sábado, 28 de janeiro de 2017

LIÇÃO 5: Ser segundo o coração de Deus

Imagem      Estudo da Bíblia de Davi Um homem após o próprio coração de Deus



                    Nosso estudo bíblico de Davi é um estudo de um dos maiores homens de toda a Bíblia. Não se pode encontrar um rei maior, nem mais dedicado e comprometido com Deus.
A vida de David não era perfeita. A Bíblia não esconde as falhas dos heróis bíblicos. A palavra inspirada de Deus conta como é com todos os detalhes escandalosos. O que me diz é que, apesar de todas as grandes realizações de Davi, o caráter exaltado desse homem de Deus, ele era humano e propenso a erros. De estudar a vida de Davi na Bíblia, há muito a ser aprendido.
Vamos começar este estudo bíblico de Davi, observando alguns versículos em 1 Samuel 16 . No contexto, estamos lendo sobre uma conversa que Deus teve com o profeta Samuel. O primeiro rei de Israel era um homem chamado Saul. Saul não ouviu os comandos e direções de Deus, assim Deus o removeu como rei. Deus agora diz a Samuel para ungir um novo rei sobre Israel.
1 Samuel 16.1: " Então disse o Senhor a Samuel: Até quando ficarás de luto por Saul, visto que o rejeitei de reinar sobre Israel? Enche o teu chifre de azeite, e vai; Estou enviando-vos a Jessé, o belemita. Pois eu provei de mim um rei entre os seus filhos ".
Aquele que Deus tinha escolhido para ser o novo rei sobre Israel seria um dos filhos de Jessé. Quando Samuel entrou na casa de Jessé, retomamos o versículo 6.
1 Samuel 16.6: "E, quando chegaram, olhou para Eliabe e disse: Certamente o ungido do Senhor está diante dEle!"

Na casa de Jessé, Samuel olhou para um de seus filhos, Eliab. Havia algo em Eliab que chamou a atenção de Samuel. Ele era um homem de grande estatura e aparência. Ele parecia um rei. Samuel fez uma suposição. Observe o que Deus disse a Samuel.
I Samuel 16.7: "Mas o Senhor disse a Samuel: Não olhes para a sua aparência nem para a sua estatura física, porque eu o recusei. Porque o Senhor não vê como o
homem vê; Porque o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração. '"
Como Samuel atravessa os filhos de Jessé, ele finalmente chega a Davi.
1 Samuel 16.12: "Então ele enviou e trouxe-o. Agora ele estava corado, com olhos brilhantes, e bonito. E o Senhor disse: Levanta-te, unge-o; Pois este é o único! '"
Por que Deus escolheu Davi como seu rei? Por que Deus não escolheu Jônatas? Ele era um homem bom, e ele era filho de Saul e legítimo herdeiro do trono. Por que Deus não escolheu Isbosete? Isbosete também era filho de Saul. Depois que Saul e Jônatas foram mortos, Isbosete foi o próximo na linha de receber corretamente o trono. De fato, Isbosete foi feita rei sobre Israel.
Houve uma guerra civil e o reino foi dividido no reino do norte, que era Israel, onde Isbosete era rei, eo reino do sul, que era Judá, onde Davi foi feito rei. Mas por que Deus não nomeou Isbosete como rei?

Ao estudarmos a Bíblia em referência a Davi, vamos olhar para o versículo 7 acima e lê-lo novamente. Diz que Deus rejeitou Eliabe e disse que Deus não julga por aparência externa. Deus olha para o coração. Por que David? É por causa do coração de Davi.
Quando eu voltar para 1 Samuel 13, acho Samuel informando Saul que seu reinado acabou. E no versículo 14, lemos isso.
1 Samuel 13.14: " Mas agora o teu reino não durará. O Senhor tem buscado por si mesmo um homem segundo o seu próprio coração , e o Senhor ordenou-lhe que fosse comandante do seu povo "

David Estudo Bíblico
O Coração de David
Deus escolheu Davi por causa do coração de Davi. Isso apresenta uma pergunta. Que tipo de coração tinha David? O que era sobre o coração de Davi que capturou a atenção de Deus? Quando eu faço um estudo bíblico de Davi nesses capítulos e outras passagens que abordam o coração de Davi, eu acho que há três observações sobre Davi.

1. David teve um coração de contrição Espere um minuto. Davi era um homem segundo o coração de Deus? Vamos fazer uma lista dos erros que David tinha feito.
David era sexualmente imoral. Ele teve uma noite de pé com a esposa de outro homem depois de vê-la tomar um banho e cobiçar depois dela. (2Sm 11,3-5). David era um mentiroso. Ele trouxe do campo o marido da mulher com quem ele dormia e tentou levá-lo a dormir com sua esposa para encobrir o fato de que ela estava grávida do filho de Davi. David tentou fazer com que Urias acreditasse em algo que não era verdade. (2 Sm 11.11) David encorajou a embriaguez. Quando sua cobertura não funcionou, ele conseguiu Uriah bêbado e tentou novamente. (2 Sm 11.13) David era um assassino. Davi enviou Urias para a linha de frente da batalha e disse às tropas para se retirarem de Urias e deixar o inimigo matá-lo. (2 Sm 11.14.15). Aqui está um homem que teve um caso com a esposa de outro homem, um homem que é um soldado em seu exército. Ele mente sobre isso. Ele fica com seu soldado bêbado. Então Davi, o Rei de Israel, mandou assassinar este homem. Então ele toma a esposa do homem e a leva como sua esposa.
No entanto, quando eu faço um estudo da Bíblia em referência a Davi, acho que a palavra inspirada de Deus descreve Davi como um homem segundo o coração de Deus. Como esse homem pode ser descrito dessa maneira?
Quando continuo lendo em 2 Samuel, descobri que Deus enviou um profeta a Davi com o nome de Natã, que expôs os pecados de Davi. David foi cortado ao coração e estava profundamente triste e pesaroso por causa de seus erros. Ele se humilhou e se arrependeu.
No Salmo 51 podemos ler suas palavras de humildade, tristeza e arrependimento.
Salmo 51,1,2: " Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; Segundo a multidão das tuas misericórdias, apagai as minhas transgressões. Lavame completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. "
Podemos ler como Davi se humilhou e implorou pelo perdão de Deus. Foi nesse coração de contrição, que implorando perdão, que tentando me tirar do monte de estrume do meu próprio pecado, que o torna um homem segundo o coração de Deus.
O que fez Davi tão grande rei não foi a sua perfeição ou impecabilidade. Quando cometeu erros, sentiu-se profundamente arrependido e triste, e procurou o perdão de Deus.

2. David teve um profundo respeito por Deus Vamos continuar estudando a Bíblia sobre Davi olhando para outra passagem que nos ajudará a entender o caráter de Davi. Em 1 Samuel 24, estou lendo sobre Davi que está fugindo. Desde que Davi substituiu Saul como rei, Davi tornou-se um inimigo do estado. A localização de Davi foi relatada a Saul, e Saul começou sua perseguição.
I Samuel 24.1: "Ora, sucedeu que, voltando Saulo dos filisteus, foi-lhe dito:« Toma nota! David está no deserto de En Gedi. "
Se você olhar em um mapa, você vai encontrar duas cadeias de montanhas, uma no Oriente e uma no Ocidente. Direito entre estas duas cadeias de montanhas é o Mar Morto. No fundo da escala ocidental da montanha imediatamente antes que você comece à costa ocidental do mar inoperante é um wilderness grande. Isso é conhecido como o deserto de En Gedi.
1 Samuel 24.2: "Então Saul tomou três mil homens escolhidos de todo o Israel, e foi procurar David e seus homens nas Pedras das Cabras Selvagens".
David era um fugitivo fugindo do governo.
1 Samuel 24,3,4: "Então ele chegou às cercas de ovelhas, junto ao caminho, onde havia uma caverna; E Saul entrou para atender às suas necessidades. Os homens de Davi lhe disseram: "Este é o dia em que o Senhor te disse: Eis que eu livrarei o teu
inimigo na tua mão, Podereis fazer-lhe como lhe parecer bem ". E Davi se levantou e cortou secretamente um canto do manto de Saul.
Saul e seus homens entraram em uma caverna para atender às suas necessidades. Apenas aconteceu que esta era também a mesma caverna em que David e seus homens estavam se escondendo. Os homens de Davi disseram a Davi que esta é uma grande oportunidade. Este é Deus cumprindo Sua promessa entregando o inimigo, Saul, em sua mão.
David saiu furtivamente e cortou um canto do manto de Saul.
I Samuel 24.5: "Ora, aconteceu depois que o coração de Davi o perturbou, porque tinha cortado o manto de Saul."
David ficou incomodado com o que tinha feito. Seu coração o incomodava. Por que David se sentiu assim?
1 Samuel 24.6: E disse aos seus homens: O Senhor não permita que eu faça isto a meu senhor, o ungido do Senhor, estendendo a minha mão contra ele, visto que ele é o ungido do Senhor.
Por que seu coração o incomodava? Porque ele havia feito algo a um homem que era o ungido do Senhor. Davi não estava preocupado com quem era Saul. Davi estava preocupado com Saul. Ele pertencia ao Senhor. Este era o Senhor, o Grande Eu Sou, Jeová Deus, e Davi disse: Saul pertence a Ele, e assim ele se perturbou. Davi tinha um profundo respeito por Deus, e portanto não estava disposto a se levantar contra alguém que Deus ungiu.
Você tem o mesmo respeito por Deus como fez Davi? Eu me pergunto que tipo de coração Ele vê em você e em mim? Ele vê em mim um profundo respeito por Ele que me impede de agir contrariamente à Sua vontade? Como Davi, sempre deve haver em nós um profundo respeito por Deus em tudo o que dizemos e fazemos.

3. David teve um amor profundo para o deus
Neste Estudo Bíblico de Davi, vamos também pensar em alguns versículos encontrados em 2 Samuel 7. Neste contexto, descobrimos que Davi é agora rei de Israel. Ele reside em Jerusalém, que é chamada a cidade de Davi. A arca da aliança foi movida para lá. Deus tinha entregue na mão de Davi todos os seus inimigos. Foi um tempo de paz.
Em termos de política e política internacional, em termos de pureza religiosa, as coisas estavam indo bem.
2 Samuel 7.1-3: "E aconteceu que, quando o rei estava morando em sua casa, eo Senhor lhe deu descanso de todos os seus inimigos ao redor, o rei disse ao profeta Natã: Em uma casa de cedro, mas a arca de Deus habita dentro das cortinas da tenda. Então disse Natã ao rei: Vai, faze tudo o que está em teu coração, porque o Senhor está contigo.
Este é o texto onde David deseja construir uma casa para Deus. Por quê? Era devido ao fato de que ele tinha uma casa de cedro. Mas Deus (representado pela arca da aliança), estava habitando numa tenda. Davi estava vivendo em um palácio, enquanto Deus estava vivendo em uma tenda. David não achava que estava certo. Então Nathan diz: "Vai fazer o que está em seu coração." O que estava no coração de Davi? Davi tinha em seu coração um amor por Deus que o compeliu a querer construir uma casa para Deus.
Em 2 Samuel 7.4-24 , eu li de uma conversa entre Deus e Davi. A conversa pode ser resumida assim.
David: Eu quero construir uma casa para você. Deus: Eu não preciso de uma casa. Mas eu estabelecerei sua casa. (Uma grande herança) David: Quem sou eu? Por que você está me fazendo grande? Você é o Grande. O que vemos nessa conversa é este amor profundo por Deus no coração de Davi. Davi então oferece uma oração a Deus.
2 Samuel 7.25-27: "Agora, ó Senhor Deus, a palavra que falaste acerca do teu servo e sobre a sua casa, estabeleça-a para sempre e faça como Tu disseste. Assim seja magnificado o teu nome para sempre, dizendo: O Senhor dos exércitos é o Deus sobre Israel. E seja estabelecida a casa de teu servo Davi diante de ti. Por ti, Senhor dos exércitos, Deus de Israel, revelaste isto a teu servo, dizendo: Eu te edificarei casa. Portanto, o teu servo tem achado em seu coração orar esta oração a Ti ".
David aceita o que Deus diz e permite que Ele faça seu nome grande. Ele ora para que Deus faça como Ele pretende e prometeu estabelecer sua casa para sempre. Davi acrescenta que queria o que Deus prometeu, mas somente de uma maneira que resultou no nome de Deus sendo ampliado. David não conseguia pensar em si mesmo. Ele só estava pensando em Deus e em seu nome sendo ampliado.
Quando estudo a Bíblia e leio sobre Davi, vejo que Davi era um homem cujo coração estava saturado de seu amor por Deus. Sua vida era toda sobre servir a Deus. Seu mundo era um mundo que era governado por Deus. Sua nação era uma nação governada por Deus. Lemos mais e mais sobre Davi, cujo coração estava cheio do seu amor por Deus.
Tenho um coração cheio de amor por Deus? Você tem um coração cheio do seu amor por Deus?
David Estudo Bíblico Últimos Dias de David Nesta observação final do nosso estudo bíblico de Davi, vamos pensar um pouco em algumas das últimas palavras que Kind David falou quando ele se dirigiu a seu filho, Salomão.
Em 1 Crônica 28, encontramos Davi em um evento em que ele coroa seu filho Salomão como rei. Ele reúne todos os líderes de Israel e faz um discurso para eles, e então ele volta sua atenção para seu filho e fala diretamente com ele. Os dois últimos capítulos de 1 Crônicas contêm esse relato. Nos versículos 1,2, Davi fala sobre seu relacionamento com Deus. Então Ele disse isto no versículo 9.
I Crônicas 28.9: "Quanto a ti, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serveo com coração leal e com mente disposta; Porque o Senhor procura todos os corações e compreende toda a intenção dos pensamentos. Se você O procurar, Ele será encontrado por você; Mas se o abandonares, ele te rejeitará para sempre ".
Está aqui um pai que fala a seu filho que o prepara por um momento em que não estará ao redor. Ele diz a Salomão, sirva a Deus com todo o seu coração. Davi serviu a Deus com todo o seu coração, e disse a Salomão para fazer o mesmo. Ele diz que Deus procura o coração e conhece as intenções dos pensamentos do coração.
Deus conhece o coração. Davi entendeu isso porque essa era a base pela qual Deus escolheu Davi. Agora Davi diz a Salomão que ele precisava entender que Deus sabe que tipo de coração ele tinha, então ele deveria servi-Lo com um coração leal.

Ao estudar a Bíblia sobre Davi, li 1 Crônicas 29.16-19 . Davi está agora falando com Deus. Ele diz a
Deus o quanto ele colocou seu coração em servi-lo. Ele diz para que Deus tome esse coração cheio de amor e respeito, que voluntariamente fez tudo o que Deus exigiu, e dar esse mesmo tipo de coração ao povo, e ao seu filho, para que eles também possam ter um coração para Deus.
Podemos falar sobre Davi e Golias. Podemos falar sobre Davi e Bate-Seba eo sincero arrependimento que ele pronunciou ao profeta Natã. Podemos falar sobre seu amor e amizade com Jonathan. Mas tudo deriva do fundamento de que Davi tinha um coração para Deus.


                                           
                                      REI DAVI Por Wayne Blank

David, da palavra hebraica pronunciada daw-veed , que significa amado , é uma das pessoas mais conhecidas de todas as Escrituras (ver Arquivo de Fato do Antigo Testamento e Arquivo de Fato do Novo Testamento ). Davi era da tribo de Judá (veja Filhos de Jacó e O povo escolhido ), e é um antepassado físico direto de Jesus Cristo (Mateus 1: 1-17) Rei Davi liderando a Arca David nasceu cerca de 1040 aC, o oitavo filho mais novo de Jessé de Belém (ver também Rute ). Pouco é registrado dos pais de David Jesse era aparentemente de meios modestos, e não há registro do nome da mãe de David.
A aparência de Davi não é conhecida em grande detalhe, no entanto sabemos que ele foi descrito como bonito, tinha cabelo vermelho (ou seja, "corado"), e era relativamente curto em estatura (1 Samuel 16:12, 17:42).
Davi era um Pastor , que por necessidade também lhe ensinou habilidades de combate ao defender os rebanhos de animais selvagens predatórios, incluindo leões e ursos (1 Samuel 17: 34-35). Em tempos mais calmos, ele também desenvolveu suas habilidades musicais com a flauta e harpa.
Depois que Deus rejeitou o tolo e corrupto Saul, o primeiro rei de Israel, enviou Samuel a Belém para ungir a Davi como sucessor (1 Samuel 16: 1-13). No entanto, a transição seria gradual. Davi voltou a cuidar das ovelhas, mas "O Espírito do Senhor veio sobre Davi daquele dia em diante" (1 Samuel 16:13) e "O Espírito do Senhor partiu de Saul" (1 Samuel 16:14).
Davi serviu ao rei Saul de vez em quando como músico e portador de armadura (1 Samuel 16: 21-23). É bem certo que Saul ainda não sabia que seu jovem harp player logo tomaria seu lugar como rei. Se ele tivesse, ele o teria matado - como ele realmente tentou fazer uma e outra vez mais tarde.
Então seguiu um dos incidentes mais famosos da Bíblia - David e Golias (1 Samuel 17: 1-58) no vale de Elah, cerca de 15 milhas / 24 quilômetros ao sudoeste de Belém. A derrota de Davi contra Golias pôs os filisteus em fuga e resultou em uma grande vitória para Israel. O ato heroico tornou Davi um favorito do povo, muito para o desfavor e o ciúme de Saul (1 Samuel 18: 6-16). Daí em diante, Saul queria que David fosse morto, e pessoalmente fez várias tentativas (1 Samuel, capítulos 18-30).
Quando Saul fez sua primeira tentativa de matar Davi, o jovem pastor fugiu para Samuel em Ramá, onde foi refúgio por algum tempo entre os profetas (1 Samuel 19: 12-18). Alguns são da opinião de que David compôs os Salmos 6, 7 e 11 enquanto ele estava lá.

Quando Saul descobriu o paradeiro de Davi, Davi fugiu novamente, desta vez para Nob (1 Samuel 21: 1-9), e depois para Gate entre os filisteus. O rei filisteu recusouo, então Davi continuou até Adulão (1 Samuel 22: 1-4, 1 Crônicas 12: 8-18), onde 400 homens se juntaram a ele e o aceitaram como seu líder.
Entretanto, sob as ordens de Saul, Doeg, o edomita, assassinou 85 sacerdotes e suas famílias que inocentemente deram refúgio a Davi em Nobe. A notícia do massacre chegou a Davi pelo único sobrevivente, Abiatar, filho do sumo sacerdote Ahimeleque (1 Samuel 22: 11-23)
Por um tempo, David encontrou-se na situação um tanto bizarro de lutar contra os inimigos de Saul e fugir de Saul ao mesmo tempo. Davi e os seus homens expulsaram os filisteus de Queila (1 Samuel 23: 1-14) e depois se mudaram para a região montanhosa de Judá para escapar de Saul. Enquanto estava ali, Davi encontrou-se com Jônatas, filho de Saul, que sempre fora amigo de Davi (1 Samuel 23: 16-18). Jonathan foi morto em batalha com os filisteus não muito tempo depois.

Embora Saul matasse prontamente David, Davi recusou levantar sua espada contra Saul. Davi realmente salvou a vida de Saul de vez em quando durante todo o tempo em que Saul o estava caçando (1 Samuel 24:10, 26: 9). Davi permaneceu como fugitivo até que Saul foi morto em batalha contra os filisteus perto do monte Gilboa (1 Samuel 31: 1-6)
Após a morte de Saul, Davi foi para Hebrom, onde foi ungido como rei de Judá, segundo as instruções do Senhor, aos 30 anos (2 Samuel 2: 1-4). Uma guerra civil de sete anos e meio seguiu entre as forças que apoiaram Davi, e aqueles que apoiaram Isbosete, o único filho sobrevivente de Saul, para a realeza de todo o Israel. A situação militar e política cresceu firmemente a favor de Davi, porém, quando Isbosete foi assassinado, Davi foi ungido rei de todo Israel (2 Samuel 4: 112, 5: 1-5).
Davi então transferiu sua capital de Hebrom para Jebus, um nome anterior para Jerusalém : "O rei e seus homens marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus, que moravam lá." Os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui; Mesmo os cegos e os coxos podem te afastar. "Eles pensaram:" Davi não pode
entrar aqui ". No entanto, Davi capturou a fortaleza de Sião, a cidade de Davi. (2 Samuel 5: 6-7 NVI)
Então Davi trouxe a Arca da Aliança para a nova capital de Jerusalém (2 Samuel, capítulo 6) (na ilustração acima) da casa de Abinadabe (2 Samuel 6: 3), em QuiriateJearim, a cerca de 11 km Jerusalém, onde tinha sido por muitos anos. Foi durante este movimento que o Senhor pôs Uzá por tocar a Arca (somente os levitas foram autorizados a tocá-lo). Davi, então, teve medo de ter A Arca na Cidade de Davi, e deixou-a na casa de Obede-Edom, um filisteu de Gate (2 Samuel 6: 9-11). Três meses depois, David trouxe a Arca para Jerusalém, onde foi colocada em um novo tabernáculo que Davi preparou para ele. Tinha sido cerca de setenta anos desde que a Arca tinha estado no Tabernáculo original no deserto (veja também o que aconteceu com o Tabernáculo? ).

A ascensão de Davi à grandeza foi caracterizada por grandes conquistas territoriais para Israel (2 Samuel 8: 1-14). Em um período de tempo relativamente curto, ele governou desde o rio Nilo no Egito até o rio Eufrates no vale do Tigre-Eufrates (2 Samuel 8: 3-13) (ver também o Reino de Salomão ).
Como aconteceu com tantos dos grandes, o sucesso de David estava focado demais em ganhos materiais, e ele o corrompeu. Seu cometer adulterio com BateSeba e o assassinato de seu marido Urias, em uma tentativa de encobri-lo, foi talvez o evento mais escuro de sua vida. Davi verdadeiramente se arrependeu e Deus perdoou-o.
Os problemas de David estavam longe de terminar. Suas muitas esposas e filhos estavam constantemente em competição feroz uns com os outros dentro da família. Um dos filhos de Davi, Amnon, atacou Tamar, sua irmã mais nova, e o irmão da moça, Absalão, o matou. Absalão mais tarde tentou assumir o reino de seu pai David que desencadeou uma guerra civil.
Apesar de suas falhas humanas, Davi sempre foi um homem dedicado e arrependido de Deus que serviu o propósito de Deus naquela fase da História da Bíblia. Depois de um reinado de quarenta anos e seis meses (2 Samuel 5: 5, I Crônicas 3: 4) Davi morreu aos setenta anos, "e foi sepultado na cidade de Davi". (1 Reis 2: 10-11).
Disponível em : http://www.keyway.ca/htm2002/david.htm

                                       Lições espirituais da vida de Davi
Por H. Stanley Martin

Índice [Show] Davi é mencionado mais vezes na Bíblia do que qualquer outro caráter bíblico. Seu nome para muitos de nós está imediatamente associado ao momento em que ele confrontou Goliath, o gigante. A Bíblia também registra muitos outros eventos na vida de Davi. Um estudo cuidadoso da vida de David nos deixará com muitas lições que podemos aplicar às nossas vidas hoje.
Davi tinha falhas. Cometeu pecado. Ele era culpado de grandes ofensas. Mas ao contrário do rei Saul, Davi não era rebelde e desobediente. Davi se arrependeu rapidamente. Por causa dessa disposição de arrependimento, Paulo diz que Davi era um homem cujo coração estava inclinado para Deus. Em Atos 13:22, lemos: "Encontrei a Davi, filho de Jessé, um homem segundo o meu coração, que cumprirá toda a minha vontade".
Há muitas lições espirituais que podemos aprender com a vida de Davi. Ao analisarmos a última metade de 1 Samuel e todos os 2 Samuel, tentaremos descobrir algumas razões pelas quais Davi é chamado de "um homem segundo o coração de Deus".

1. Davi como um Pastor (1 Samuel 16-19)
Um incidente nos dias de infância de Davi denota claramente seu caráter. Enquanto estava guardando as ovelhas de seu pai, veio um leão e tomou um cordeiro. Davi saiu atrás do leão, e tirou o cordeiro da boca do leão. O leão se levantou contra ele, e ele pegou o leão pela barba e matou-o! Este relato mostra a grande coragem de Davi.
Note que a perda de um cordeiro pobre foi a ocasião que motivou a bravura de Davi. Muitos pastores teriam considerado a perda de um pequeno cordeiro muito insignificante para pôr em perigo suas próprias vidas. Mas não David! Foi seu amor por aquele cordeiro e sua fidelidade à acusação que lhe foi dada (o dever de cuidar das ovelhas de seu pai) que o moveu a agir. Davi era fiel em coisas pequenas, e mais tarde ele foi dado maiores deveres para executar.
Davi era um rapaz que ansiava conhecer Deus em dimensões mais profundas. Ele escreveu que não poderia dormir até que Deus encontrou um lugar em seu coração.
Quando estava nos pastos de Belém de Efrata, ele estava preocupado com a glória de Deus (Ver Salmos 132: 4-6).
1 Samuel 16 diz então como Samuel foi instruído a encontrar e ungir um novo rei. Samuel foi para a casa de Jessé, e um por um os filhos de Jessé saíram diante de Samuel. Mas o profeta sabia que o futuro rei de Israel não estava entre eles. Então Davi, o menor dos filhos, que haviam saído com as ovelhas, foi trazido diante de Samuel. O profeta o ungiu e o consagrou como o próximo rei de Israel. 1 Samuel 16:13 diz: "Então Samuel tomou o chifre de azeite, eo ungiu no meio de seus irmãos; e o Espírito do Senhor veio sobre Davi desde aquele dia".
Embora Deus tivesse rejeitado Saul como rei, Ele ainda permitiu que Saul governasse por 20 ou mais anos. Durante este tempo, Davi serviu o rei Saul em sua corte real. David tocou harpa para Saul durante os períodos de depressão do rei. Quando ele não estava na corte, Davi continuou ajudando seu pai com o pastoreio das ovelhas.
David entrou em público como resultado de sua vitória sobre Golias, o gigante filisteu. Goliath tinha mais de 9 metros de altura. Ele usava 125 libras de armadura. Davi foi antes de Golias com uma funda e 5 pedras lisas (o mesmo instrumento que ele usou para proteger as ovelhas de seu pai). Em um momento de falta de vigilância - rápido como um relâmpago - antes que o filisteu soubesse o que aconteceu, a pedra da bainha de David perfurou a testa do gigante, e Golias caiu ao chão. Um grande número de pessoas louvou Davi e cantou: "Saul matou seus milhares, e Davi seus dez mil" (1 Samuel 18: 7).

2. David como um fugitivo do rei Saul (1 Samuel 20-31)
O rei Saul não podia suportar ver Davi elogiado pelas suas realizações. Ele ficou amargamente ciumento de Davi depois da experiência com Golias. Duas vezes Saul levantou a sua lança e atirou-a para David. Mas em ambas as ocasiões, David conseguiu escapar ileso. Em outra ocasião, Saul ofereceu sua filha em casamento a Davi, na condição de que Davi matasse 100 filisteus. Saul esperava que Davi perdesse a vida na tentativa (1 Samuel 18:17). Finalmente, David sentiu que não era seguro permanecer na corte de Saul. Assim ele fugiu para Adullam, vagando nos desertos da Judéia por vários anos. Mas Saul o perseguiu e repetidamente tentou matá-lo. Saul planejou uma e outra vez para acampar David, mas cada vez que ele escapava das armadilhas de Saul.
Durante os anos em que Davi estava vagando no deserto com Saul procurando tirar sua vida, ele tinha várias oportunidades incomuns para pegar a vida de Saul. No entanto, Davi voltou amor pelo ódio de Saul. Davi sofreu injustiça e maus-tratos nas
mãos do rei Saul por muitos anos. Em duas ocasiões, Davi teve oportunidade de se vingar de Saul (e até de tirar a vida dele). Mas Davi disse: "O Senhor não permita que eu machuque meu senhor, o ungido do Senhor." Então Davi deixou Saul escapar duas vezes.
A primeira vez foi em um lugar chamado "En-gedi." A palavra "En-gedi" significa "rochas das cabras selvagens." É um lugar ao longo do Mar Morto onde há muitas cavernas e cavernas. 1 Samuel 24 diz como Saul foi para uma caverna em En-gedi para descansar. Saul e seus soldados não sabiam que Davi e seus homens estavam escondidos nos recessos interiores da mesma caverna. Os homens de Davi queriam matar Saul, mas Davi simplesmente cortou a borda do manto de Saul. Ele poderia ter cortado tão facilmente a cabeça de Saul.
A segunda oportunidade que David poderia ter usado para matar Saul foi quando Saul estava acampado no deserto de Ziph, ao lado da estrada. Enquanto Saul e seus exércitos dormiam, Davi desceu debaixo da cobertura das trevas e tirou a lança de Saul e o jarro de água.
A injustiça é uma das coisas mais difíceis para qualquer um de nós suportar. Um tipo de reação para com aqueles que nos tratam injustamente é retaliar. No entanto, a retaliação é imprudente. Davi demonstrou grande paciência e amor em relação ao Rei Saul - embora Saul estivesse consistentemente tentando tirar a vida de Davi. David foi a segunda milha. Ele virou a outra bochecha. Esta é a atitude ensinada por Jesus no Novo Testamento.

3. O Reino de Davi como Rei de Israel (2 Samuel 1-10)
Quando o rei Saul foi morto, Davi rasgou suas roupas, chorou e chorou e jejuou até a tarde. Davi respeitou Saul como o rei ungido, embora Saul o tivesse maltratado severamente. David não guardava rancor.
Davi tinha sabido por muitos anos que ele foi escolhido para ser o próximo rei de Israel. Ele já fora ungido por Samuel, ainda menino em Belém. No princípio, Davi tornou-se rei somente sobre a tribo de Judá. Mais tarde, ele foi declarado rei sobre todo o Israel. 2 Samuel 5: 4 diz que Davi reinou sobre Israel por 40 anos. Ele grandemente estendeu as fronteiras de Israel, e estabeleceu a paz em grande parte da terra. Mas nem tudo correu bem para David.
Logo depois que Davi conquistou Jerusalém dos jebuseus e fez de Jerusalém sua capital, Davi ordenou que a Arca da Aliança fosse trazida da casa de Abinadabe até a
cidade de Jerusalém. A Arca da Aliança era uma das seis peças de mobiliário sagrado que pertenciam à casa de culto judaica, o Tabernáculo. A Arca da Aliança era um baú feito de madeira coberto com ouro, no qual foram guardados os Dez Mandamentos. A Arca da Aliança deveria ser mantida no Lugar Santíssimo do Tabernáculo. As mãos humanas nunca tocaram na Arca do Senhor (Números 4:15).
Deus tinha dado instruções claras dizendo como a Arca deveria ser transportada de um lugar para outro. Era para ser levado em pólos pelos levitas. Mas quando Davi decidiu mover o baú sagrado, mandou levar a Arca da Aliança para Jerusalém em um carro. Em um ponto os bois tropeçaram, e Uzza estendeu a mão para estabilizar a Arca. Imediatamente ele morreu (2 Samuel 6: 6-7). Deus puniu a desobediência de uma só vez. É sempre perigoso manipular coisas sagradas. Mesmo fazer coisas boas por métodos não sancionados nas Escrituras é imprudente.
Durante o tempo em que Davi governou Israel, demonstrou grande sabedoria e justiça ao lidar com as pessoas. David destacou-se como um dos maiores líderes políticos e espirituais na história do Antigo Testamento.

4. O pecado de Davi com Bate-Seba (2 Samuel 11-20)
Certa noite, enquanto David caminhava no telhado de seu palácio, ele notou uma bela mulher banhando-se em um telhado próximo. David rapidamente respondeu ao que viu, mesmo sabendo que ela era a esposa de Urias. Alguns meses depois, recebeu a notícia de que Bate-Seba tinha concebido uma criança como resultado de seu relacionamento adúltero com ela naquela noite.
Em vez de confessar sua transgressão, David começou imediatamente um esforço frenético para encobrir seu pecado. Primeiro de tudo, para encobrir o escândalo, Davi mandou chamar Urias e o trouxe para casa da frente de batalha. David esperava fazer parecer que Urias era o pai do filho de Bate-seba. Davi possivelmente pensou para si mesmo que ninguém jamais saberia que a criança era sua (2 Samuel 11: 6-9). Mas Urias era tão leal a Davi e aos seus companheiros soldados que estavam acampando no campo de batalha aberto, que ele se recusou a permitir-se a indulgência de ficar no conforto de sua própria casa e desfrutar os favores de sua esposa.
O próximo plano de Davi era fazer com que o pensamento de Urias ficasse embriagado. Ele pensou que talvez Uriah tropeçaria em casa, e em seu estupor bêbado esquecer suas responsabilidades militares, pelo menos, uma noite. Mas o plano de David simplesmente não funcionou. Então ele decidiu matar Urias. O oficial comandante estava a expor Urias ao ataque inimigo mais concentrado que "ele pode
ser ferido e morrer". Quando David mais tarde soube que realmente Urias foi morto em um ataque selvagem feito pelos amonitas, Davi enviou esta mensagem a Joabe Comandante): "Não deixe esta coisa te desagrade, porque a espada devora tanto a um como a outro". Davi estava dizendo que Joabe estava fazendo um bom trabalho. Ele não deveria se preocupar apenas porque Urias foi morta. Mas aquelas palavras de David têm um som oco poderoso.

Há algumas lições a serem aprendidas neste período sombrio na vida de Davi:
1. Cuidado com a ociosidade.
2. Cuidado com a exposição da nudez.
 3. Cuidado para deixar que os olhos e a mente permaneçam em coisas pecaminosas.
4. Nunca pense que o pecado não confessado pode ser encoberto.
 5. Cuidado com o pensamento,
 "Isso não pode acontecer comigo." Mesmo a pessoa mais forte pode facilmente escorregar. A qualquer momento, a qualquer hora, qualquer cristão em qualquer lugar pode ser pego desprevenido e pode falhar miseravelmente.
Davi, depois de ter sido confrontado pelo profeta Natã, reconheceu seu pecado, e seu pecado foi perdoado. Mas Davi colheu o que semeou. O salário desse pecado continuou a pagar dividendos amargos por muitos anos. A criança nascida de Betsabé morreu. O filho mais velho de Davi, Amnon, caiu em vergonhosa imoralidade com sua meia-irmã Tamar. Outro filho, Absalão, liderou uma rebelião contra o reino de seu pai. Absalão era um jovem com um magnetismo que atraía as pessoas. Logo ele provocou uma rebelião generalizada contra Davi, e Davi teve que fugir da cidade de Jerusalém em desgraça.
Continuar vivendo no pecado trará consequências terríveis. É verdade que o pecado pode ser perdoado. Mas a Bíblia não cria a impressão de que as pessoas escapam com seu pecado, ou que Deus o aprova. 2 Samuel 11:27 diz: "Mas o que Davi fizera desagradava ao Senhor".

5. Lições da vida de Davi
Há três observações finais que são evidentes na vida de Davi, o "homem segundo o coração de Deus".

A.Davi não estava sem defeitos.
Embora David fosse um poderoso rei sobre Israel por 40 anos e seu coração estivesse definitivamente inclinado a Deus, ele não estava sem falhas. Por exemplo, Davi pecou ao depositar confiança na força humana (2 Samuel 24: 9-10), e manifestou fraqueza como pai, cujos filhos lhe deram vergonha (2 Samuel 13:21; 14:28). Mas Deus o usou! Assim, a vida de Davi é um excelente exemplo nas Escrituras de como Deus opera através de pessoas fracas e frágeis e pecaminosas, como você e eu, para realizar Seus propósitos.

B. Davi não estava sem problemas.
Uma das falácias básicas que muitos cristãos secretamente mantêm é a idéia de que quando você está certo com Deus, você deve ter nada além de boa fortuna. Mas Davi tinha sua parte de problemas. Ele trouxe alguns deles sobre si mesmo por causa de seu pecado com Bate-Seba e sua falta de disciplina sobre seus filhos - mas também está claro que Davi enfrentou muitos problemas pelos quais ele não era responsável.

A adversidade e os problemas nem sempre são punição pelo mal que temos feito. É certamente apropriado para nós examinar-nos e confessar nossos pecados frequentemente, mas quando os lugares difíceis vêm não será sempre possível colocar nosso dedo em algo que nós fizemos. Nem sempre teremos uma explicação imediata sobre por que temos sido tratados com tanta severidade. Muitas vezes Deus faz o que Ele faz simplesmente porque Ele é quem Ele é e não oferece explicação, como foi no caso de Jó.

C. Davi não estava sem limitações.
David precisava de um poder fora de si e não estava orgulhoso demais para admiti-lo. Ele disse uma vez: "Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo." (Salmo 42: 2). Em outra ocasião, ele disse: "O Senhor é a força da minha vida; De quem terei medo? "(Salmo 27: 1). Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele tinha falhas, problemas e limitações. Mas uma das coisas bonitas sobre sua vida é que ele não era muito orgulhoso para estender a mão para ajudar.
David é mencionado no capítulo "heróis da fé" (Hebreus 11). Começando no versículo 32, lemos: "E o que mais direi? Pois o tempo falharia em contar a Gideão, a Baraque, a Sansão e a Jefté; De Davi, e de Samuel, e dos profetas, que pela fé subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, pararam as bocas dos leões, apagaram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, Tornaram-se fúnebres na
luta, viraram a fuga os exércitos dos estrangeiros. "(Hebreus 11: 32-34). Esses homens de fé foram divinamente capacitados para realizar atos notáveis além de suas próprias habilidades naturais.

Aplique essas lições da vida de Davi à sua vida. Procure evitar os erros que David fez. Deixe que cada um de nós resolva pressionar em direção a metas mais elevadas a partir de hoje.

FONTE: ESCOLA BEREANA - ADVEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário