quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

CENTRAL GOSPEL MAX - LIÇÃO 5 : UM REPOUSO PARA O POVO DE DEUS

 


TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Hebreus 4-1,3-11

1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás.

3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

4 Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.

5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.

6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas

não entraram por causa da desobediência,

7 determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia.

9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.

10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

TEXTO ÁUREO

Portanto, resta ainda

 um repouso para

 o povo de Deus.

Hebreus 4.9

Resumo Geral –

Sumário

1- AS BOAS NOVAS FORAM PREGADAS

1-1-Ouviram, mas não obedeceram

1-2-A pregação sem proveito

2-O DESCANSO PROMETIDO POR DEUS

2-1-O que é o descanso de Deus?

2-2- A ilustração do descanso de Deus e de Israel

2-3- O descanso dos israelitas

2-4- O repouso do povo de DEUS

3- O PODER PENETRANTE DA PALAVRA DE DEUS

3-1- É viva e eficaz

3-2-Penetra no íntimo do ser humano

3-3- Discerne pensamentos e intenções

COMENTÁRIO

Palavra introdutória

Tendo partido da comparação entre Cristo e Moisés, o escritor sagrado prossegue sua exposição, advertindo os cristãos hebreus a não caírem na incredulidade, a fim de não perderem o descanso prometido pelo Senhor, assim como perderam os israelitas no Êxodo (SI 95.10,11)

CONCLUSÃO

Deixar de perseverar na fé e na obediência a Jesus resulta em deixar de alcançar o prometido repouso eterno na presença de Deus (Hb 4.1; 11.16; 12.22-24). Que Deus ajude a cada um de nós a servi-lo, conforme a Sua vontade, e que jamais venhamos a dar lugar à desobediência. Que possamos ser fiéis e santos, para chegarmos ao nosso derradeiro descanso.

 

LPD 68 - Central Gospel -

Lição 5 - Um repouso para o povo de Deus -

 

Penetrado Pela Palavra de Deus John Piper 

   Oh! Como precisamos conhecer a nós mesmos! Somos salvos? Estamos vivos em Cristo? Existe somente um instrumento que cria, detecta e confirma a vida eterna na alma do homem — ou seja, a Palavra de Deus. Portanto, o que Hebreus 4.12 afirma a respeito da Palavra é importantíssimo. “A Palavra de Deus” 

  A expressão “Palavra de Deus” pode significar uma palavra falada por Deus sem um porta-voz humano. Mas, no Novo Testamento, esta expressão normalmente significa uma palavra ou mensagem que um homem fala como representante de Deus. Por exemplo, Hebreus 13.7 diz: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”. Portanto, a expressão, “Palavra de Deus”, em Hebreus 4.12, provavelmente se refere à verdade de Deus revelada nas Escrituras e que homens falaram uns para os outros na dependência da ajuda de Deus para entendê-la e aplicá-la.

  “Viva e eficaz” 

 A Palavra de Deus não é morta ou ineficaz. Ela tem vida. E, devido a isso, ela produz resultados. Existe algo sobre a Verdade revelada por Deus, que a conecta com Deus como a fonte de toda a vida e poder. Deus ama a sua Palavra. Ele tem predileção por sua Palavra. Ele a honra com sua presença e poder. Se queremos que nosso ensino e testemunho produza efeitos, devemos permanecer fiéis a Palavra revelada de Deus. 

 “Mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas.” 

 O que faz esta Palavra viva e eficaz? Ela penetra. Com que propósito? Para dividir. O quê? Alma e espírito. O que isto significa? 

  O escritor sagrado nos dá uma analogia. É semelhante a dividir juntas e medulas. As juntas são a parte mais grossa, dura e exterior do osso. As medulas são a parte mais mole, macia, viva e interior do osso. Isso é uma analogia de “alma e espírito”. A Palavra de Deus é como uma espada bastante afiada, capaz de cortar diretamente da parte exterior, dura e grossa do osso até à sua parte interior, macia e viva. Algumas espadas, menos afiadas, podem atingir um osso, resvalar e não penetrar. Outras espadas penetram somente até ao meio das juntas grossas e duras de um osso. Mas uma espada pontuda, bem afiada, de dois gumes (afiados em cada lado da ponta), penetrará a junta até alcançar a medula. “Alma e espírito” são como juntas e medulas de ossos. “Alma” é aquela dimensão invisível da vida que somos por natureza. “Espírito” é aquilo que somos pelo novo nascimento sobrenatural. Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6). Sem o poder vivificador, criador, regenerador do Espírito de Deus em nós, somos apenas um “homem natural”, e não um “homem espiritual” (1 Co 2.14-15). Por conseguinte, o “espírito” é aquela dimensão invisível de nossa vida que somos por meio da obra regeneradora do Espírito Santo.

  Qual é o principal ensino da afirmativa de que a “Palavra de Deus” penetra até ao ponto de “dividir alma e espírito”? O principal ensino desta afirmativa é que a Palavra de Deus revela o nosso verdadeiro “eu”. Somos espirituais ou naturais? Somos nascidos de Deus e estamos espiritualmente vivos? Ou enganamos a nós mesmos e ainda estamos espiritualmente mortos? “Os pensamentos e propósitos” de nosso coração são espirituais ou apenas naturais? Somente a “Palavra de Deus” pode “discernir os pensamentos e propósitos do coração”, como afirma Hebreus 4.12.

   Falando em termos práticos, quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus, sentimos que ela penetra em nós mesmos. O efeito deste penetrar é revelar se há espírito ou não. Existe medula e vida em nossos ossos? Ou somos apenas um esqueleto sem medula viva? Existe “espírito” ou somente “alma”? A Palavra de Deus penetra fundo o suficiente, para mostrar-nos a verdade de nossos pensamentos e motivos, e o nosso próprio “eu”. Renda-se a esta Palavra de Deus, a Bíblia. Use-a para conhecer a si mesmo e confirmar sua própria vida espiritual. Se existe vida, haverá amor, gozo e um coração obediente à Palavra. 

   Dedique-se a esta Palavra, de modo que suas palavras se tornem a Palavra de Deus para outros e revelem a condição espiritual em que eles estão. Então, sobre a ferida causada pela Palavra, derrame o bálsamo da Palavra.

   Penetrado pela Palavra, de John Piper

 

    Como Podemos Entrar no Descanso de Deus?

  O conceito de entrar no descanso de Deus vem de Hebreus 3-4 . O que é esse “descanso” do qual o escritor hebreu está falando? Como entramos nele? E como deixamos de entrar nele? O escritor de Hebreus começa sua discussão sobre o descanso de Deus no capítulo 3, onde faz referênciaaos israelitas vagando pelo deserto . Ao dar-lhes a terra de Canaã, Deus havia prometido que iria adiante deles e derrotaria todos os seus inimigos para que pudessem viver em segurança ( Deuteronômio 12:9–10 ). Tudo o que era exigido deles era que confiassem plenamente nEle e em Suas promessas. No entanto, eles se recusaram a obedecê-lo. Em vez disso, murmuraram contra Ele, desejando até mesmo voltar à escravidão dos egípcios ( Êxodo 16:3 ; 17:1–7 ;Números 20:3–13 ).

  O “descanso” específico mencionado aqui foi o da terra de Canaã. Nesse descanso, Deus disse solenemente que os israelitas que O desobedeceram nunca entrariam ( Hebreus 3:11 ). Eles tinham sido rebeldes. Todos os meios de recuperá-los falharam. Deus os advertiu e implorou; Ele fez com que Suas misericórdias passassem diante deles e os visitou com julgamentos em vão; e Ele agora declara que, apesar de toda a rebelião, eles deveriam ser excluídos da Terra Prometida ( Hebreus 3:16– 19 ). Mas, por fim, a próxima geração colocou sua fé em Deus e, seguindo a liderança de Josué, eles, cerca de quarenta anos depois, entraram no descanso de Deus, a terra de Canaã ( Josué 3:14–17 ).

  Usando os israelitas como um exemplo daqueles que não estavam descansando nas promessas de Deus, o escritor de Hebreus prossegue no capítulo 4 para tornar a aplicação pessoal, tanto para os cristãos hebreus quanto para nós: “Portanto, visto que a promessa de entrar em seu descanso permanece, tenhamos cuidado para que nenhum de vós tenha falhado” ( Hebreus 4:1). A promessa que ainda permanece é a promessa de salvação por meio da provisão de Deus - Jesus Cristo. Somente Ele pode prover o descanso eterno da salvação por meio de Seu sangue derramado na cruz para a remissão dos pecados. O descanso de Deus, então, está no reino espiritual, o descanso da salvação. A fé, afirma o autor, é a chave para entrar no descanso de Deus. Os hebreus tiveram o evangelho pregado a eles, assim como os israelitas conheciam a verdade sobre Deus, mas as mensagens “não tinham valor para eles, porque os que as ouviram não as ouviram” ( Hebreus  3 4:2 ). Alguns ouviram as boas novas de Cristo, mas as rejeitaram por falta de fé.

   Hebreus 4:10–13explica a natureza dessa fé. O tipo de fé que nos permite entrar no descanso de Deus é uma fé que primeiro exige que descansemos de confiar em nossas próprias obras. Então o escritor aparentemente se contradiz ao nos dizer para fazermos todo esforço: “Pois aquele que entra no descanso de Deus também descansa de seu próprio trabalho, assim como Deus descansou do dele. Esforcemo-nos, pois, para entrar naquele descanso, para que ninguém caia, seguindo o exemplo de desobediência deles” ( Hebreus 4:10–11 ). O que esse aparente paradoxo significa é que tal fé bíblica envolve nossa submissão a Deus e nossos esforços nessa área.

  Embora desistamos em nossos esforços para ganhar a salvação e o descanso eterno prometido, também “fazemos todo esforço para entrar nesse descanso” escolhendo depender exclusivamente de Deus, confiar Nele implicitamente, ceder totalmente às promessas de Deus por meio de a livre graça de Sua salvação. Porque? Para que “ninguém caia seguindo o exemplo [dos israelitas] de desobediência” ( Hebreus 4:11 ). Ou confiamos em nós mesmos para nos salvar, ou confiamos em Deus para fazer isso por nós por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Ao deixar de confiar plenamente em Deus em Suas promessas, nos tornamos desobedientes e deixamos de entrar no descanso que é a vida eterna, assim como os filhos de Israel se tornaram desobedientes quando falharam em entrar na Terra Prometida .

  Então, como paramos de confiar em nós mesmos? Como depositamos nossa total confiança em Deus e em Suas promessas? Entramos no descanso de Deus primeiro entendendo nossa total incapacidade de entrar no descanso de Deus por conta própria. Em seguida, entramos no descanso de Deus por nossa fé total no sacrifício de Cristo e obediência completa a Deus e à Sua vontade. “E a quem Deus jurou que eles nunca entrariam em seu descanso, senão para aqueles que desobedeceram? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da sua incredulidade” ( Hebreus 3:18–19 ). Ao contrário dos israelitas cuja incredulidade os impediu de entrar na Terra Prometida, devemos entrar no descanso de Deus pela fé Nele, fé que é um dom Dele pela graça ( Efésios 2:8–9 ).

   Autor: Got Questions Ministries

 

Como Podemos Entrar no Descanso de Deus?

  O descanso de Deus é um estado, ou lugar, onde Deus governa e administra sua criação, livre do caos e da desordem causados pelo pecado e pela rebelião. Todos os que desejam descansar de seu próprio trabalho de controlar sua própria vida podem entrar no descanso de Deus.

  Em Hebreus 4:1-11, o autor de Hebreus discute o descanso de Deus. Em particular, nossa capacidade ou incapacidade de entrar nesse descanso. Este artigo examinará o que as Escrituras dizem sobre o descanso de Deus, bem como o que significa para nós entrarmos nele. Por que Deus descansou no sétimo dia? O primeiro capítulo de Gênesis registra a atividade criativa de Deus durante os seis dias da criação. Então o capítulo dois começa com uma nota sobre o sétimo dia.

   “No sétimo dia, Deus havia terminado a obra que havia feito; assim, no sétimo dia ele descansou de todo o seu trabalho. Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que havia feito na criação”. ( Gênesis 2:2-3 )

   Como ocidental, é tentador ler esta passagem e visualizar Deus relaxando em seu La-Z-Boy e tirando uma soneca. Mas John H. Walton, em seu livro Ancient Near Eastern Thought and the Old Testament , oferece uma perspectiva diferente.

  Walton diz que: “O conceito de descanso divino pode, por sua vez, ser elucidado pela literatura do antigo Oriente Próximo, que demonstra que o descanso da divindade é alcançado em um templo, geralmente como resultado do estabelecimento da ordem. O resto, embora represente o desengajamento do processo de estabelecimento da ordem, é mais importante, uma expressão de engajamento quando a divindade assume seu lugar no leme para manter um cosmos ordenado, seguro e estável.” Walton deixa muito claro que a compreensão dos hebreus sobre Deus e sua obra criativa era distinta daquela das pessoas ao seu redor. Mas eles teriam o mesmo background cultural e modos de pensar.

  Portanto, é provável que, para os hebreus, essa passagem represente Deus concluindo sua obra na criação e assumindo o controle do cosmo ordenado que ele havia criado. Com o caos de Gênesis 1:2 superado, o cosmos agora é muito bom. E Deus entrou em seu descanso.

   O descanso de Deus foi perturbado pela queda do homem No segundo capítulo do Gênesis, Deus estabeleceu um jardim no Éden, um paraíso ordenado. Dentro do jardim ele colocou um zelador, Adão, para cuidar do jardim. O próprio Deus está no jardim, caminhando e conversando com Adão. Este jardim representa o descanso de Deus. E a humanidade, em nosso início, está em repouso com Deus. Esse descanso não é relaxamento. Adam tem um trabalho a fazer no jardim. Mas ele está na presença de Deus, no jardim, onde tudo está em ordem e em paz. Ele está experimentando o descanso de Deus. Mas no terceiro capítulo de Gênesis, Adão se rebelou contra Deus e foi expulso do jardim. Seu descanso acabou. Agora seu trabalho será difícil. A ordem do jardim foi substituída por um mundo que exigirá muito esforço para sobreviver. Um mundo de desordem. O descanso de Deus agora é apenas uma lembrança. O sábado é Deus restaurando o descanso Começando com Gênesis 12 , encontramos Deus iniciando a obra de restauração da humanidade. Ele chama Abraão para segui-lo. Mais tarde, ele liberta os descendentes de Abraão da escravidão no Egito e os chama para um relacionamento de aliança . Como parte da aliança, os Dez Mandamentos são dados, incluindo o 4º , “ Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo ” ( Êxodo 20:8 ). Essa advertência para lembrar o sétimo dia não foi arbitrária. Em vez disso, Deus lhes dá uma razão muito específica para se lembrar deste dia. Em Êxodo 20:11 lemos: “ Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. ” Este sábado estava ligado à criação. Especificamente o sétimo dia. O dia em que Deus descansou de toda a sua obra de criação.


Autor: Ed Jarret

 

FONTE: TESOURO fabricaebd.org 






 

 

 

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