segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CPAD – AS PROMESSAS DE DEUS | Lição 02: Promessas de Deus para Israel

 


TEXTO ÁUREO

“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

” (Gn 12.3)

VERDADE PRÁTICA

Ainda que a queda espiritual tenha ocorrido com Israel, há uma gloriosa promessa ao remanescente fiel.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 12.1 -3; Romanos 9.1-5

Gênesis 12
1 – Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 – E iar-te-ei uma grande nação, e abençoar-te- ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 – E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Romanos 9
1 – Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
2 – tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3 – Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4 – que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;
5 – dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO
Amigo(a) professor(a), nesta lição, estudaremos sobre as promessas de Deus acerca da nação de Israel. O plano divino para tornar a descendência de Abrão uma grande nação tinha como propósito que Israel cumprisse o seu papel de nação sacerdotal, povo escolhido e separado para testemunhar as virtudes do Reino de Deus entre as demais nações. Para compreendermos melhor o desenvolvimento desse propósito, precisamos analisar alguns aspectos da promessa feita a Abrão; considerar quais outras promessas estão inclusas no chamamento do patriarca; e identificar qual a compreensão bíblica da promessa de salvação para a nação de Israel na atualidade.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da lição:
I) Detalhar a promessa divina a Abrão acerca de tornar a sua descendência uma nação sacerdotal que testemunharia os feitos de Deus entre as nações;
II) Elencar as promessas de Deus a respeito de Israel para o seu desenvolvimento como nação;
III) Destacar a posição de Israel no tocante à salvação e a promessa quanto ao seu futuro espiritual.
B) Motivação: As promessas feitas a Abrão eram acompanhadas de propósitos divinos específicos. Dentre estes propósitos, está a implementação do estabelecimento do Reino de Deus de maneira plena na Terra, algo que acontecerá no Reino Milenial, em que o Nosso Senhor Jesus reinará sobre toda a Terra. Finalmente, os servos leais e obedientes à Palavra de Deus serão reis e sacerdotes nesse novo tempo. Aproveite para conversar com seus alunos sobre o testemunho cristão neste tempo presente. Faça a seguinte pergunta: como estamos cumprindo os desígnios de Deus enquanto a Igreja de Cristo está neste mundo?
C) Sugestão de Método: O primeiro tópico desta lição descreve a promessa feita a Abrão no tocante à sua descendência se tornar uma grande nação. Nesse compromisso, Deus prometeu abençoar os que abençoassem a Israel e amaldiçoar os que o amaldiçoarem. Partindo desse princípio, peça aos seus alunos que enumerem as ocasiões, registradas na Bíblia, em que essa promessa se cumpriu. Ao final, pergunte à classe: podemos afirmar que Deus tem o mesmo tratamento a respeito dos crentes atualmente? Permita um momento para que os alunos expressem suas opiniões.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: As promessas de Deus para a nação de Israel revelam os propósitos divinos para o seu povo no passado. De modo semelhante, as promessas que Deus nos faz apontam que Ele tem propósitos especiais para cada etapa da nossa vida. Se quisermos ver as promessas de Deus se cumprirem, assim como foi com os servos de Deus na antiguidade, precisamos assumir uma posição de fé e obediência constantes e não perdermos de vista a perspectiva quanto ao chamado divino (Veja z Pedro 13-11).
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) 
Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à lições Bíblicas Adultos. Na edição 99, p. 37, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “PROMESSA”, localizado depois do primeiro tópico, destaca o cumprimento das promessas divinas registradas no Antigo Testamento;
2) O texto “OS FILHOS DE DEUS PELA FÉ (Gl 3.24;4.7)”, localizado após o segundo tópico, aborda a questão da decência espiritual dos cristãos em Abraão, o patriarca do povo judeu.

INTRODUÇÃO

As promessas divinas para Israel foram proferidas há mais de 4.ooo anos antes do advento do Senhor Jesus. Tudo começou quando Deus chamou Abrão e fez-lhe promessas a respeito do divino propósito de formar uma grande nação. Nessa chamada, está implícita as promessas para Israel como nação ímpar dentre todos os povos da terra, a fim de, de uma forma especial, cumprir os propósitos divinos para a humanidade. Por isso, nesta lição, veremos que muitas promessas de Deus para Israel são irrevogáveis. Elas foram feitas por Deus a Abraão, a Isaque, a Jacó, a Davi e confirmadas com o advento do Senhor Jesus Cristo.

PALAVRA-CHAVE: 

Descendência

AUXÍLIO TEOLÓGICO

PROMESSA
“[…] A mensagem central do Novo Testamento é que as promessas de Deus no Antigo Testamento foram cumpridas com a vinda de Jesus Cristo. As numerosas fórmulas de citação de Mateus são evidências desse tema. Em Lucas 4.16-21, Jesus pronuncia o cumprimento da promessa de Isaías (sobre o ministério do Messias, Is 61.1-3) na sua própria vida. O livro de Atos declara especificamente que o sofrimento e ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo são o cumprimento das promessas do Antigo Testamento (At 2.29-31; 13.32-34). A identidade de Jesus como descendente de Davi (At 13.23) e como profeta semelhante a Moisés (At 3.21-26; cfr. Dt 18.15-18) também é considerada o cumprimento do Antigo Testamento. A visão de Paulo sobre as promessas de Deus está resumida nesta declaração: (Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para a glória de Deus, por nós” (2Co 1.20). De acordo com Romanos 1.2,3, Paulo considera o evangelho como a mensagem que Deus antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho. Romanos 4 descreve a fé de Abraão em termos da sua confiança nas promessas de Deus, o que leva à sua justiça. Apresenta-o também corno nosso modelo de fé nas promessas de Deus. A famosa expressão segundo as Escrituras em 1 Coríntios 15.3,4 é, em certo sentido, entendido por Paulo como o cumprimento das promessas de Deus a respeito da morte e ressurreição de Cristo” (LONGMAN III, Tremper. Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,p. 4o7).

AUXÍLIO TEOLÓGICO

OS FILHOS DE DEUS PELA FÉ (Gl 3.24-4.7).
“[…] Se todos os crentes estão se tornando semelhantes a Cristo, se todos os crentes professaram a fé e se uniram ao corpo de Cristo, então esta união deixa de lado todas as outras diferenças superficiais. Embora seja verdade que no corpo de Cristo, judeus, gentios, escravos, livres, homens e mulheres ainda conservam as suas identidades individuais, Paulo exalta a sua unidade todos vós sois um em Cristo Jesus. Todos os rótulos tornam-se secundários entre aqueles que têm a Jesus em comum. […] Tornar-se filho de Deus (Gl 3.26) e tornar-se um em Cristo (3.28) significa que aqueles que são de Cristo são descendência de Abraão. Os judeus acreditavam que eram automaticamente o povo de Deus porque eram descendentes de Abraão. Paulo concluiu que os filhos espirituais de Abraão não eram os judeus, nem aqueles que tinham sido circuncidados. Os filhos de Abraão são aqueles que respondem a Deus com fé, como Abraão tinha feito. A única diferença é que a nossa resposta deve ser a Cristo, como Salvador. Como nós respondemos positivamente, nós somos herdeiros. Em outras palavras, todas as promessas que Deus fez a Abraão pertencem a nós. Respondendo a Cristo com fé, nós seguimos o antigo caminho de Abraão, um dos primeiros justificados pela fé. Ele confiou em Deus, e nós também. Mas a nós foi acrescentada a oportunidade de valorizar o preço que Cristo teve que pagar para assegurar a nossa participação na promessa” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD , 2009, pp. 282, 283).

CONCLUSÃO

As promessas de Deus para Israel não podem falhar. O que Deus prometeu a Abrão, a Isaque e a Jacó se cumpriu em parte; e terá seu cumprimento pleno nos tempos futuros, quando o Senhor Jesus voltar em Glória e implantar o seu glorioso Reino do Milênio. Lembremos da Palavra de compromisso do Senhor: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13).

CPAD Adultos – TEMA: AS PROMESSAS DE DEUS – Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que

| Lição 02: Promessas de Deus para Israel

 


"Ora, O SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.1-3).

 INTRODUÇÃO

  As promessas de Deus a Israel começam a ser proferidas cerca de mais de 4.000 a.C., quando chamou o caldeu Abrão e fez-lhe promessas acerca do seu grandioso propósito para criar uma grande nação e, mais do que isso, para atender ao propósito de Deus de salvar a humanidade perdida por causa da desobediência dos primeiros pais, que, em lugar de ouvir e perseverar na vontade divina, preferiram ouvir a voz contrária do Diabo, o que resultou na tragédia espiritual que foi passada para todos os homens e cujos efeitos fazem-se ver e sentir até os dias atuais.

  Deus usa anjos quando não encontra alguém na terra para usar. Na chamada de Abrão, depois chamado Abraão (Gn 17.5), a narrativa biblica do Gênesis mostra-nos que o Senhor queria escolher um homem que ouvisse a sua voz e que tivesse disposição espiritual, mental e moral para segui-lo, obedecendo a sua vontade. Em Abrão, podemos perceber que as promessas que lhe foram feitas pelo Senhor ultrapassariam as fronteiras da nação de Israel e alcançariam toda a humanidade. Em cumprimento à promessa de Deus a Adão, de que, da "semente da mulher" (Is 7.14) nasceria o vencedor da grande batalha cósmica contra Satanás, que, ao ressuscitar, venceu a morte, o pecado, o mundo e o Maligno (Is 53.4, 5, 12); existiria um que haveria de ferir a "cabeça da serpente", o Diabo (Gn 3.15), o que se cumpriu, profeticamente na pessoa de Cristo Jesus, nosso Salvador. Sendo essa a primeira promessa de Deus para a redenção da humanidade, Ele foi ferido na cruz, mas, como "Deus entre nós", foi o grande vencedor (Mt 1.20-23; Rm 5.18,19).

   Israel, como nação escolhida por Deus, eleita predestinada antes mesmo da sua existência, não soube reconhecer qur, do seu seio, Jesus Cristo era "a semente da mulher" que derrotaria o Diabo em todos os aspectos. Jesus era o Messias prometido para redimir Israel e todos dentre os homens que o recebessem como Salvador. Ainda hoje, os planos de Deus para com Israel não mudaram. A Igreja não substituiu Israel, como alguém prega, mas, na sua história, Deus abriu um parentese indefinido no seu kaiós (tempo de Deus) para que os gentios tivessem oportunidade de conhecer a Cristo como seu Senhor e Salvador e, como salvos, fizessem parte da Igreja, juntamente com os que, dentre os judeus, aceitam a Cristo da mesma forma. Que Deus nos faça entender o grande significado para a Igreja e para o mundo das promessas feitas a Israel por meio do patriarca Abraão.

  I-ISRAEL: A PROMESSA DA CRIAÇÃO DE UMA GRANDE NAÇÃO

  Deus, na sua soberania, escolheu (e escolhe a quem Ele quer. Para criar a grande nação israelita, Ele fixou o seu olhar sobre um homem que, pela lógica, não poderia ter sido considerado capaz de, além de ser Pai da nação hebreia, ser também "Pai na fe de todos os que creem em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

  Quando Deus chamou Abrão As primeiras promessas de Deus a Israel foram feitas diretamente a Abrão quando este ainda habitava em Ur dos calleus, na antiga Mesopotámia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente 2.000 a.C., no meio da uma familia que adorava deuses estranhos (ver Js 24.2). Não há, porém, uma referència clara na Biblia de que Abrão tenha sido praticante da idolatria.

  Deus costuma chamar e usar pessoas "improváveis". Saulo de Tarso era um violento perseguidor dos cristãos, chegando ao ponto de sair de Jerusalem para prender e mandar à morte os seguidores do Nazareno. Deus, todavia, chamou-o de forma surpreendente no caminho de Damasco (At 9.1-6, 15).

  As condições para a chamada de Abrão

  Deus chamou-o de modo direto e indubitável (Gn 12.1-3). No chamado de Deus para Abrão para ir a uma terra que ele não conhecia (Hb 11.8), ο Senhor mostrou-lhe as condições: ele teria que sair da sua terra e do meio dos seus familiares e parentes. Só mediante essas condições, o Senhor realizaria grandiosas promessas, que haveriam de ser cumpridas cabalmente, mesmo a despeito de momentos de fraqueza do patriarca, descendente de Sem, filho de Noé (Gn 11.24-30; 12.1), Abraão, considerado pai da fé O apóstolo Paulo, em Gálatas 3.7-9, fala-nos de una grande promessa de Deus, considerando que Abraão seria pai da fë para todas as pessoas que acritam, pela fe, a Cristo como o seu Salvador. Além de serem "filhos de Abrão", "são benditos com o crente Abraão". Somos "descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa" (Gl 3,29).

  Na chamada de Abrão (Abraão), ficaram implicitas as promessas de Deus a Israel, nação impar, na sua origem, incluida nos planos divinos, de forma especial, como nação eleita e predestinada dentre todos os povos para cumprir grandes propósitos para toda a humanidade.

  1. "E far-te-ei uma grande nação" (v. 2)

   Essa promessa tinha como propósito profético certificar a Abrão de que o Senhor Deus, nos seus designios, haveria de criar uma grande nação, Israel, que deveria ser diferente de todas as nações do mundo, com características especiais. Tal propósito foi evidentemente cumprido em tempos futuros. Um aspecto muito interessante e além da lógica humana foi que, quando Deus fez essa promessa, Abrão já era um homem de idade avançada, com 75 anos, e a sua esposa, Sarai, uma mulher estéril.. Após alguns anos e passar por várias terras, inclusive pelo Egito, onde correu sério risco de perder a sua esposa (Gn 12.10-20), o Senhor renovou mais uma vez sua promessa de que Abrão seria pai de uma grande nação (Gn 15.4).

  O "Pai da fe" fraquejou após 10 anos, quando ja tinha 85 anos. Ele ouviU o conselho errado da sua esposa e uniu-se à sua serva, Agar, de quem teve um filho, que recebeu o nome de Ismael (Gn 16.11). Aos 99 anos, Deus mudou o seu nome de Abrão (Pai exaltado) para Abraão, "Pai de uma multidão de nações, e mudou o nome de Sarai, "Princesa", para Sara, "Mãe das nações (Gn 17.15, 16). Isso é uma prova de que, mesmo homens de Deus do maior conceito podem falhar, errar e até pecar.

 2. "E abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção

   Abrão já era bem conhecido na sua terra como um lider importante, mas uma bênção" (v. 2) o Senhor quis promover o seu nome numa dimensão jamais imaginada por ele. Quando Deus resolve engrandecer alguém, e a pessoa coloca-se diante dele com humildade, nada pode impedir o designio divino. O salmista Davi, em hino de adoração a Deus, reconhecendo a grandeza do seu plano na sua vida, disse: "Também me deste o escudo da tua salvação e, pela tua brandura, me vieste a engrandecer" (2 Sim 22.36).

   Essa promessa é por demais significativa. Abrão, filho de uma familia idolatra, foi escolhido por Deus para ser lider do povo de Israel. Ele ouviu solenemente o Senhor dizer-lhe: "Tu serás uma bênção". Como ele deve ter-se sentido ao ouvir tamanha promessa? Ele era, de fato, um grande homem na sua terra, mas demonstrou ser humilde diante de Deus. Decerto se sentiu grandemente galardoado por Deus com a palavra que ele jamais imaginou. A história do povo hebreu comprova que o patriarca Abraão foi, de fato, uma grande benção para eles.

  3. "E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem" (v. 3)

  Essa foi uma promessa dupla: de bênção e de maldição. O Senhor prometeu abençoar todas as pessoas ou povos que abençoassem Israel a partir do seu lider, escolhido pelo Senhor, e prometeu amaldiçoar a todos que amaldiçoassem Israel em qualquer tempo ou lugar. Ao longo da História, essa promessa tem-se cumprido plenamente. Pessoas, povos ou governos que são inimigos de Israel são alvo da maldição de Deus. Essa promessa foi repetida em Números 24.9.

   Balaque, rei dos moabitas, sabendo que o Senhor fizera mediante Israel contra seus inimigos, intentou amaldiçoar os israelitas e chamou a Balaão para cumprir esse intento maligno, visando a destruição do povo de Deus (ver Nm 22.6), mas Deus falou a Balaão: "Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é (Nm 22.12). O intento perverso de Balaque não teve éxito. Mesmo tendo oferecido dádivas a Balaão, três vezes, para que amaldiçoasse Israel, Deus não o permitiu

 4. "E em ti serão benditas todas as familias da terra" (v. 3)

  A escolha chamado de Deus a Abraão não foram apenas para ele ser pai de uma nação eleita, mas também para evidenciar o propósito de Deus de abençoar todas as familias da terra ou todas as nações. Tal propósito foi fazer da nação israelita uma nação missionária da qual haveria de nascer Jesus Cristo, o Deus encarnado, para trazer a salvação a todos os homens, desde que atendam à condição fundamental para isso, que é crer nEle Jo 3,16.

   Sem a menor dúvida, a maior bênção de Deus por meio de Israel foi o fato de Jesus Cristo, nascido judeu, ter sido enviado para a salvação do mando Jo 4.42). Jesus referiu-se a esse auspicioso fato, extensivo aos gentios (ver Jo 4.22,23).

  II-OUTRAS PROMESSAS A ISRAEL

  1. A promessa de um filho a Abraão

  Além das solenes promessas de Deus a Abraão, com 75 anos, Sara, a sua esposa, também era de idade avançada, além de estéril, o que por si só é contra toda a lógica humana. Ainda assim, o Senhor prometeu-lhe um filho, que sería o seu herdeiro, para cumprir a promessa de que, por meio dessa criança, faria da descendència de Abraão uma grande nação. A promessa foi tão estranha que Abraão argumentou com Deus de que provavelmente o seu servo Eliezer seria o seu herdeiro. Deus no entanto, asseverou-lhe que iria cumprir a promessa na sua vida (ver Ga 15.4-6.

   O tempo passava, e Sara, com 75 anos, percebendo a impossibilidade de dar um filho a Abraão, aconselhou-o a tomar a sua serva, Agar, que era egipcia, para ser a sua mulher e ter o filho com ele. Abraão, já com 85 anos, ouvindo o conselho errado da esposa, uniu-se a Agar e teve um Filho com ela, a quem denominou de Ismael, nome dado por Deus com o significado de "Deus me ouviu" (Gn 16). Essa união foi motivo de inveja, intriga e perseguição de Sara para com Agar, mas o Senhor teve misericórdia da serva e do seu filho (Gn 16.8-12).

  Apareceu-lhe o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, e, ao levantar os olhos, o patriarca viu très varões em pé junto a ele. E a promessa mais uma vez foi repetida por meio dos anjos, causando motivo de espanto a Sara, que riu ao ouvir a mensagem (ver Gn 18.9-15).

   No tempo prometido por Deus, Sara concebeu quando Abraão tinha 100 anos de idade, e ela, 90 anos (Gn 21.1-8. Ela observou que Ismael caçoava do nascimento de Isaque. Com isso, Sara pede a Abraão que Agar e Ismael sejam expulsos do convivio com a sua familia.

  O rapaz, já adolescente, viu-se longe de casa com a sua mãe, no deserto de Berseba, e teve fome, sede e chorou. Agar ficou desesperada, mas o Senhor ouviu o seu pranto, proveu água para ambos e fez-lhes grandes promessas (Gu 219-21).

   Esses fatos provam que, para Deus cumprir as suas promessas, não h necessidade de arranjos ou atalhos. Ele vela pela sua Palavra para cumpri la Jr 1.12). Deus não se esquece das suas promessas. Após a morte de Sara, a Biblia diz que Abraão ainda se casou com Quetura, com mais de 100 anos, e teve seis filhos com ela (Gu 25.1-5).

  2. A promessa de um filho a Isaque

   Depois de todas essas coisas, antes de morrer, Abraão providenciou uma esposa para Isaque por meio do seu servo Eliezer. Este foi à. Mesopotamia e lá, por direção de Deus, encontrou a esposa para o filho do seu senhor. A jovem Rebeca, filha de Betuel, irmão de Abraão, acompanhou Eliezer, e Isaque foi ao seu encontro, casando-se com ela. E orou Isaque ao Senhor em favor da sua mulher, que era estéril. E, no tempo próprio, Rebeca deu à luz a gémeos, Esaú e Jacó (Gn 25.24-26).

  3. A promessa renovada

  O Senhor falou com Jacó e reiñerou-lhe a promessa feita a Abraão, de que Te daria aquelas terras (Gn 26.3,4). Isaque foi considerado o herdeiro da promessa (Hb 11.17-19) e, por isso, antes de morrer, concederia bençãos aos seus filhos, Esaú perdeu o seu direito de primogenitura, pois a trocou por um prato de comida (27.30-34). Orientado pelo seu pai, Jacó foi à casa de Labão, onde se casou com Raquel (Gn 28.1,2). Como ela era estéril, e devido a um estratagema de Labão, Jacó uniu- se a Leia e teve seis filhos. com ela. Mais tarde, Deus abriu a madre de Raquel, e esta concebeu dois filhos. Com a sua serva, Bila, Jacó teve dois filhos com Zilpa, serva de Leia, mais dois filhos, perfazendo as 12 tribos de Israel (Gn 29.32-35; 30.1- 26; e teve mais uma filha com Leia, Diná (Gn 30.20-21).

  Dessa forma, Isaque foi considerado o herdeiro da promessa. Esta escrito:

  Pela fe, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu uugenito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. E dai também, em figura, ele o recobrou. (Hb 11.17-19

  4. Promessa do Reino do Messias

  Deus falou por intermédio do profeta Isaias que, pela descendencia de Jessé, o pai de Davi, haveria de nascer aquele que seria o Messias, prometido para a redenção de Israel e de todos os que nEle creem como o seu salvador. Por isso, Jesus é chamado "O Filho de Davi" (Lc 18.37-40), o "Emanuel" (Mt 1.23; cf. Is 7.14).

   Jesus e a sua grandeza espiritual A promessa registrada em Isaias 11.1.2 tem caracteristicas jamais vistas em qualquer pessoa no mundo. O texto diz que Jesus teria sete espiritos de Deus, como lemos em Apocalipse 1.4; 3.1; 45 e 5.6. Há quem veja contradição na Biblia pelo fato de, na Trindade, só haver referència ao Espírito Santo, único Espírito que é Deus, ao lado do Paí e do Filho, Jesus Cristo.

   A resposta encontra-se no texto acima, dada por Deus a Isaía verdade, o texto mostra sete aspectos do Espirito Santo, o que indica perfeição absoluta, implicita no número 7, que, na tipologia hebraica representa o número de Deus" ou da perfeição. Assim, o Espirito Santo é :

  a) "O Espírito do Senhor". Trata-se do nome mais importante resume a condição divina da terceira pessoa da Trindade. Jesus diz Espirito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apr liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a porem liberdade aos oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor (Le 4.18, 19).

  b) O "Espírito de sabedoria". Jesus expressou que tinha a suf sabedoria de Deus na sua vida. Em vários trechos da Biblia, vemos Espirito de Deus tem essa característica e que a transmites a pessoas a Ele chama (Du34.9, ЕГ 1.17).

  c) O "Espirito de Inteligência". Deus då, pelo seu Espirito, intelig sobrenatural a quem quer usar, principalmente em momentos c como deu a Daniel. Quando o rei quis matar todos os sábios por este conseguirem interpretar o sonho não revelado da estátua simbolizava profética, a mãe do monarca disse a ele: "Há no teu reino um homem tem o espirito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai. Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores" (Dan 5.11).

  d) O "Espírito de Conselho". A promessa do nascimento de Jes "um menino", feita 740 a.C., diz: "Porque um menino nos nasceu, se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros e o seu n Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pat da Eternidade. Pra Paz" (Is 9.5).

  e) O "Espírito de Fortaleza". O Espírito do Senhor está apresentado como "Espirito de Fortaleza", porque Jesus é Deu Paulo, usado pelo Espírito Santo, disse: "Porque Deus não no espirito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação 1.7). O Espirito de Deus não é precipitado; é equilibrado. Ao tempo que é "espirito de fortaleza", é "de amor, e de moderação

 f ) O "Espírito de Conhecimento". Deus é Onisciente. Ele conhece as coisas em todos os tempos, O seu conhecimento e ilimitado orando pelos efésios, disse: "para que o Deus de nosso Senhor , o Pai da Glória vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria  e de revelação . “ Ef 1:17

  g)  "Espírito de temor do Senhor". O temor do Senhor significa elevado respeito e reverência ao seu santo nome. Não é sentimento medo, de pavor. Deus é amor, e o amor lança fora o medo". Esta escrito:

 "Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniquidade, nem acepção pessoas, nem aceitação de presentes. [-] E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR com fidelidade e com coração inteiro.” Cr 19.7.9; cf. 1 Jo 4.16-18, ARA).

  III. A PROMESSA DE SALVAÇÃO PARA ISRAEL

  Quando Paulo orava por Israel com tristeza, ele expressou a st sobre o povo eleito (ver Rm 9.3-5. Com essas qualificações destaca Paulo, vemos que o Senhor teve concertos com Abraão, Isaque e Ele cumpre a palavra prometida aqueles homens escolhidos por I proclamar o seu plano de salvação não apenas para Israel, mas para toda a humanidade. Quando o povo de Israel desobedece ao Senhor e clamou por misericórdia. Ele ouviu e ratificou o seu o com os patriarcas. Ex 2.24). As promessas feitas a Abraão de que pai de uma grande nação e, nele, seríam benditas todas as famílias terra, ainda está de pë, porque Deus não muda.

   A Biblia assegura-nos de que Israel será salvo, ainda que não totalmente ( ver Rm 9.26-28). Na mesma epistola, Paulo escreveu profeticamente “ E assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião Libertador, e desviará de Jacó as impiedades (Rm 11.26), Cremos ha contradição entre os dois textos bíblicos. No segundo, diz que Israel será salvo"; entendemos que quer dizer que haverá salvação em  todo o Israel, mas apenas "o remanescente é que será salvo.

   CONCLUSÃO

  Neste capitulo, vimos que o Senhor fezmuitas promesas a Israel. Em primeiro lugar, por meio de Abraão, as quais foram confirmadas a lsaque e a Jacó no tempo próprio do cumprimento da sua palavra. Deus não falia. Ele vela pela sua palavra pata cumpri-la. Tudo o que Deus prometeu a Abraão e a sua descendência. Ele cumpriu. Houve tempos em que Israel desobedeceia sua voz e deixou de cumprir o plano de Deus para o povo eleito, . Este sofreu terrivelmente a ponto de ser levado cativo para a Babilonia, para a Assiria, após ter sido advertido pelo Senhor. Mesmo assim, por misericordia, por amor do seu nome, Deus ouviu o clamor do sem povo e libertou-o. Quando Jesus veio ao mundo, nascendo como judeu por ação direta do Espírito Santo pregou o seu evangelho de libertação, mas Israel não compreendeu e rejeitou a Cristo, o Messias prometido na Antiga Aliança.

     As promessas de Deus a Israel não falharão. O que Ele prometeu a Abrão, a Isaque e a Jacó terá o seu cumprimento pleno, ainda que tempos futuros, quando Jesus voltar em Glória para implantar o Milenio e o seu reino eterno, que não passará mais para nenhum outro poder. cristãos, temos o dever de orar por Israel para que o Senhor der sobre aquele povo uma chuva de bênçãos, sobretudo, lembrando-li que Jesus Cristo, filho biológico de Maria, e de José, o seu pai adotivo Messias, prometido nas Escrituras do Antigo Testamento (Is 7.14; Is 9. 6.7).

   AS PROMESSAS DE DEUS – Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que



 

 

 

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