acontecer em NOME DE JESUS! A esperança é uma força motivadora da vida. Calebe nunca, perdeu a esperança que Deus iria cumprir as promessas que foram feitas para ele.
8º Calebe aprendeu a reivindicar na hora certa: Aprenda a reivindicar as suas promessas na hora certa, no momento certo, peça a Deus, que a promessa seja dada a você no tempo de Deus. Não seja, como o filho pródigo, que reivindicou a sua herança no momento errado, na hora errada, e como castigo disso tudo, quase terminou sua vida comendo o resto da comida dos porcos, saiba reivindicar sua benção no momento certo, para que sua benção, não se torne maldição.
9º Calebe não teve medo das ADVERSIDADES: Calebe não teve medo dos gigantes, das adversidades, dos problemas, do tempo, dos pessimismos, das angústias. Ele com confiança no Senhor, enfrentou a todos esses obstáculos, e superou todos eles. Calebe era muito corajoso. (CORAGEM = DOMÍNIO do medo / RESISTÊNCIA do medo / NÃO AUSÊNCIA do medo) Calebe sentia medo, mas com a ajuda do Senhor, ele resistia e dominava o medo. Ele teve medo dos gigantes, mas os enfrentou. Ele teve medo das cidades fortificadas, mas foi assim mesmo foi enfrentá-las.
Resultado das Qualidades Bom, já vimos essas qualidades que Calebe tinha, e por ele possuir essas qualidades, ele obteve resultados, vamos ver então esses resultados.
1º Calebe, era um HOMEM RENOVADO. Mesmo ele sendo um homem de 85 anos, ele ainda guardava dentro de si, a promessa que lhe foi feita, a certeza de que ele ia conquistar a terra que lhe tinha sido prometida. Deus o havia renovado, pois um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que pode ir lutar para conquistar terras. Um homem de 85 anos, não é mais um garoto, que vai se deparar diante de gigantes e vencer a todos eles. Por Calebe ter tido essas qualidades, ele foi renovado pelo Senhor. Meu irmão acorda, tem crente na igreja com 40/ 50/ 60 anos, que só murmura, que só reclama, que vive falando que já está velho, que não tem mais vigor. Levanta essa sua cara de pau e vai fazer algo de útil para o Senhor. Com relação aos Jovens eu nem preciso falar nada. Vai fazer a obra do Senhor, até o dia em que Deus o chamar para Sua Glória. Em nome de Jesus, renove-se. Não perca o pique.
2º Calebe era um HOMEM ATUALIZADO. Como diz no versículo 11. A força é a mesma, não ficou ultrapassado, era produtivo aos 85 anos de idade. Calebe estava pronto para a demanda do momento, esteja você pronto para a demanda, pois Deus quer te usar com a idade que você tem, para Deus não importa se você é uma criança ou uma pessoa de idade, ele vai te usar e portanto
esteja pronto. Seja produtivo.
3º AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIRAM Tem 3 pontos a serem destacados sobre as promessas de Deus, não só para a vida de calebe, como também para nossas vidas. - Você NÃO vai MORRER, ANTES de TODAS as PROMESSAS de DEUS se cumprirem em SUA VIDA. ALELUIA!!!!! - Até o que Deus prometeu, tem que ser conquistado. (V. 12). Calebe lutou contra os gigantes e os venceu. Sabe por que Deus faz assim? Para que você crie escalas de VALORES em sua vida, o que você ganha no mole, você não valoriza. Mas o que você luta para conquistar, você dá muito mais valor, pois você empenhou esforço, para conquistar. - Assim que você receber essas promessas, assim que elas se manifestarem, você viverá, tempos de PAZ, tempos de FELICIDADE, tempos de PROSPERIDADE, tempos de ALEGRIA. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!! Sabe qual era o segredo de Calebe para que tudo isso viesse acontecer na vida dele? Vamos ver nos seguintes versículos: ( V.8) - ... PERSEVEREI ... ( V.9) - ... PERSEVERASTES ... ( V.14) - ... PERSEVERARA... PERSEVERANÇA = MANTER-SE FIRME NÃO DESISTIR OBEDECER Á DEUS CRER EM DEUS Portanto meu querido irmão e minha querida irmã, mantenha, a promessa de Deus guardada dentro de seu coração, como se estivesse guardando um bem muito precioso, nunca desista dessa promessa, não dê bolas para as circunstâncias, pois elas só vem para te fazerem desistir do caminho de Deus. Lembre-se, DEUS É DEUS, e Ele fará o impossível a seu favor, se necessário.
👇
Josué foi o principal responsável pela partilha das terras que os filhos de Israel receberam como herança Us 14.1-5). DEUS havia determinado que as terras fossem distribuídas por sorte (Nm 26.55; 33.54; 34.13). Calebe, entretanto, antecipou-se e, antes que fosse feita a divisão, colocou-se diante de Josué com ousadia, a fim de pleitear um direito que jamais lhe poderia ser negado. Tinham se passado 45 anos desde que Calebe (com 40 anos naquela ocasião) e Josué com mais dez espias estiveram ali naquela terra que agora Calebe herdaria. Seu alvo estava agora atingido. Era a realização, a coroação de uma vida de lutas e de, acima de tudo, fé em DEUS e suas promessas.
PALAVRA·CHAVE Herança: Todo bem que se herda. Definição de Herança s. f., aquilo que se herda; legado; posse; herdança; o que é transmitido por hereditariedade; Jur., bens, direitos ou obrigações transmitidos por sucessão ou por disposição testamentária. http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
Nm 14.24 Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.
HEBROM: Se pronuncia HEE bruhn. Seu significado original é ALIANÇA. 1. Hebrom (Nome de cidade) é uma cidade situada a uns 31 km a sudoeste de Jerusalém na estrada de Berseba. Embora a cidade esteja em um vale não profundo, ela está 927m de altura, acima do nível do mar, tornando-a uma das cidades "mais altas" na Palestina. Originariamente era chamada em Gênesis 23:2 de Quiriate-Arba (cidade dos quatro), porque de acordo com a tradição judaica , perto dessa cidade encontra-se a caverna de Macpela, onde estão enterrados Adão, Abraão, Isaque e Jacó. Por isso o nome A Cidade dos Quatro. Lendo Números 13:22, somos informados pela Bíblia que Hebrom era uma cidade muito antiga, tendo sido construída antes de Zoã (Tanis) no Egito. Os 12 espias hebreus em sua missão de observar a Terra Prometida viram Hebrom.
A região de Hebrom é rica de história bíblica. Abraão gastou muito tempo em Manre na região de Hebrom. (Gn:13:18) Abraão estava vivendo em Manre quando seu sobrinho Ló foi capturado pela confederação dos reis. (Gn.14:1-13). Foi em Hebrom que Abraão teve seu nome mudado pelo Senhor - de Abrão para Abraão, que significa o pai de muitas nações. Foi em Hebrom que os anjos revelaram para Abraão que ele teria um filho,o qual se chamaria Isaque. (Gn.18:15) Mais tarde Sara, esposa de Abraão passou para o Senhor em Hebrom. (Gn.23:2) Em Hebrom, Abraão comprou uma caverna de Macpela para realizar o funeral de Sara, e torná-la o cemitério de sua família. (Gn.23:9) Durante o período de conquista da terra prometida, Josué matou o Rei de Hebrom. (Js. 10:3-27). Hebrom foi também designada como uma das Cidades De Refúgio. (Js.20:7) Davi reinou durante seus primeiros 7 anos em Israel na cidade de Hebrom. (2 Sm.2:11) Depois ele estabeleceu Jerusalém como sua capital de governo. Quando Absalão se rebelou contra seu pai Davi, ele tornou Hebrom seu quartel general. (2 Sm.15:7-12) O rei Roboão fortificou a cidade Hebrom para se proteger. (2 Cr.11:10-12) A descoberta de uma jarro que possuía um selo real, feito a mão que data do oitavo ou sétimo século A.C., testifica que Hebrom foi o depósito chave de alimento para o exército de Uzias, rei de Israel na época. (2 Cr.26:11)
2. Hebrom (Nome de homem) era o terceiro filho de Coate, que era filho de Levi. (Êx.6:18) Levi deu origem à tribo dos levitas em Israel, tribo esta, que cuidava das coisas sagradas do Senhor no Tabernáculo e no Templo. Portanto Hebrom era um levita. Hebrom foi tio de Moisés, Arão e Miriam, que eram irmãos de Moisés. Seus descendentes eram chamados de hebronitas. (Nm.3:27)
CALEBE: Filho de Jefoné (Nm 13.6). Um dos dozes espias que, um de cada tribo, foram enviados à terra de Canaã para examiná-la acontecendo este fato no segundo ano do Êxodo. Calebe representava a tribo de Judá. Ele e Josué foram os únicos que voltaram com boas notícias acerca do país que iam habitar, e esse seu otimismo desagradou tanto ao povo israelita, com medo de efetuar a conquista de Canaã, que por pouco não foram apedrejados. DEUS castigou a rebeldia do povo, determinando que, dos israelitas de vinte anos de idade para cima, apenas Josué e Calebe teriam permissão de entrar na terra prometida. Quando Calebe era de oitenta e cinco anos de idade, ele reclamou a posse da terra dos enaquins, Quiriate-Arba ou Hebrom, e a vizinhança do país montanhoso (Js 14). Ele expulsou de Hebrom os três filhos de Enaque, e deu a sua filha Acsa a seu sobrinho Otoniel (filho de seu irmão mais novo), como recompensa por ter tomado Quiriate-Sefer (isto é Debiri - Js 15.14 a 19 - Jz 1.11 a 15). Crê-se que Calebe era cananeu por nascimento, tendo sido a tribo dos quenezeus, à qual ele pertencia, incorporada na de Judá (Js 14.6,14). http://www.bibliaonline.net/scripts/dicionario.cgi?procurar=calebe&exata=on&link=bol&lang=BR
Significado de Calebe Por Dicionário inFormal (SP) em 16-05-2011 Vem da palavra Kalev que no hebraico, é uma palavra composta - algo muito comum do hebraico antigo. Assim, a sua origem pode ser decomposta em dois termos: "Kol", que significa "tudo" ou "todo"; e "Lev", que significa "coração". Daqui extrai-se que "Kalev", no seu sentido mais remoto e profundo, significa "de todo o coração".
OS PRINCÍPIOS DA FIDELIDADE fi.de.li.da.de sf (lat fidelitate) 1 Qualidade de quem é fiel; lealdade. 2 Semelhança entre o original e a cópia. 3 Afeição constante: A fidelidade do cão. 4 Probidade. 5 Exatidão, pontualidade.
Subsídio Histórico "Calebe e sua herança Josué e o sacerdote Eleazar voltaram-se para a tarefa de delimitar os territórios designados às demais tribos Us 14.1-5). Primeiro vieram os líderes de Judá, representado pelo ancião Calebe.Josué foi lembrado das promessas que Moisés fizera a Calebe de que este receberia uma parte da terra em que havia estado como espia do povo. Isto, informou Calebe, havia acontecido a quarenta e cinco anos antes, quando ele estava com quarenta anos. A missão de espionar a terra tinha se dado no segundo ano após o êxodo (1445 a. c.); logo, o lembrete de Calebe a Josué deve ser datado por volta de 1399, ou seja, sete anos após a conquista. Quando os espias retornaram, Calebe usava a mesma força contra os mesmos gigantes, e foram-lhe da cidade de Hebrom e outras cidades dos anaquins. Anaquin de Hebrom deve 1 ter u di I a requisição Us 11.21,2 ; 1 .1 ·1 ;Jz 1.915)." (M -RRI . H. História de Israel no Antigo Testamento. Rio de Janeiro: PAO, 200'1, p.133.)
Qual o testemunho de DEUS a respeito de Calebe? Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
Primeiro DEUS chama Calebe de servo, ou seja, submisso, obediente, que reconhece o senhorio e o poder de DEUS. Segundo, outro espírito, que quer dizer espírito ligado a DEUS e não ao Diabo. Terceiro, perseverou, que quer dizer insistiu, lutou, arriscou sua própria vida para seguir a DEUS. Quarto, DEUS promete colocar Calebe na própria Terra que espiou e desejou possuir. Quinto, as promessas de DEUS são para Calebe e sua descendência, pois a aliança abrange o cabeça da aliança (chefe de família) e sua descendência.
EM CADES-BARNÉIA (PRIMEIRA VEZ):
Relatório: (Nm 13:26-33), a maioria pessimista e sem fé levanta a incredulidade e o medo entre o povo. Josué e Calebe ficam fiéis a DEUS. Rebeldes: (Nm 14:1-10), o povo queria levantar um capitão e apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe, quando a nuvem da glória de DEUS apareceu Ira de DEUS: (Nm 14:11,12), "com pestilência os ferirei e os rejeitarei e farei de ti povo maior do que este". Intercessão de Moisés: (Nm 14:13-25), "conforme a tua palavra lhe perdoei", DEUS aceita a intercessão de Moisés, mas prevalece a suprema vontade de DEUS. Geração condenada: (Nm 14:20-39; Hb 3:17-19), salvo Josué e Calebe, todos de vinte anos e para cima cairão no deserto sem entrarem na terra prometida.
Números 27-29. Depois da descrição fria e objetiva do que os espias descobriram em Canaã, estes versículos descrevem em termos mais coloridos a impressão que Canaã causou na maioria e o relatório que eles apresentaram a Moisés na presença da congregação, isto é, dos principais homens da nação (26; cf. 30). Um indício da atitude dos espias é dado nas suas primeiras palavras. Eles chamam Canaã de terra a que nos enviaste; geralmente, quando a terra é qualificada por uma cláusula relativa, é descrita como terra "que o Senhor lhes tem prometido dar," ou algo parecido (cf. 13:2; 14:16, 23, 30, 40; 15:2, etc.). Sempre que os espias descrevem a terra, eles evitam intencionalmente esta fraseologia (cf. 13:32). Eles continuam com uma animação aparentemente ainda mais positiva, dizendo que a terra verdadeiramente mana leite e mel (27) e mostram os frutos que colheram. Mas então, usando uma forte partícula adversativa porém (heb. 'epes kf; cf. Jz 4:9,11 Sm 12:14; Am 9:8), eles chamam atenção para os obstáculos que havia no caminho da conquista: o povo é forte (28: cf.18) e as cidades mui grandes e fortificadas (28: cf.19). E depois relacionam alguns dos habitantes da terra, os filhos de Enaque (28; cf.22). Os amalequitas, povo semelhante aos beduínos, viviam nas fronteiras meridionais de Canaã, e na península do Sinai (cf. Ex 17:8ss.; Nm 14:45; I Sm 15); os heteus viviam na região de Hebrom (Gn 23); os jebuseus em Jerusalém (Js 15:63; 11 Sm 5:6ss.); os amorreus também viviam nas montanhas, enquanto que os cananeus propriamente ditos viviam ao longo do litoral marítimo e nos vales. Os cananeus deram o seu nome a toda a região, e em algumas passagens quaisquer dos habitantes pré-israelitas de Canaã são chamados de cananeus (cf. 14:45; Gn 13:7). Estes detalhes em primeira mão a respeito dos moradores da terra deram ao relatório dos espias um toque de autoridade, e sem dúvida ajudaram a convencer o povo da impossibilidade da sua conquista. Mas ao mesmo tempo eles lançaram um desafio, indireta mas totalmente, às promessas divinas. Até este ponto a frase terra que mana leite e mel sempre estivera ligada com a promessa de que DEUS iria dar essa terra e seus habitantes, várias vezes mencionados aqui, a Israel (Ex 3:8, 17; 13:5; 33:3; Lv 20:24). Os espias questionam a exeqüibilidade dessa promessa. Eles consideram a presença dessas outras nações como um obstáculo intransponível à invasão, não como confirmação do propósito de DEUS. Números 30-33. A tentativa de Calebe de acalmar o povo e reacender a sua fé nas promessas (subamos, possuamos, heb. 'ãlàh, yãras são palavras chave em Ex 3:8, 17; 33:3 e Lv 20:24) é imediatamente repelida pelos outros espias, com uma representação falsa e ainda mais ultrajante (31-33). Desta vez as palavras deles são cognominadas de "infamantes", o que significa não apenas que eles descrevem a terra como má, mas que as suas acusações contra ela são falsas. A sua alegação de que ela devora os seus habitantes (32), isto é, que eles tendem a morrer devido ao seu ambiente hostil (Lv 26:38; Ez 36:13), é falsa. Veja Levítico 18:25,28, onde se faz uma personificação semelhante da terra. Finalmente, eles voltam aos homens de estatura elevada, os filhos de Enaque, a quem eles descrevem com hipérboles fantásticas como Nefilins, isto é, os semi-deuses Que viviam na terra antes do dilúvio (Gn 6 :4). "Éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também o éramos aos seus olhos." (33; cf. Is 40:22). Segundo a lei oriental antiga, aqueles que fizessem acusações falsas eram punidos recebendo a sentença que os acusados receberiam, se fossem condenados (Dt 19:16-19). Os espias haviam acusado falsamente a terra, de ser homicida;
portanto, podiam esperar receber, eles mesmos, a pena de morte. Este princípio é posto em prática no resto da história. Os espias encontram morte súbita (14:37). O povo que aceita o falso testemunho da maioria, e não a evidência em contrário de Calebe e Josué, sofre de morte semelhante. O destino que eles temiam encontrar em Canaã, de fato Ihes sobrevém no deserto (14:3, 29-34). O medo da maioria dos espias abate a fé dos demais, mas Josué e Calebe são homens de fé e rebatem o relatório funesto apresentado por eles.. JOSUÉ... E CALEBE. Tanto Josué como Calebe resistiram à opinião majoritária dos espias. Tendo como base do seu relatório um firme compromisso com DEUS e a plena confiança nas suas promessas a Israel, recusaram a admitir a decisão, por maioria esmagadora, do povo de DEUS mesmo arriscando suas próprias vidas com essa recusa (vv. 6-10). Esse evento crucial, na viagem de Israel no deserto, ensina-nos que não devemos admitir que a opinião da maioria, até mesmo da igreja, esteja sempre certa. Os crentes fiéis devem estar dispostos a ficar firmes à base da Palavra de DEUS, mesmo se a maioria estiver contra eles (ver 2 Tm 1.15). 13.32 INFAMARAM A TERRA. A incredulidade dos dez espias tinha duas dimensões: (1) a fidelidade que DEUS sempre demonstrara ao seu povo não levou esses dez homens a um relacionamento de lealdade com Ele, e (2) não confiavam em DEUS, nem nas suas promessas a respeito do seu futuro (cf. Gn 15.18; 17.8; Êx 33.2). Sua falta de fé contrastava nitidamente com a fé que Calebe e Josué manifestavam.
O medo é uma constante atual na vida humana, sendo gerado principalmente pela falta de fé em DEUS, ou seja, na falta do crer no controle e poder de DEUS sobre tudo e sobre todos.
Por Escola Bereana ADVEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário