TEXTO ÁUREO
E
servireis ao Senhor vosso Deus,
e ele abençoará o vosso pão e a vossa água;
e
eu tirarei do meio de vós as
TEXTO
BÍBLICO BÁSICO
Pv
10.6-10;22-24
6 - Bênçãos há sobre a cabeça do
justo, mas a violência cobre a boca dos perversos.
7 - A memória do justo é abençoada,
mas o nome dos perversos apodrecerá.
8 - O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.
9 - Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
10 - O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado.
22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.
23 - Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria.
24 - Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.
8 - O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.
9 - Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
10 - O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado.
22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.
23 - Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria.
24 - Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.
COMENTÁRIO
Palavra introdutória
No que tange às bênçãos que alcançam o homem em sua inteireza, observemos o seguinte texto: O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água (Sl 63.1). Neste verso, Davi, em um ato flagrante de densa devoção, expressa o anseio que o seu corpo e a sua alma têm do Senhor. O texto traz-nos a ideia de totalidade, de integridade, ou seja, do homem como ser pleno.
Com o grande rei de Israel aprendemos que, ao buscar a Deus, como resultado - e de maneira abrangente - , encontramos satisfação, exultação, júbilo e segurança.
Nesta lição, discorreremos sobre a bênção do bem-estar, do descanso e da salvação, destinadas a nós, os salvos, como seres plenos.
1. A BÊNÇÃO DO BEM-ESTAR
Amado, desejo que te vá bem em
todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (3 Jo 2).
Conhecido nas Escrituras como o apóstolo do amor, João deseja, neste verso,
prosperidade aos filhos de Deus, destacando a saúde como uma das principais
bênçãos destinadas ao ser humano.
É fato: Deus promete saúde e cura
para o Seu povo (Êx 15.26; Sl 103.3; Is 53.4,5).
1.1. A cura em uma
perspectiva teológico-bíblica
De um modo geral, as doenças evocam
ao ser humano sentimentos como medo e incerteza, e produzem tensão, tanto no
doente, quanto aos que com ele convivem. Provavelmente, tal quadro se instaura
porque as enfermidades rememoram a condição de finitude do homem; além disso,
elas costumam trazer consigo algum tipo de restrição física ou emocional -
mesmo as reputadas como simples -, interferindo na qualidade de vida do
enfermo, limitando-o e, em alguns casos, isolando-o do convívio social.
O foco nos males que assolam o ser humano, contudo, deve ser pedagógico: quais ensinamentos podem ser extraídos das aflições vivenciadas? É válido considerar o espinho na carne de Paulo; este serviu ao propósito de frear a possível soberba do apóstolo (fosse ele qual tenha sido): E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar (2 Co 12.7).
1.2. A cura física
O foco nos males que assolam o ser humano, contudo, deve ser pedagógico: quais ensinamentos podem ser extraídos das aflições vivenciadas? É válido considerar o espinho na carne de Paulo; este serviu ao propósito de frear a possível soberba do apóstolo (fosse ele qual tenha sido): E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar (2 Co 12.7).
1.2. A cura física
Os textos vétero e neotestamentários documentam a ação de cura promovida pelo Todo-Poderoso em favor do Seu povo.
Vejamos alguns exemplos.
- No
Antigo Testamento - Abimeleque (Gn 20.17); os filhos de Israel (Nm
21.7-9); Moisés (Êx 4.6,7); Miriã (Nm 12.10-15); Naamã (2 Rs
5.1-17); e Ezequias (2 Rs 20.5,6).
- No
Novo Testeamento - O filho do oficial (Jo 4.46-54); o paralítico de
Betesda (Jo 5.1-9); a sogra de Pedro (Mt 8.14,15); o leproso (Mt 8.2-4); o
homem que tinha uma das mãos mirrada (Mt 12.9-13); o criado do centurião
(Mt 8.5-13); a mulher paralítica curvada (Lc 13.10-17); o cego Bartimeu
(Mc 10.46-52).
1.3. A cura integral
Um dos grandes milagres de cura operado pelo Senhor Jesus aconteceu na cidade de Cafarnaum, tendo como protagonista um homem paralítico (Mt 9.1-8).
Esses versos de Mateus mencionam em que dimensões o Senhor Jesus operou o milagre de cura:
- Dimensão
psicológica - Filho, tem bom ânimo (...)(v 2a);
- Dimensão
espiritual - Perdoados são os teus pecados (...) - (v. 2b);
- Dimensão
física - Levanta-te e anda (...) (v 5b).
Sim, o Senhor Deus ocupa-se em
alcançar o homem em sua completude.
2. A BÊNÇÃO DO DESCANSO
2. A BÊNÇÃO DO DESCANSO
A alma humana foi atingida em cheio pelo aguilhão da morte, o pecado (1 Co 15.56); e as primeiras consequências da Queda foram medo (Gn 3.10) e separação de Deus (Gn 3.23,24). Não se pode negar: desde o Éden, decepções, traições, derrotas, frustrações e intranquilidades, associadas à busca por sobrevivência, pessoal e familiar, constituem-se em ingredientes capazes de causar debilidade e cansaço ao corpo e à alma.
2.1. Descanso para o corpo
Tudo tem o seu tempo determinado, e
há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1).
Sabemos que há tempo para todas as
coisas, mas nem sempre é fácil perceber a hora de ganhar e a de perder, a de
falar e a de ficar calado, a de rir e a de chorar, a de plantar e a de colher,
a de planejar e a de agir conforme o planejado. Por isto, devemos pedir a Deus
que nos dê o discernimento sobre as estações da nossa vida, a fim de
adequar-nos a elas e saber como agir e o que esperar, otimizando o tempo e os
nossos relacionamentos, e obtendo o melhor com os recursos que possuímos.
Você tem usado bem o seu tempo aqui
nesta terra? Tem equilibrado seu tempo de trabalho e de descanso e lazer? Tem
cuidado da sua saúde? Tem separado momentos para dialogar com Deus e receber
dele vida, direção e inspiração para continuar sua jornada e cumprir a missão
de que Ele o incumbiu?
2.2. Descanso para a alma
Observe, a seguir, algumas atitudes que devem ser tomadas, a fim de se obter descanso para a alma:
- Apegue-se
a Deus (Sl 63.8);
- Jamais
duvide das promessas divinas (Rm 4.20);
- Busque
conhecer os planos de Deus (Jr 29.11);
- Confie
na provisão divina (Fp 4.19);
- Busque
o livramento que há em Deus (Sl 34.19);
- Lance
seu cuidado sobre o Senhor (Sl 55.22);
- Receba
a paz que há em Deus (Fp 4.7).
3. A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO
Dentre todas as bênçãos que podemos receber da parte de Deus, a salvação é a maior e melhor delas; e a recebemos não por méritos, mas pela Graça: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Ef 2.8
3.1. Pela graça sois
salvos, por meio da fé
A graça é um favor imerecido por Deus ao homem, que dá condições à criatura de existir, abrindo-lhe caminho para relacionar-se com o Criador. A graça é um presente que justifica o injustificável, que salva o odioso, que perdoa o imperdoável e dá vida ao moribundo. Jesus é a graça de Deus!
3.2. Duas portas, dois caminhos, dois destinos, dois grupos
Há duas portas, dois caminhos, dois destinos, dois grupos.
Qual você escolherá?
- Primeiro:
Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos (Jr 8.20).
- Segundo: Mas,
a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de
Deus, aos que crêem no seu nome (Jo 1.12).
Celebre a sua grande e maravilhosa
salvação como o filho pródigo que retornou à casa do Pai (Lc 15.32) e cante a
plenos pulmões o hino da vitória como o salmista que expressou sua gratidão a
Deus:Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem (Sl 116.7).
CONCLUSÃO
A minha alma engrandece ao Senhor
(Lc 1.46). Assim começa o Magnificat, o belíssimo cântico de Maria.
Jamis devemos menosprezar as dádivas celestiais que satisfazem aos anseios do nosso ser. Com Maria, aprendemos a agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos têm dado.
Evitemos, pois, pecar contra o Espírito Santo, esquecendo-nos do que Ele tem feito em nós, por nós e por nosso intermédio.
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 60
Jamis devemos menosprezar as dádivas celestiais que satisfazem aos anseios do nosso ser. Com Maria, aprendemos a agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele nos têm dado.
Evitemos, pois, pecar contra o Espírito Santo, esquecendo-nos do que Ele tem feito em nós, por nós e por nosso intermédio.
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 60
CORPO ALMA E ESPIRITO
O que é regeneração?
Não pelas
obras de
justiça
que houvéssemos
feito,
mas, segundo a sua
misericórdia,
nos salvou
pela lavagem
da
regeneração
e da
renovação do
Espírito
Santo.
Tito 3.5
A Concordância de Strong oferece uma
elucidação riquíssima do vocábulo renovação como um dos sinônimos de
regeneração:
Renovação, anakainosis, no grego. Uma
combinação de ana, “de novo” e kainos, “novo”. A palavra sugere uma renovação, restauração,
transformação, mudança de interior e de vida. Em Romanos 12.2, ela indica uma
mudança completa para melhor, um ajuste da visão moral e espiritual de uma
pessoa. Aqui, ela ressalta o trabalho do Espírito Santo em transformar a vida.
A regeneração é realizada somente por
Deus, renovando o coração do homem, fazendo-o reviver. Na regeneração, o Senhor
age em um ponto fundamental do ser humano, no âmago. Não há uma preparação nem
disposição precedente no pecador que solicite ou contribua para a nova vida que
lhe é dada por Deus.
A regeneração é uma mudança enérgica.
Da mesma forma em que o nascimento físico resulta em um indivíduo entrando na
terra, o nascimento espiritual resulta em uma nova pessoa entrando no Reino
celestial (Ef 2.6). Com a regeneração passamos a ver, ouvir e buscar as coisas
divinas; iniciamos uma vida de fé e santidade. Agora, somos participantes da
natureza divina, sendo novas criaturas (2 Co 5.17). Deus é a fonte dessa
transformação (Ef 2.1,8). O grande amor de Deus, a Sua graça e misericórdia são
a causa do renascimento. O grande poder de Deus é visto na regeneração e na
conversão dos pecadores (Ef 1.19,20).
A vida que o homem perdeu na queda é
restaurada através da regeneração. Ela é o dom da graça de Deus; é a obra imediata
e sobrenatural do Espírito Santo realizada em nós. O seu efeito é fazer com que
nós passemos da morte espiritual à vida. A essência da regeneração é a nova
vida. A antiga vida do homem é natural, mas a nova vida é sobrenatural, a
própria vida de Deus dada ao homem. Ela muda a nossa alma inclinando o nosso
coração para Deus. A fé é o fruto da regeneração. A regeneração forma a união
inseparável entre a alma regenerada e o Espírito Santo.
Regeneração
— mudança de
natureza
Regenerados pela Palavra e Espírito
(Jo 3.5; 1 Pe 1.13)
Passados da morte para a vida (Jo
5.24; Ef 2.12; Cl 2.13)
Mudança de natureza (Ez 36.25-27; Jo
3.3; 2 Co 5.17)
|
Segundo Watchman Nee, a regeneração dá
um novo espírito ao homem, e o seu antigo espírito é vivificado. Porei dentro
de vós um espírito novo (Ez 36.26). O que é nascido do Espírito é espírito (Jo
3.6). Nessas passagens o espírito tem em vista a vida de Deus, pois ela é
concedida a nós em nossa regeneração. Esta nova vida, ou espírito, pertence a
Deus (2 Pe 1.4), e não se pode pecar (1 Jo 3.9); porém, nosso espírito, embora
vivificado, ainda pode ser maculado (2 Co 7.1) e necessitar da santificação (1
Ts 5.23).
Quando a vida de Deus (Seu espírito)
entra no espírito humano, este é vivificado do seu
estado de coma. O que estava separado
da vida de Deus (Ef 4.18) revive. O corpo, na verdade, está morto por causa do
pecado, mas o espírito vive por causa da justiça (Rm 8.10). Ganhamos em Adão um
espírito morto, porém, em Cristo, recebemos, na regeneração, tanto o espírito
morto vivificado, como o novo espírito da vida de Deus.
Segundo as Escrituras, a vida de Deus é
eterna. A palavra “ vida”, aqui, é zoe, no Grego, e indica a vida superior ou a
vida do espírito. Deus, por meio do seu Espírito, livra o homem regenerado de
tudo o que pertence à antiga criação, pois no espírito regenerado estão todas
as obras de Deus para com ele.
O novo nascimento espiritual
João, conhecido como o apóstolo do
amor, registra o encontro de Nicodemos, um homem importante da seita dos
fariseus, instruído mestre em Israel e príncipe dos judeus, com Senhor Jesus
(Jo 3.18). Naquele tempo, os fariseus perseguiam Jesus desejando encontrar um
motivo para prendê-lo e matá-lo. Esta não era a intenção de Nicodemos, pois ele
queria respostas acerca dos sinais e milagres operados pelo Senhor Jesus.
Seu espírito ansioso buscava entender o
que ele não encontrou nos conhecimentos religiosos. Ele procurava algo que
pudesse satisfazer a fome e a sede da sua alma. A resposta do Senhor foi
imediata: nascer de novo. Esta é a condição primária para ver e entrar no Reino
de Deus, para receber a salvação e a coroa da vida eterna. Esse novo nascimento
não é biológico, em sua estrutura física; é de natureza espiritual operado pela
ação poderosa do Espírito.
A verdade do novo nascimento espiritual
ministrada pelo Senhor Jesus é um dos fundamentos da fé cristã nos ensinos
apostólicos, no Novo Testamento. O apóstolo Paulo, teólogo da Igreja, confirma
e reafirma o ensinamento do Senhor Jesus sobre a necessidade indispensável do
novo nascimento (Rm 6.4,11; Ef 2.4,5; Cl 3.9-11). Observe a declaração do
apóstolo Pedro:
Bendito seja
o Deus e
Pai de nosso
Senhor
Jesus
Cristo, que,
segundo
a sua grande
misericórdia,
nos gerou
de novo para
uma viva
esperança,
pela
ressurreição
de Jesus
Cristo
dentre os mortos,
para uma
herança
incorruptível,
incontaminável
e que se
não pode
murchar,
guardada nos
céus para vós.
1 Pedro
1.3,4
Segundo o teólogo e expositor bíblico,
Anthony Hoekema, sobre os aspectos do novo nascimento, a regeneração é o ato de
Deus dar vida espiritual a quem está espiritualmente morto. A regeneração é
considerada como uma mudança do estado de morte para a vida humana. O
regenerado é criado em Cristo, sendo, assim, nova criatura (Ef 2.10; 2 Co
5.17).
Bênçãos do novo nascimento
A Igreja, como corpo de Cristo, é
formada de homens e mulheres nascidos de novo que aguardam a vinda do Senhor
para o grande dia do arrebatamento, quando ela deixará de ser a Igreja
militante para ser a Igreja triunfante. Esta Igreja, como coluna e apoio da
verdade, voz profética de Deus através dos séculos, tem em suas fileiras
indivíduos que viveram a experiência do novo nascimento. As páginas bíblicas
registram as bênçãos maravilhosas que recebem todos os renascidos no espírito
(Jo 3.3).
A morte estabelece um estado de
imobilismo, inércia e cessação da vida. A ciência diz “interrupção definitiva
da vida de um organismo ou fim da vida humana”. Na dimensão espiritual, a morte
é a separação de Deus. O espírito do homem, proveniente de Deus, só tem vida
real, paz serena e tranquilidade estando em comunhão com o Senhor. A presença
do pecado faz desaparecer a comunhão permitindo que a morte espiritual
desfaleça o espírito humano (Sl 77.3).
A regeneração, o renascimento, a
restauração, o reviver e a ressurreição do espírito compõem o que a teologia
cristã denomina o novo nascimento. Segundo a Bíblia, toda pessoa desejosa de
ver o Reino de Deus precisa nascer de novo. Sem esta experiência profundamente
espiritual ninguém pode alcançar o que Deus tem reservado. A bênção maior é a
transferência da morte para a vida. Logo em seguida o ser humano acessa uma
fonte inesgotável que jorrará bênçãos incontáveis durante o caminhar terreno. A
vida passa a ter um novo sentido, e a essência deste novo existir centraliza-se
no caminho, na verdade e na vida abundante na pessoa de Cristo (Jo 14.6).
O espírito
do homem na
Bíblia
Seu espírito (Pv 25.28)
O Senhor […] forma o espírito do
homem dentro dele (Zc 12.1)
O espírito do homem que nele está (1
Co 2.11) Meu espírito (1 Co 5.4; 14.14)
Espíritos dos profetas (1 Co 14.32)
Nosso espírito (Rm 8.16)
Aos espíritos dos justos (Hb 12.23)
|
Aspectos da natureza divina
Geração divina — 1 Pe 1.23
Ser gerado de novo de uma semente
divina completamente isenta de corrupção é a primeira bênção como resultado do
novo nascimento. Esta semente é a Palavra de Deus viva que permanece para
sempre. A gestação espiritual é processada pelo Espírito Santo através desta
semente. A semente (Palavra de Deus) não é imortal, é eterna. Algo imortal tem
começo e não tem fim; o que é eterno não tem começo nem fim. Assim é a semente
incorruptível da Palavra de Deus. Nascer de novo é ser gerado para um novo
viver sob os auspícios da natureza de Deus (Mt 4.4).
Filiação divina — Jo 1.12
Deus ama a todos, mas nem todos são
filhos de Deus. Quem pode ter o grande privilégio de ser Seu filho? Somente
quem nasce de novo tem direitos legais a uma filiação de natureza divina.
Nascer em Deus, ser adotado na família do Senhor é o começo de coisas no vas,
grandes e maravilhosas procedentes desta filiação. Todos os nascidos de novo
são contemplados com a bênção incomparável — serem filhos de Deus. O Senhor
Jesus veio a este mundo cumprir o plano regenerador de Deus a favor dos homens.
Tornar a criatura de Deus em filho de Deus. Os ensinos do Senhor Jesus revelam
e destacam a pessoa de Deus como um Pai que gera filhos para a Sua glória e
louvor (Rm 8.14,15).
Inscrição divina — Is 43.1
O nome de cada pessoa é muito
importante. Ter um nome honrado significa poder, prestígio, inspiração e
unicidade. Ainda que outras pessoas tenham o mesmo nome que o seu, entretanto,
o seu é especial e exclusivo. Todos os que nascem de novo recebem um no me
escolhido por Deus, diferente de qualquer outro nome em todas as gerações.
Quando alguém nasce espiritualmente os anjos se alegram e uma festa acontece no
céu, pois alguém receberá um novo nome. Esta celebração ocorre imediatamente
após o novo nascimento. Este nome se torna conhecido por todos os que nasceram
de novo, os que têm a visão e os que foram admitidos no Reino de Deus. Chamar
alguém pelo nome expressa um sentimento de familiaridade e intimidade. Deus lhe
chamará por seu nome como aconteceu a Moisés, Samuel, Elias, Maria etc. Isto é
motivo de júbilo e alegria (Lc 10.20).
Identificação divina — 1 Pe 2.9
Após ser gerado, obter a filiação
divina, ter um novo nome, o próximo passo de quem é nascido de novo é saber
qual é a sua identidade. Esta é uma das principais questões da existência
humana. Há uma crise de identidade no mundo em que vivemos. Esta crise vem
distorcendo a personalidade de muitas pessoas, e os princípios e valores morais
são cada vez mais raros na vida do ser humano. Ao nascer de novo a pessoa
descobre qual é a sua identidade, onde ela está, e que faz neste mundo e qual o
propósito mais importante da sua vida. Geração eleita, sacerdócio real, nação
santa, povo adquirido são partes da identidade de todos os que experimentaram o
novo nascimento.
Posição divina — 2 Co 5.17
O efeito do pecado foi fulminante na
vida do homem causando a morte espiritual. Ele foi rebaixado da posição
original de autoridade, poder, sabedoria e excelência que Deus o havia
colocado. Ele foi afastado da presença do Senhor perdendo os benefícios que
antes usufruíra no jardim do Éden. Fugitivo, escravo do medo, perdido,
desorientado e, acima de tudo, morto espiritualmente. Deus agiu e enviou o seu
único Filho para buscar e salvar o homem perdido. Aceitando e crendo na obra
perfeita realizada pelo Senhor Jesus, o ser humano tem uma mudança imediata de
posição.
Das trevas para a luz, da escravidão
para a liberdade, da mentira para a verdade, do ódio para o amor, da culpa para
o perdão e da perdição para a salvação. Os que nasceram de novo estão completos
e perfeitos em Cristo (Cl 2. 6-10).
Compreensão divina — Lc 24.45
O pecado cria um estado de loucura e
demência espiritual no corpo, na alma e no espírito do indivíduo. A mente
aflita, confusa e atrofiada pela ação maligna do pecado, não percebe o que é
certo ou errado. Este quadro muda totalmente quando o homem ou a mulher, ao
crerem em Cristo, nascem de novo. A luz brilhante do Espírito de Deus expulsa
as trevas iluminando o espírito humano com revelações, esclarecimentos e
entendimento no mundo espiritual, no cosmos e nas demais esferas onde vive o
homem.
Salvação divina — At 4.12
A mais importante bênção do novo
nascimento é a salvação eterna. Os que nascem de novo e vivem fielmente
agradando ao Senhor, em obediência aos seus mandamentos, serão recompensados e
galardoados com a salvação, ou seja, estando na eternidade usufruindo da
felicidade eterna. Ver o Reino de Deus ser admitido nele é a realização plena e
sublime da salvação. Arrependimento, confissão, abandono dos pecados, conhecer
e crer em Cristo, nascer de novo, pertencer à família de Deus na comunhão com os
santos da Igreja, viver fielmente para Deus e cumprir seus propósitos são os
fundamentos da bênção da salvação.
Porque a
graça de Deus
se há
manifestado,
trazendo
salvação a
todos os
homens,
ensinando-nos
que,
renunciando
à
impiedade e
às
concupiscências
mundanas,
vivamos
neste
presente século
sóbria,
justa e piamente.
Tito 2.11,12
Fatos
sobre o espírito
humano
Perturbado (Gn 41.8)
Revivido (Gn 45.27)
Angustiado (Êx 6.9)
Disposto (Êx 35.21)
Invejoso (Nm 5.14,30)
Endurecido (Dt 2.30)
Triste (1 Sm 1.15)
Agitado (2 Cr 36.22)
Comprometido com Deus (Sl 31.5)
Sem engano (Sl 32.2)
Contrito (Sl 34.18)
Quebrantado (Sl 51.17)
Sobrecarregado (Sl 77.3)
Contumaz (Sl 78.8)
Irritado (Sl 106.33)
Apressado (Pv 14.29)
Altivo (Pv 16.18)
Humilde (Pv 16.19)
Controlado (Pv 16.32)
Ferido (Pv 18.14)
Paciente (Ec 7.9)
|
Atributos do espírito
Fé
Ora, sem fé
é impossível
agradar-lhe,
porque é
necessário
que aquele
que se
aproxima de
Deus creia
que ele existe
e que
é galardoador dos
que o
buscam.
Hebreus 11.6
O único acesso a Deus é através da fé
gerada no espírito. O intelecto, o poder da inteligência e a força das emoções
não podem gerar a fé que agrada a Deus. Unicamente a fé no espírito desvenda a
boa, a agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).
Esperança
Porque, em
esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é
esperança;
porque o
que alguém
vê, como o
esperará?
Mas, se
esperamos o
que não
vemos, com
paciência o esperamos.
Romanos
8.24,25
A espera não é uma tarefa fácil,
principalmente a espera por algo invisível. O ser humano almeja um futuro
melhor em todas as áreas da vida. A esperança é uma virtude, um atributo
exclusivo do espírito. O patriarca Abraão é um exemplo a ser imitado quanto à
esperança (Rm 4.18).
Reverência
Pelo que,
tendo recebido
um
Reino que não pode
ser abalado,
retenhamos
a graça,
pela qual
sirvamos
a Deus
agradavelmente
com
reverência e
piedade.
Hebreus
12.28
Reverência não é apenas respeito ou
demonstração de estima, reconhecimento ou forma de tratamento. Não significa,
unicamente, curvar o corpo em saudação a alguém. O significado ultrapassa
qualquer liturgia religiosa previamente programada na mente humana. A
reverência original provém do espírito, a dimensão mais sagrada do ser humano.
Reverenciar é o ato de venerar ou prestar culto a algo sagrado.
É um ato de devoção; reverenciar com
adoração. Como seres espirituais, devemos ter intenções, atitudes e ações
reverenciais ao Senhor e ao Seu Reino. Reverência é um conjunto de atos de
gratidão do espírito humano ao Senhor, em louvor e glórias ao Seu bendito
Comunhão
O que vimos
e ouvimos,
isso vos
anunciamos,
para
que também
tenhais
comunhão
conosco; e a
nossa
comunhão é
com o Pai e
com seu
Filho Jesus
Cristo.
1 João 1.3
A vida na jornada terrestre e na
eternidade só tem verdadeiro significado se a comunhão cumprir o seu papel. A
comunhão é um atributo inerente ao espírito humano, sendo a sua importância
primária a comunhão com Deus, que é Espírito. O espírito humano, em sua
essência, o estimula à comunhão para uma nova revelação da pessoa e do caráter
de Deus. Simultaneamente, comunhão significa ter união, paz e harmonia
partilhando experiências. O espírito humano regenerado busca desenvolver a
comunhão na área espiritual com a oração, a meditação na Palavra de Deus e com
a família na fé para crescimento e maturidade (1 Co 1.9).
Adoração
Deus é
Espírito, e
importa
que os que o
adoram
o adorem em
espírito e
em verdade.
João 4.24
Este atributo, possivelmente, é o mais
importante na existência do espírito humano. Qual é o conceito ou o modelo
verdadeiro de adoração a Deus? Uma adoração superficial não é capaz de alcançar
o coração de Deus. Adoração ritualista, manifesta em ações da alma, não move o
coração divino. Adoração isenta de fé não possui valor prazeroso diante de
Deus.
A adoração que toca com amor o mais
profundo de Deus é gerada exclusivamente no espírito. O texto bíblico, ao
Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás, destaca a adoração associada ao
serviço. A única e legítima adoração a Deus tem lugar e função definidos no
espírito do homem (Ne 8.6).
O espírito diferencia
O respeitado teólogo escocês Myer
Pearlman, filho de judeus, comenta acerca do espírito e suas diferenças. Ele
acredita que o espírito é o que diferencia o homem das demais criações. É
dotado de vida humana e inteligência (Pv 20.27; Jó 32.8), distinguindo-se dos
irracionais que possuem alma, mas não possuem espírito (Gn 1.20, no original).
Em Eclesiastes 3.21, a referência
trata, aparentemente, do princípio de vida, tanto no homem como no irracional.
Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego
dos animais desce para baixo da terra? Os irracionais não podem conhecer as
coisas de Deus (1 Co 2.11; 14.2; Ef 1.17; 4.23) nem ter relações pessoais e
responsáveis com Ele (Jo 4.24). O espírito do homem, quando se torna morada do
Espírito de Deus (Rm 8.16), é centro de adoração (Jo 4.23,24), oração, cântico,
bênção (1 Co 14.15) e serviço (Rm 1.9; Fp 1.27).
Faculdades morais do espírito
regenerado
O homem recebeu o espírito de vida da
parte de Deus para usufruir da imortalidade, porém, em consequência da
desobediência e da prática do pecado ele morreu em cumprimento do que Deus
havia dito (Gn 2.15-17). Imediatamente após o pecado o ser humano experimentou
a morte espiritual tornando-se insensível à pessoa e à vontade de Deus. A morte
física foi incluída ao julgamento divino sobre o ser humano. O apóstolo Paulo
descreve claramente a condição do homem após a queda:
E vos
vivificou, estando
vós mortos
em ofensas e
pecados.
Efésios 2.1
Deus não abandona o homem na condição
deplorável de morte espiritual. Ele estabeleceu um plano de regeneração do
espírito. Esta obra espiritual não poderia ser realizada pelo homem ou por suas
obras, pela sabedoria ou conhecimento, por sacrifícios ou ofertas de qualquer
valor, ou qualidade. Deus gerou e propôs o plano salvador, sendo, assim, o
executor. Observe as palavras do apóstolo Paulo: E (Deus) vos vivificou [...].
Principais
faculdades
morais
do espírito
regenerado
pela ação
divina
Amor (1 Co 13.4,5; Cl 3.14; 1 Jo
4.16; Ef 4.2; 1 Pe 4.8; Jo 15.12)
Justiça (Pv 21.21; 1 Tm 6.11; Mt
6.33; Tg 3.18; Pv 10.2; Sl 112.6; Pv 31.9)
Verdade (3 Jo 1.4; Ef 4.15; 1 Jo 1.6;
2 Tm 2.15; Sl 119.30; Pv 4.24; 1 Jo 3.18)
Sabedoria (Cl 4.5,6; Sl 90.12; Pv
11.2; 15.33; 16.16; Tg 3.17; Tg 3.13)
Santidade (2 Co 7.1; Rm 6.22; Hb
12.14; Lv 20.26; 1 Pe 2.9; Lc 1.74,75; 2 Tm 2.21)
|
...
A VALIDADE DA PALAVRA DE DEUS
Validade
do alimento espiritual:
a Palavra
de Deus
Permanece
no céu (Sl 119.89)
Subsiste
eternamente (Is 40.8)
Não hão de
passar (Mt 24.35)
Permanece
para sempre (1 Pe 1.23-25)
|
Este é o alimento do espírito que o
vivifica e sustenta para sempre, nesta vida presente e na eternidade. Tudo
passa, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.
Porque assim
diz o
SENHOR: Eis
que
estenderei
sobre ela a
paz,
como um rio, e a
glória das
nações, como
um ribeiro
que
trasborda;
então,
mamareis, ao
colo vos
trarão e
sobre os joelhos
vos
afagarão.
Isaías 66.12
Pão vivo
Eu sou o pão
vivo que
desceu do
céu; se alguém
comer
desse pão, viverá
para sempre;
e o pão que
eu der
é a minha carne,
que eu darei
pela vida
do mundo.
João 6.51
Após o primeiro milagre da
multiplicação dos pães e peixes, alimentando quase cinco mil pessoas (Jo
6.1-12), o Senhor Jesus respondeu questões em que a comida era o ponto central.
Cercado pela multidão saciada e pelo interesse do povo em saber mais sobre a
obra de Deus, Jesus declara ser o Pão vivo.
Durante o seu ministério na terra, uma
necessidade básica do ser humano, a comida, foi um assunto tratado por Jesus em
diferentes ocasiões. Ao mencionar a comida, especialmente o pão — João registra
quatro vezes, no capítulo seis do seu evangelho, o Senhor Jesus declarando ser
o Pão [da vida] —, Ele aplicava um sentido espiritual, como um alimento capaz
de saciar as necessidades espirituais do homem (Jo 6.27).
Pão vivo que dá vida
O único pão capaz de alimentar o
espírito humano é o Pão vivo. Deus é espírito e concedeu do Seu Espírito ao
homem. Quem o recebe e dele se alimenta tem vida para sempre. O homem morreu
espiritualmente e Deus planejou recriar o espírito humano para trazê-lo de
volta à comunhão original com Ele. O homem precisava das revelações divinas que
ocorrem primeiramente no espírito e, em seguida, são enviadas para a mente. Sem
vida o espírito não tem condições de exercer suas funções.
Bem-aventurados
os que
têm
fome e sede de
justiça,
porque eles serão
fartos.
Mateus 5.6
O nascer de novo é no espírito (Jo
3.6). Este renascimento só acontece quando o ser humano recebe o Pão vivo que o
vigoriza espiritualmente habilitando-o a cumprir o propósito divino em seu
viver. Sem a vida proporcionada pelo Pão vivo, o homem natural não aceita o que
é de Deus, não entende a vontade do Senhor e recusa o Seu melhor (1 Co 2.14).
Desceu do céu
Outra verdade que fortalece a vida
divina é a sua procedência. Ele desceu do céu, Sua morada. Assim como no
passado os israelitas se alimentaram do pão que desceu do céu, o Pão vivo tem a
mesma origem divina (Êx 16.4-15). Está escrito: Deu-lhes (Deus) a comer o pão
do céu (Jo 6.31). Semelhantemente, o Senhor Jesus procede como o Pão vivo
oferecido aos homens:
E (Jesus),
tomando o pão
e
havendo dado graças,
partiu-o e
deu-lho,
dizendo:
Isto é o
meu corpo,
que por vós é
dado.
Lucas 22.19
O Deus que fez chover pão do céu para
alimentar fisicamente homens, mulheres e crianças é imutável, onisciente,
onipresente e onipotente, e enviou Jesus para suprir a fome e a sede espiritual
do ser humano. Se o espírito do homem não receber o Pão vivo, enfraquece,
desfalece e perece (2 Pe 3.9).
Porque eu desci do céu não para fazer a
minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
João 6.38
Permanece para
sempre
Trabalhai
não pela
comida que
perece, mas pela comida que
permanece
para a vida
eterna, a
qual o Filho do
Homem vos
dará,
porque a
este o Pai,
Deus, o
selou.
João 6.27
Estas palavras ditas pelo Senhor Jesus
comprovam a sustentabilidade eterna da comida que sacia a fome do ser humano.
Algumas religiões, filosofias e doutrinas humanas oferecem paliativos e
soluções temporárias que não resistem ao teste do tempo. Elas surgem na
história da humanidade e logo em seguida desaparecem deixando frustração,
decepção e amargura.
O alimento espiritual é mais importante
do que o alimento para o corpo, e apenas Jesus pode fazer o espírito viver.
Para manter o espírito vivo precisa mos nos alimentar da Palavra de Deus e
obedecer aos mandamentos do Senhor.
Jesus
disse-lhes: A minha
comida
é fazer a
vontade
daquele que me
enviou e
realizar a sua
obra.
João 4.34
Segundo as palavras do Senhor, o
verdadeiro sustento para a vida é fazer a vontade de Deus. Quando o ser humano
busca realizar o desejo de Deus, ele vive para sempre. João confirma:
E o mundo
passa, e a
sua
concupiscência; mas
aquele que
faz a vontade
de Deus
permanece para
sempre.
1 João 2.17
Comer Sua carne e beber Seu sangue
Comer e beber são expressões utilizadas
por Jesus, e, figurativamente, indicam a participação dos salvos nos benefícios
da morte de Cristo. Devemos compreender espiritualmente as palavras do Senhor
ao referir-se, em um sentido profético, à vida de fé que marca todas as pessoas
que entregam suas vidas a Deus, em compromisso estável e permanente. O justo
viverá da fé (Rm 1.17). O crente salvo compartilha sua fé alimentando-se
espiritualmente da carne de Cristo ferida em seu favor. O indivíduo salvo,
através da fé, bebe do sangue do cordeiro que foi derramado para a redenção e
salvação do homem.
Quando o homem come do corpo e bebe do
sangue do Senhor Jesus, permanecendo ligado nele, recebe a pessoa de Cristo
nutrindo seu espírito e dando vida abundante (Jo 15.4,5,7). Este processo, além
de alimentar o espírito e satisfazer os anseios da alma, colabora efetivamente
para a saúde e o equilíbrio do corpo.
Quem come a
minha
carne
e bebe o meu
sangue
permanece em
mim, e
eu, nele. Assim
como o
Pai, que vive, me
enviou, e eu
vivo pelo
Pai,
assim quem de mim
se alimenta
também
viverá por
mim.
João 6.56,57
Tempo de se alimentar
Eis que vêm
dias, diz o
Senhor
Jeová, em que
enviarei
fome sobre a
terra,
não fome de pão,
nem sede de
água, mas
de ouvir as
palavras do
SENHOR.
E irão
errantes de
um mar até
outro mar e
do Norte até
ao Oriente;
correrão por
toda parte,
buscando a
palavra
do SENHOR, e
não a
acharão.
Amós 8.11,12
Amós, da cidade de Tecoa, foi um
profeta designado por Deus a transmitir mensagens de juízo sobre as nações, em
destaque, o povo de Israel. Ele foi chamado ao ministério profético quando
cuidava das ovelhas e cultivava figos. A fome e a sede, mencionadas por em suas
profecias, não indicam o desejo do pão e da água em sentido literal, mas se
referem à falta da Palavra de Deus. Esse tempo de juízo virá sobre todas as
nações, povos e raças. A humanidade vive dias de apatia, indiferença, desprezo,
negação e rejeição da Palavra de Deus. De acordo com a profecia as pessoas
desesperadas correrão por todos os lugares em busca da Palavra de Deus, e não
encontrarão.
A mensagem central do Livro de Amós
destaca o tempo precioso que todos têm para alimentar o espírito. Hoje é o
tempo apropriado para alimentar-se da Palavra de Deus. O homem rico, mencionado
pelo Senhor Jesus (Lc 16.19-31), não buscou a Deus no tempo próprio e deixou
passar a grande oportunidade da salvação. Enquanto viveu neste mundo priorizou
as riquezas e os prazeres da carne. Morreu e foi diretamente para o Hades; em
vez de paz, riqueza, saúde e salvação havia tormento, desespero, dor e
condenação eterna.
Deus tem contemplado o homem com este
tempo de graça para que se alimente da Palavra. Deus convida o homem a buscá-lo
para ter vida (Am 5.4). É tempo de buscar o Senhor (Os 10.12).
Buscai ao
SENHOR
enquanto se
pode achar,
invocai-o
enquanto está
perto.
Isaías 55.6
Eu sou o pão
da vida;
aquele que
vem a mim
não
terá fome. [...] Eu
sou o pão vivo
que
desceu do
céu. Quem
comer deste
pão viverá
eternamente.
E o pão,
que eu
hei de dar, é a
minha
carne para a
salvação do
mundo.
João 6.35,51
O homem espiritual
Ser espiritual é priorizar as coisas
espirituais, olhar para o que é de cima e entender que, vivendo um
relacionamento espiritual, a vida material é alcançada automaticamente. O homem
espiritual tem discernimento de coisas que o homem carnal jamais entenderá. Ele
entende que os ensinamentos bíblicos vêm de Deus e, por isso, os pratica.
Medite, reflita e aplique
Mateus 5.3; 26.41
Marcos 2.8
Lucas 1. 17
1 Coríntios 2.15; 6,17; 14.37
Efésios 5.18
Colossenses 1.9
1 Pedro 2.2,5
|
E todos foram cheios do Espírito Santo
(At 2.4a). A experiência sobrenatural vivida pela Igreja primitiva, no Dia de
Pentecostes, inaugurou uma nova etapa na história dos cristãos. Um período de
quase 500 anos, conhecido nos círculos teológicos como “túnel”, uma ausência de
revelação divina, terminou com a chegada de Jesus ( Is 9.6) e com o
derramamento do Espírito Santo sobre a igreja.
TRECHO DO LIVRO CORPO ALMA E ESPIRITO
JOÁ CAITANO
Nesta lição, estudaremos sobre a bênção do bem-estar, do descanso e da salvação, destinadas a nós, os salvos, como seres plenos.



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