TEXTO ÁUREO
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.”
(Jo 3.3).
VERDADE PRÁTICA
O Novo Nascimento é o modo bíblico de
transformação radical da natureza do pecador.
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
João 3.1-9,16.
1 — E
havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 — Este
foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo
de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for
com ele.
3 — Jesus
respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer
de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 — Disse-lhe
Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a
entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 — Jesus
respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e
do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 — O
que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 — Não
te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 — O
vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para
onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 — Nicodemos
respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
16 — Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A Bíblia denomina como Novo Nascimento a obra de Regeneração produzida
pelo Espírito Santo. A conversa entre Jesus e Nicodemos, um doutor da Lei,
revela um dos textos bíblicos mais relevantes para a explicação da Doutrina
Bíblica da Regeneração. Essa obra pode ser também designada como “transformação
de vida de dentro para fora”, “nascimento espiritual” ou “recriação interior da
vida espiritual de uma pessoa”. Essas e outras sentenças estão presentes no
estudo intitulado de “Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual”, que se
encontra na Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I)
Relatar a conversa entre Jesus e Nicodemos; II) Examinar a Doutrina da
Regeneração; III) Elencar os meios da obra regeneradora.
B) Motivação: O tema
da Obra da Regeneração encontra-se hierarquicamente subordinado à Doutrina da
Salvação, ou seja, ao estudo teológico da Soteriologia. Esse conceito
relaciona-se com o processo de transformação espiritual e moral que resulta de
uma mudança profunda no coração e na personalidade do pecador. A Obra de
Regeneração constitui a fundamentação de toda a Ética Cristã, servindo como
ponto de referência para uma nova forma de pensar, sentir e agir na vida
daquele que foi regenerado.
C) Sugestão de Método: O tema
da Regeneração Cristã pode abordar diversos tópicos que possibilitam uma
reflexão profunda sobre como vivemos a nossa vida moral e espiritual. Assim,
sugerimos que destine um tempo no final da aula para um momento de
introspecção. Incentive a turma a ponderar sobre a necessidade de transformação
nas suas vidas pessoais. Por exemplo, você poderá levantar as seguintes
perguntas: Quais valores estão alinhados com o processo de regeneração que
experimentei? Existe coerência entre estar regenerado e não demonstrar
evidências na minha vida de que essa Regeneração realmente ocorreu?
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A
Palavra de Deus revela de forma clara que o pecador que experimenta a Obra de
Regeneração vê a sua vida espiritual e moral totalmente transformada, visando
glorificar a Deus em todos os aspectos da sua existência.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 101,
p.37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao
final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de
sua aula: 1) O texto “Nicodemos”, localizado depois do primeiro tópico,
aprofunda as informações a respeito de Nicodemos; 2) No final do segundo
tópico, o texto “O Amor de Deus” estabelece uma correlação entre a Obra da
Regeneração e a Obra do Calvário como ato do Amor de Deus.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos uma das mais significativas obras do Espírito Santo: a Regeneração. Com base no diálogo entre Jesus e Nicodemos, analisaremos a realidade do Novo Nascimento, percebendo a Regeneração como uma ação única de Deus por meio do Espírito. Adicionalmente, destacaremos a importância dessa extraordinária obra na vida do pecador e os meios que Deus disponibiliza para que possamos vivenciar a experiência da Regeneração.
Palavra-Chave:
REGENERAÇÃO
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“NICODEMOS
Deus é especialista em encontrar e transformar pessoas que consideramos
fora de alcance. Demorou algum tempo para que Nicodemos deixasse de ser um
discípulo anônimo, mas Deus foi paciente com este crente ‘secreto’. [...] Sabemos
pouco sobre Nicodemos, mas sabemos que ele saiu transformado daquele encontro
com Jesus; saiu com um entendimento completamente novo a respeito de Deus e de
si mesmo.
Nicodemos era um dos membros do Sinédrio. Ele estava presente quando
levaram Jesus para ser julgado (Jo 7.50). À medida que o grupo discutia sobre
como poderia eliminar o Mestre, Nicodemos levantou a questão da justiça. Apesar
de sua objeção ser rejeitada, ele falou. Uma mudança foi operada em sua vida.
A última ilustração sobre Nicodemos mostra-o unido a José de Arimateia
para solicitar o corpo de Jesus, a fim de providenciar o enterro (Jo 19.39).
Mesmo percebendo que se arriscava, Nicodemos praticou um ato corajoso. Ele
continuou a crescer na fé cristã.
Deus espera por um desenvolvimento firme, não uma perfeição instantânea.
Seu crescimento espiritual atual condiz com o tempo que você conhece Jesus?
[...] Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de
seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos
dos rumores.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro:
CPAD, 2022, p.1419).
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
“Provavelmente por suas muitas ocupações, por desejar ser discreto ou
mesmo por temer ser descoberto, Nicodemos procurou Jesus de noite. As conversas
à luz do dia entre os fariseus e Jesus tendiam a ser hostis, mas Nicodemos
queria realmente aprender. Este homem provavelmente recebeu muito mais do que
esperava: um desafio para uma nova vida!” Amplie mais o seu conhecimento, lendo
a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, editada pela CPAD, p.1419.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
O AMOR DE DEUS
“[...] A nossa salvação acontece
quando olhamos para Jesus, crendo que Ele irá salvar-nos. Deus nos tem dado
este precioso Caminho, a fim de que possamos ser curados da ferida fatal,
infligida pelo pecado! [...] O amor de Deus não é estático ou egoísta; alcança
e atrai os outros. Aqui, percebemos que Deus estabeleceu o exemplo do
verdadeiro amor, a base para todos os relacionamentos amorosos: quem ama alguém
carinhosamente está disposto a dar-se gratuitamente, a ponto de sacrificar a si
mesmo. O amor de Deus o levou a pagar o preço da redenção do homem: a vida de
seu Filho; o mais alto preço que Ele poderia pagar. Jesus aceitou nossa
punição, pagou o preço por nossos pecados, e nos ofereceu uma nova vida, que
comprou para nós. Quando partilhamos as Boas Novas com os outros, nosso amor
deve ser como o de Jesus; devemos prontamente desistir de nosso conforto e
segurança, caso seja necessário, para que outros possam unir-se a nós e receber
o amor de Deus!” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de
Janeiro: CPAD, 2022, p.1413).
SUBSÍDIOS ENSINADOR
CRISTÃO
O NOVO NASCIMENTO
Nesta lição, estudaremos sobre o novo nascimento como modelo bíblico de
transformação radical da natureza do pecador. Essa transformação recebe também
o nome de “regeneração”. Na noite em que Nicodemos, um sábio fariseu e
principal dos judeus, encontrou-se com Jesus, o Mestre destacou um dos
ensinamentos mais preciosos do Evangelho: “Aquele que não nascer de novo não
pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). A experiência do novo nascimento trata-se
da obra do Espírito Santo no interior daquele que crê, uma mudança que ocorre
no comportamento da pessoa que verdadeiramente aceitou Jesus como Salvador.
A transformação gerada pelo Espírito na conduta daquele que crê ocorre,
inicialmente, na maneira de pensar. O apóstolo Paulo destaca que pelo
conhecimento da Palavra de Deus se crê e, imediatamente, uma mutação tem início
no coração do crente (Rm 10.17). Em seguida, a transformação tem continuidade
pela renovação do nosso entendimento (Rm 12.2). Uma vez que a graça do
Evangelho encontra espaço na vida de uma pessoa, levando-a à conversão de sua
fé e conduta, o Espírito opera a transformação espiritual.
A Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD)
discorre sobre essa transformação na vida do crente e enfatiza que ela deve ser
nutrida diariamente: “Em vez de se conformar com os valores e estilos de vida
mundanos, a nossa mente deve ser continuamente renovada e transformada no modo
divino de pensar (1Co 2.16; Fp 2.5). Isso só pode acontecer quando gastamos tempo
lendo e meditando na Palavra de Deus (isto é, ponderando mais e mais em seu
significado e como ela se aplica às nossas vidas; Sl 119.11,148; Jo 8.31,32;
15.7). Isso permitirá que as nossas visões, valores, comportamentos e planos
sejam dirigidos pela eterna verdade de Deus, e não pelos padrões passageiros e
enganosos do mundo” (2022, p.2051).
Investir tempo em oração e ocupar a mente nos ensinamentos da Palavra de
Deus são o modo mais adequado para aprender a disciplinar nossas ações e
submeter nosso coração à ação do Espírito Santo (1Tm 4.5). Quando nos colocamos
obedientes a Deus, com o coração quebrantado e um espírito voluntário para
aprender (Sl 51.10-12), alcançamos o entendimento da boa, agradável e perfeita
vontade de Deus (Rm 12.2). Que possamos entender o novo nascimento não como um
evento restrito ao dia em que aceitamos Jesus como único e suficiente Salvador,
mas como relacionamento diário com Deus tornando a mudança em nosso caráter uma
ação contínua do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
A obra de Regeneração do Espírito Santo possibilita ao pecador a
participação na natureza divina (Gl 4.7). Este recebe pleno acesso ao Reino de
Deus, bem como a sua filiação divina “aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).
Dessa forma, assim que o pecador se arrepende e aceita o Evangelho, o Espírito
Santo começa a residir nele e realiza a obra de Regeneração, capacitando-o para
enfrentar a sua velha natureza e garantindo que ele alcance a vitória total em
Cristo Jesus.
Lição 2: O Novo Nascimento
CPAD : E o Verbo se fez carne —
Jesus sob o olhar do Apóstolo do amor
Comentarista: Elienai Cabral
Capítulo 2
O Novo Nascimento e a Nova Vida
"Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que
aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus."
João 3.3
João 3.1-9,16
1-E havia entre os fariseus um
homem chamada Nicodemos, principe dos judeus.
2-Este foi ter de noite com Jesus
e disse-lhe: Rabi, bem sabe mos que és mestre vinde de Deus, porque ninguém
pode fazer estes sinais que tu fazei, se Deus não for com ele.
3- Jesus respondeu e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o
Reino de Deus,
4-Disse-lhe Nicodemos. Como pode
um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua
mãe e nascer?
5-Jesus respondeu: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar
no Reino de Deus.
6-O que é nascido da carne é
carne, e o que é nascido do Es-pirito é Espírito.
7-Não te maravilhes de te ter
dito: Necessário vos é nascer de novo
8-O vento assopra onde quer, e
ouves a sua voz, mas não sabes donde cem, nem para onde vai; assim é todo
aquele que é nascido do Espirito
9- Nicodemos respondeu e disse-lhe:
Como pode ser isso?
16- Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna.
Introdução
E |
ste capítulo obedece à ordem dos
temas das lições bíblicas. Por isso, o texto de João 1.19-2.25 não foi
comentado. Entretanto, torna-se indispensável tratarmos de modo sucinto esse
texto. No texto de João 1.15-34, o personagem que aparece é João Batista, o
qual, quando viu Jesus caminhando em sua direção junto ao rio Jordão, o apontou
como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29). A Biblia
diz que João Batista testificou sobre Jesus e o batizou em águas, quando viu o
Espirito Santo em forma de pomba descer e pousar sobre Ele, confirmando, assim,
que aquele era o "Filho de Deus" (Jo 1.34).
Logo a seguir, Jesus inicia seu
ministério convocando os primeiros discípulos que o seguiram. Estão entre eles
Pedro, André, Filipe, Natanael Jo 1.40-45) e Tiago e João (Mt 4.21). Esses
primeiros discipulos foram com Jesus a um casamento em Caná da Galileia, quando
Ele operou o milagre da transformação de água em vinho (Jo 2.1-12). Quando
Jesus foi ao Templo, aqueles homens testemunharam o Filho de Deus tomar um
azorrague de cordéis (chicote) e expulsar os vendedores de bois, pombas e
ovelhas. Esses animais eram comprados e entregues aos sacerdotes para serem
oferecidos em sacrificio pelos pecados de um povo que se encontrava totalmente
acomodado com aquela situação Jo 2.13-25), Jesus declarou em alto e bom som:
"Tirai daqui estes e não façais da casa de meu Pai casa de vendas"
(Jo 2.16).
A partir desses fatos, nos dois
primeiros capítulos do Evangelho de João, podemos adentrar no capítulo 3 no
qual encontraremos Nicodemos, um judeu considerado mestre em Israel, o qual foi
atraido pela 28 E o Verbo se Fez Carne
mensagem de Jesus e pelos sinais milagrosos operados por Ele. Nicodemos,
então, desejou ansiosamente ter um encontro mais reservado com Jesus, para não
ser visto pelas pessoas (Jo 3.2).
Jesus aceitou o convite para
conversar com esse mestre de Israel. Nesse diálogo, Jesus desafia a
religiosidade de Nicodemos e lhe mostra um novo caminho para chegar ao Reino de
Deus. Jesus atestou a Nicodemos a necessidade de um novo nascimento, destacando
a obra regeneradora do Espírito Santo.
I- Jesus e Nicodemos
1. As ações de Jesus que despertaram a atenção
do povo de Jerusalém
Depois da operação limpeza no Templo, visto como um ato de coragem e
ousadia, Jesus dá prosseguimento ao seu ministério terreno, assustando a alguns
judeus habituados aos abusos com tudo aquilo que era sagrado na Casa de Deus
(Jo 2.12-25). Ao mesmo tempo, Cristo demonstrou a razão de suas ações e de seu
discurso diante de todos. Logo, Ele passou a ser notado e acompanhado. Por
esses episódios, Jesus não era mais um desconhecido em Jerusalém, porque a fama
dos seus milagres operados na cidade estava espalhada no meio do povo e, agora,
os chefes religiosos também o conheciam. Foi nesse ambiente que Jesus chamou a
atenção daquele mestre de Israel Jo 3.1), cha mado Nicodemos. Na lingua grega
do texto, Nicodemos era um "ho didaskalos tou Israel", ou seja,
"um mestre em Israel", como já falado. Ele era respeitado pela
bagagem teológica judaica que possuía, mas evitava expor-se para falar coni
Jesus. Seu interesse em conversar com Cristo em particular objetivava discutir
algumas colocações teológicas de Jesus diferentes do que estava acostumado a
ouvir,
2. Ora, afinal quem era Nicodemos?
Era um fariseu zeloso formado,
quem sabe aos pés de algum rabino com a doutrina do judaismo, preferindo adotar
o credo dos fariseus dentro do judaismo. Ele seguia uma linha de conduta que o
mantinha reservado e separado (não isolado) do povo. Os fariseus se recusavam a
adotar costumes de outros credos e eram exigentes quanto a regras éticas e
religiosas. Os fariseus diferiam de outros grupos dentro do judaismo, como os saduceus,
os essénios, os zelotes e os herodianos. O maior grupo era dos fariseus.
Nicodemos era uma autoridade dentro do Sinédrio judaico uma corte suprema da
lei judaica constituída de juizes que julgavam e governavam o povo. Ele também
era teólogo com conhecimento das Escrituras e procurava seguir os principios
que regiam o sistema farisaico, além das responsabilidades dentro do Sinédrio.
Percebe-se na narrativa de João que Nicodemos era um homem sincero e temente a
Deus. Acompanhando todos os acontecimentos que envolviam a pessoa de Jesus,
Nicodemos, ciente de que os sacerdotes e outros membros do Sinédrio não aceitavam
que ele fosse um importante membro daquela corte suprema da lei judaica, teve
coragem de se expor defendendo Jesus perante os principais sacerdotes (Jo
7.46-52). O Novo Testamento não afirma, mas a tradição histórica cristă diz que
Nicodemos foi batizado depois por Pedro e João. Em função de sua exposição em
favor de Cristo e dos apóstolos, Nicodemos sofreu perseguições e provações da casta
sacerdotal que havia em Jerusalém.
3. No encontro com Jesus de noite, Nicodemos ouve Jesus (Jo 3.2)
De algum modo, Nicodemos sabia
que Jesus não era um homem comum, nem um profeta exótico. Ele percebeu que
Jesus sabia de coisas que ele nunca ouvira antes e que falava com autoridade
que era do alto. Ansioso por conhecer Jesus de perto, Nicodemos foi cortês e
não usou de nenhuma hostilidade nas suas palavras para com Jesus, porque sabia
que havia algo de novo no discurso dEle. Nicodemos o reconhece e o chama
"Rabi", porque ouviu de Jesus palavras faladas de forma racional e
com espiritualidade ao mesmo tempo. Ele percebeu que os milagres operados por
Jesus não eram meros sinais de sua deidade, mas eram provas suficientes de que
Ele era mais do que um mestre e operador de milagres. Era, de fato, o Filho de
Deus, revelado por suas obras.
4. Como ocorreu o diálogo
entre Jesus e Nicodemos (Jo 3.3-8)
Algumas afirmações feitas por
Jesus deixaram Nicodemos assombrado. A ideia de uma pessoa ter de "nascer
de novo" para poder ver o Reino de Deus (Jo 3.3) parecia uma teologia
inaceitável para a sua mente. Jesus usa uma linguagem figurada para falar do
Reino de Deus e ensina ao mestre de Israel que para adentrar ao Reino de Deus
preci-saria "nascer da água e do Espírito" (Jo 3.5) dois elementos
essenciais à entrada no Reino de Deus. Pela "água", Jesus lembra a
mensagem de João Batista sobre a demonstração de arrependimento dos pecados e o
afastamento das coisas antigas. Ao falar do "Espírito", mais uma vez.
Jesus lembra o que João Batista prenunciou como sendo o "dom
sobrenatural" do Céu para participar do Reino de Deus. Os teólogos, ao
longo da história da igreja, debatem o significado da "água" e ima
ginam interpretações que fogem completamente ao sentido teológico desse
elemento. O que importa entender é que água se refere ao ato batismal como
sinal de arrependimento e confissão pública de fë na mensagem do Filho de Deus.
II- O Novo Nascimento É Operado pela Obra de
Regeneração
1. O que é novo nascimento
"Novo nascimento é uma
expressão implicita à Doutrina da Regeneração.
Regeneração é um termo usado
teologicamente para se referir ao ato divino pelo qual o ser humano experimenta
uma radical mudança interior. A palavra "regeneração" é oriunda do
grego biblico como "palingenesia" que, literalmente, significa
"voltar a ser gerado. outra vez". Foi o que Jesus propôs a Nicodemos:
"aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (Jo
3.3). Biblicamente, é uma mudança efetivada pela graça de uma natureza carnal
para uma vida espiritual (Tg 1.18,21). O apóstolo João faz uma narrativa
especial dando destaque a um homem da casta religiosa dos judeus O Novo
Nascimento e a Nova Vida | 31
chamado Nicodemos, que era mestre em Israel e pertencia ao segmento
judaico dos fariseus. Ele havia sido atraído pela mensagem de Jesus sem nunca
ter conversado com Ele, mas, não querendo se expor para os demais fariseus, não
tinha coragem suficiente para declarar que acreditava nos ensinos de Jesus, mas
tinha alguns questionamentos, como já explicado.
Regeneração e novo nascimento
produzem o mesmo resultado porque são a mesma coisa. Por uma questão de
linguagem, Jesus usou a metáfora do "novo nascimento" para que
Nicodemos pudesse entender a essència do assunto.
2. A obra de regeneração é obra exclusiva de
Deus
As mais variadas conceituações e
definições são dadas pelos estudiosos da doutrina. Entretanto, sem precisar nos
deter nesses conceitos variados, entendermos que a melhor definição da obra de
regeneração define-se como "um ato de Deus que opera a mudança no coração
de um pecador, mediante a sua conversão, que é o re conhecimento de que é
pecador e de que precisa dessa obra em sua vida". A conversão é a porta de
entrada para o Reino de Deus. Não há outro modo, como não há conflito entre as
Pessoas da Trindade para a realização da regeneração, pois Pai, Filho e
Espírito Santo operam em intima parceria, Cabe ao Espírito Santo a obra
regeneradora que opera a nova vida no pecador. Em sua Epistola, Tiago entendeu
esse processo e escreveu:
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das
luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Segundo a sua vontade,
ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias das
suas criaturas. (Tg 1.17,18)
3. A necessidade da regeneração
O ato de regenerar significa
"gerar outra vez". No campo fisico, esse ato é impossível, mas no
campo espiritual implica a obra do Espirito de Deus (Jo 3.5). Sua necessidade
na experiência humana refere-se à pecaminosidade adquirida pelo homem na Queda.
O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: "Pelo que, como por um homem entrou
o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos
os homens, por isso que todos pecaram" (Rm 5.12). Logo a seguir, no
versiculo 19, Paulo escreveu: "Porque, como, pela desobediència de um só
homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos
foram feitos justos" Jesus foi o justo que, sendo obediente até à morte e
morte de cruz (Fp 2.8), conquistou para todos a oportunidade do resgate da
velha vida para uma nova vida. O apóstolo Pedro escreveu em sua Epistola que
foi necessário a vinda de um Justo para, por sua morte, salvar da condenação os
injustos (1 Pe 3.18). Por isso, é necessário que haja o novo nascimento, ou
seja, a obra regeneradora do Espírito Santo.
III- A Natureza da Regeneração
A despeito dos equívocos de
alguns teólogos que desenvolveram falsas concepções acerca da natureza da
regeneração, entendemos que não basta professar uma fe cristä sem ter
experimentado a obra do Espírito Santo quanto à regeneração. Infelizmente,
existem cristãos na igreja que nunca experimentaram a obra regeneradora. São
crentes que gostam da igreja e do ambiente social, admiram os principios morais
e éticos da Casa de Deus, mas fecharam o seu interior para uma mudança
espiritual. Algumas delas até procuram cumprir com alguns deveres externos da
vida cristă, contudo não conseguem se libertar de algumas atitudes típicas do
"velho homem" (2 Pe 2.20-22). Entretanto, a regeneração é uma mudança
total e por inteiro, porque a pessoa se torna uma nova criatura em Cristo (2 Co
5.17).
1. Regeneração implica uma mudança de
disposições
Na verdade, as disposições
pecaminosas do pecador são transformadas para mudança na qualidade da alma.
Antes, essas qualidades eram depravadas e contrárias à nova vida em Cristo, mas
quando a pessoa é regenerada, suas disposições anteriores são removidas e ela é
revestida de uma nova indole conhecida como o "novo homem, que, segundo
Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade Ef 4.24).
2. Regeneração implica uma
mudança à semelhança de Deus
O apóstolo Paulo escreveu aos
Corintios: "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho,
a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma própria
imagem, como pelo Espirito do Senhor (2 Co 3.18. Aprendemos que aqueles que são
nascidos de Deus trazem a imagem de Deus. Cristo era e é a glória de seu Pai e
o padrão para toda nova criatura. Na Epistola aos Romanos 8.29, podemos ler
que: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem
conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogenito entre
muitos irmãos". Por isso, a imagem do Filho é formada nas pessoas
regeneradas (Gl 4.19
IV-Os Meios da Obra Regeneradora
A primeira noção que Nicodemos
tinha acerca do futuro Reino de Deus era uma noção política e material que
seria instalado no mundo pelo Messias. Ele anelava a chegada do Reino de Deus
que fora prometido e esperado por todos os judeus até os tempos modernos. Jesus
mostra a Nicodemos que o Reino de Deus não é comida, nem behida, nem politico,
nem material. O Reino de Deus é espiritual e abrangente, visto que alcança todo
o mundo. Foi uma surpresa para Nicodemos quando Jesus lhe disse que, para ter
acesso ao Reino, ele deveria experimentar um novo nascimento um nascimento
espiritual. Todavia, sabemos, sem sombra de dúvida, que não existem artificios
humanos para essa conquista sem a obra regeneradora do Espirito Santo como o
único meio possível indicado pela Palavra de Deus.
1. O primeiro modo da regeneração é operado
pelo Espírito Santo
Foi o Senhor Jesus quem falou a
Nicodemos que "nascer de novo" Jo 3.3) é uma obra do Espírito Santo. Jesus
faz uma relação do novo nascimento como o nascer da "água e do
Espirito" Jo 3.5). O nascer da água metaforicamente significa a obra
purificadora do Espírito. Muitos veem o termo água como uma referência ao
batismo cristão. Indiscutivelmente, o batismo cristão tem importância para quem
quer entrar no Reino de Deus, porque, no batismo em águas, o pecador faz sua
confissão pública de que Jesus é o caminho para quem deseja o Reino de Deus.
Pelo batismo, o crente declara a sua fe à sociedade, mas todos sabemos que a
água do batismo não tem poder algum de regeneração. O ponto de partida para
entrar no Reino de Deus é o batismo de arrependimento.
A obra do Espirito é algo
misterioso na vida do pecador, porque o Espírito Santo conduz o homem a
readquirir a semelhança moral de Deus, antes perdida pela Queda. O salmista
Davi declarou em Salmos 51.5: "Eis que em iniquidade fui formado, e em
pecado me concebeu minha mãe". O novo nascimento produz nova vida para o
pecador.
2. O segundo modo da regeneração é por meio
da Palavra de Deus
O apóstolo Pedro declarou em sua
Epístola: "[...] sendo de novo gerados, não de semente corruptivel, mas da
incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" (1
Pe 1.23). Tiago, irmão do Senhor Jesus, escreveu que "Segundo a sua
vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como
primicias das suas criaturas" (Tg 1.18). A Palavra de Deus é poderosa
porque cura, exorta, edifica e tem o poder de operar a regeneração. A Palavra
de Deus é a semente usada pelo Espírito Santo para gerar uma nova criatura. O
poder da Palavra de Deus requer das pessoas nascidas de novo apenas a
obediência à prática dos ensinamentos do Senhor .
Conclusão
Os efeitos da obra regeneradora
do Espirito Santo fazem.com que o pecador se torne participante da natureza de
Deus (Gl 4.7), Ele concede ao regenerado o acesso ao Reino de Deus, além da sua
filiação ao Pai, como disse Jesus a Nicodemos: "Mas a todos quantos o
receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deusc aos que creem no seu
nome (Jo 1.12). A partir do instante em que o pecador experimenta a
regeneração, o Espírito Santo passa a morar em seu interior, habilitando a nova
criatura a enfrentar os males dessa vida com fë em Jesus Cristo que morreu e
ressuscitou para vida eterna.
O novo nascimento é o único modo radical, sem interferência material, nem humana, para mudar de vida.
E o Verbo se Fez Carne
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