Ética cristã
e vida financeira
O Senhor é fonte de toda riqueza, tanto a
prata quanto o ouro lhe pertencem (Ag 2.8). As posses e os bens são concedidos
ao homem por meio do nosso Deus. Cada um prestará contas daquilo que recebeu
para administrar (Rm 14.12), inclusive no quesito financeiro (Mt 25.19). Nas
Escrituras, o trabalho enobrece o homem, sendo este o único meio digno de
sobrevivência (Gn 3.19). Apesar dessa assertiva bíblica, durante a Idade Média,
os que escolhiam trabalhar para conseguir sustento eram considerados cristãos
de segunda classe e a espiritualidade monástica do período medieval, em geral,
considerava o trabalho degradante (MCGRATH, 2012, p. 331).
Essa ideia
deturpada do trabalho perdurou até a Reforma Protestante, em 1517. Somente após
o movimento protestante é que houve uma mudança de paradigma na conceituação do
trabalho. Quem trabalhava era somente a plebe ou o proletariado, enquanto a
nobreza e também o clero sobejavam em benefícios e regalias e eram sustentados
pelos altos impostos infligidos aos trabalhadores. Com a Reforma, o
protestantismo desenvolveu “a concepção de que o trabalho é uma vocação divina,
a qual foi dada a cada ser humano como instrumento de determinação de amor ao
próximo, no sentido de que, cumprindo a vocação, a pessoa humana serve a seu
semelhante” (OLIVEIRA, 2009, p. 174).
A teologia
protestante inverteu o antigo ponto de vista católico e medieval. De uma
percepção do trabalho como algo humilhante para um meio dignificante e glorioso
de louvar a Deus em sua criação e por intermédio dela (MCGRATH, 2012, p. 332).
O trabalho passou a ser entendido como um meio digno e desejado de sustentar a
família, erradicar a pobreza e a miséria, bem como uma oportunidade de exercer
o amor aliviando a dor e a fome do próximo, e ainda uma maneira de propiciar a
manutenção do Reino de Deus na terra.
I. UMA TEOLOGIA PARA A VIDA
FINANCEIRA
O equilíbrio
financeiro que foge dos extremos da riqueza e da pobreza possibilita uma vida
desprovida de preocupações desnecessárias. Os que se dedicam de modo
desordenado em busca do enriquecimento são traspassados de muitas aflições (1
Tm 6.9,10) e, no outro extremo, os que negligenciam suas finanças estarão
fadados a uma vida de miséria (Pv 28.19).
1.
Vida
Financeira Equilibrada
No livro de Provérbios estão registradas as palavras de Agur
(Pv 30.1). Ele fez dois pedidos ao Senhor, os quais almejava usufruir antes de
sua morte (Pv 30.7). Seu primeiro pedido era por uma vida íntegra, livre da
vaidade e da falsidade (Pv 30.8a). Na segunda petição, Agur desejou uma vida
financeira equilibrada. Ele rogou: “não me dês nem a pobreza nem a riqueza” (Pv
30.8b). O motivo desse segundo pedido é explicado em seguida: “para que,
porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo,
venha a furtar e lance mão do nome de Deus” (Pv 30.9). Agur desejava dinheiro
suficiente para uma vida digna que não o levasse a pecar. Ele não queria muito
dinheiro para evitar a soberba, mas também não queria que faltasse para não ser
desonesto. Nesse propósito, ele aspirava apenas à porção necessária para cada
dia (Pv 30.8c). E foi exatamente assim que Cristo nos ensinou a pedir: “O pão
nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mt 6.11).
A prosperidade na Bíblia
Desde o início, Deus tem prometido
prosperidade ao seu povo. Tudo começou com Abrão, que habitava em Ur dos
caldeus, quando o Senhor lhe falou: “Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e
da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande
nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção” (Gn
12.1,2). As Escrituras asseveram que Abraão creu na promessa que Deus lhe
fizera, e isso lhe foi imputado como justiça (Rm 4.3). Portanto, a prosperidade
é algo bíblico, está nas Escrituras como uma dádiva divina, algo prometido pela
palavra do próprio Deus.
Em
contrapartida, nas Escrituras “ser próspero” não significa “somente ter
posses”, pois a prosperidade unicamente material pode ser danosa. Consciente
dessa verdade, o sábio rei Salomão registrou: “Não esgote suas forças tentando
ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as
contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu” (Pv 23.4,5, NVI).
Quando Cristo foi interpelado por alguém que requeria intervenção em um caso de
herança, o Senhor lhe advertiu severamente: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso
contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos
seus bens” (Lc 12.15, NVI). João, ao escrever para Gaio, desejou-lhe
prosperidade material e espiritual (3 Jo 1,2). Assim, nossa riqueza deve ser
tal qual é próspera a nossa alma.
Saúde financeira
A saúde financeira não depende de quanto
ganhamos, mas de como gastamos o que ganhamos. A Palavra de Deus censura a
imprudência de quem vive acima de sua capacidade econômica: “O homem sensato
tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não,
porque gasta tudo o que ganha” (Pv 21.20, NTLH). Aquele que desobedece a esse
princípio acumula dívidas e vive atribulado. Não raras vezes contrai
empréstimos para saldar outros empréstimos. Torna-se refém dos altíssimos juros
dos cartões de crédito e do cheque especial. Em casos extremos, passa a ser
explorado por agiotas que fazem financiamentos com juros abusivos. Compromete
sua reputação e seu nome figura como mau pagador nos órgãos de proteção ao
crédito. Pela sua insensatez e má administração, quando chega
à velhice
não tem onde reclinar a cabeça e nem mesmo condições mínimas de viver
dignamente.
Portanto, para uma vida financeira
equilibrada, é preciso bem administrar o orçamento familiar. A prudência ensina
calcular todas as despesas e fazer provisões financeiras para evitar o
empréstimo e a vergonha (Lc 14.28). Outra salutar medida é não se envolver na
aquisição de supérfluos e resistir à tentação de comprar o que não precisa.
Aplicar a remuneração naquilo que é indispensável e não gastar o dinheiro
naquilo que não é pão (Is 55.2) — aquele que observa esses princípios fica
longe das dívidas e escapa da ruína financeira. Será louvado pela sua família,
manterá o bom nome e a boa reputação, e, na velhice, poderá desfrutar de uma
merecedora e digna aposentadoria.
2. O Perigo do Amor ao Dinheiro
O apóstolo
Paulo corrobora que a vida moderada é o melhor caminho para fugir dos laços e
tentações das riquezas (1 Tm 6.9,10). A cobiça pelo dinheiro corrompe os homens
e os faz desviar da fé. Percebe-se no texto bíblico que o mal não está no
dinheiro, e sim no “amor ao dinheiro”. O mal está em perder a comunhão com Deus
e passar a depositar a confiança nas riquezas. A Bíblia revela que essa atitude
foi empecilho de libertação na vida de muitos, como nos exemplos do jovem rico
(Lc 18.23), de Judas Iscariotes (Lc 22.3-6), de Ananias e Safira (At 5.1-5),
que valorizaram o dinheiro em detrimento da salvação. Portanto, mesmo que o
Senhor nos permita enriquecer, o salmista nos adverte para não pecarmos: “[...]
se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração” (Sl 62.10).
Cuidado com a cobiça
O mais perigoso inimigo do homem é ele
próprio. A sua própria carne e a natureza pecaminosa que nele habita constituem
um inimigo vicioso e enganoso. Existem três espécies de pecado que se encontram
na raiz da queda de qualquer cristão: é o amor pelas mulheres (imoralidade sexual);
o amor pelo dinheiro (o pecado da cobiça); e o amor por posições (orgulho e
apostasia). Comparados com isso os seus inimigos externos são fáceis de
combater. A cobiça vem de uma insegurança com relação à provisão de Deus e o
amor pelo dinheiro. Em Mateus 6.24, Jesus ensinou sobre dois senhores, dentre
os quais devemos escolher um — Deus ou Mamom. Acerca dessa declaração, Mamom é
identificado com o nome do deus pagão da riqueza e da prosperidade com
gravíssimas implicações:
No Targum (paráfrase aramaica do Antigo
Testamento), essa palavra era usada para o lucro desonesto obtido mediante
exploração egoística de outra pessoa. O “mamom” da injustiça de Lucas 16.9
corresponde com exatidão a uma frase aramaica que significa “possessões
adquiridas com desonestidade. (MOUNCE, 1996, p. 70)
Infelizmente, muitos cristãos têm caído
nessa armadilha, apropriando-se daquilo que não é seu. As Sagradas Escrituras
esclarecem que a cobiça, ou a avareza, está no amor ao dinheiro. Paulo ensina
que a cobiça é pecado de idolatria. Nos textos de Colossenses 3.5 e de Efésios
5.5, avareza e cobiça são sinônimos. Esses termos estão ligados com a ganância
de querer ter e ser mais que os outros. Um cristão dominado pela avareza ou
pelo desejo de acumular riquezas é insensato e delira em vãos pensamentos,
Jesus deixou bem claro que “a vida de qualquer não consiste na abundância do
que possui” (Lc 12.15). Lamentavelmente, não são poucos os que acabam se
perdendo por causa da cobiça ao dinheiro, bens materiais e posições
economicamente compensatórias.
O problema da soberba
Ao escrever aos romanos, o apóstolo dos
gentios os advertiu acerca da soberba: “[...] não ambicioneis coisas altas, mas
acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos” (Rm 12.16). Os
romanos, por viverem na cidade imperial, estavam bem próximos do esplendor da
corte e buscavam ocupar certas posições. A exortação paulina os instiga a se
acomodarem às coisas simples, deixando de ser convencidos, em vez de lutar na
consecução de coisas que eram altas demais para eles (PFEIFFER, 1983, v. 5, p.
56). Matthew Henry considera que “não devemos ambicionar honra e promoção, nem
olhar com respeito o fausto e a dignidade do mundo com qualquer valor ou
desejos excessivos” (2008, vol. 2, p. 391). Nesse sentido, o problema não está
nos altos cargos ou funções, mas no desejo de alguns de serem superiores aos
outros.
Não obstante, a orientação bíblica por
vezes é negligenciada por aqueles que almejam, por meio do acúmulo das
riquezas, alcançar o topo da pirâmide social para vangloriar-se sobre os
demais. A respeito desse procedimento, Tiago reprovou o comportamento de alguns
crentes que estavam praticando o favoritismo e o elitismo na igreja (Tg 2.1-9).
A reprovação de Tiago ainda tem relevância para hoje: “A Igreja não deveria
mostrar parcialidade, nenhum interesse com respeito à beleza externa, à riqueza
material e ao poder ou à influência da pessoa” (DAVIDS, 1997, p. 79). Muitos
conflitos e contendas são gerados na igreja por ações de superioridade
praticadas por parcela da membresia. Deus não se recusa em nos abençoar, mas
não o fará se a nossa motivação for errada. Não seremos atendidos se o nosso
desejo de prosperidade estiver motivado pelo egoísmo e pela soberba (Tg 4.1-3).
II. MEIOS HONESTOS PARA GANHAR
DINHEIRO
Ganhar
dinheiro não é pecado, e sim uma necessidade indispensável. Trabalhar de modo
honesto para o sustento seu e de sua família é uma atitude altruísta. Aqueles
que deliberadamente não trabalham e os que sobrevivem de maneira desonesta são
reprovados e condenados pelas Escrituras Sagradas.
1. Trabalho e Emprego
Desde a
queda no Éden, o homem precisa empregar esforços para obter os bens de que
necessita para sobreviver (Gn 3.19a). Assim, o trabalho passou a ser um meio
legítimo para prover o sustento. O Senhor Jesus ensinou que “digno é o
trabalhador do seu salário” (Lc 10.7, ARA). Quando escreveu aos irmãos em
Tessalônica, Paulo enfatizou que o trabalho é um meio digno de ganhar dinheiro
(1 Ts 2.9). Porém, no afã de obter o seu salário, o cristão não pode
envolver-se com meios ilícitos ou criminosos (Pv 11.1; 20.10) e nem tampouco
explorar ou extorquir o seu semelhante (Am 2.6). A responsabilidade individual
de trabalhar para o próprio sustento é tão relevante que a Bíblia condena o
preguiçoso (Pv 21.25; 22.13) e ainda assevera: “[...] se alguém não quiser
trabalhar, não coma também”(2 Ts 3.10).
Conceito de trabalho
A ordem divina para o trabalho tinha sido
anunciada antes da queda do homem (Gn 1.28). E por causa dela o processo do
trabalho foi dificultado; em razão do pecado, a terra passou a produzir cardos
e espinhos (Gn 3.18). Pallister analisa que “ao dar o mandato para trabalhar
(Gn 1.28), é natural que Deus tenha querido abranger todo tipo de atividade
humana legítima” (2005, p. 79). E, conforme essa compreensão, adota-se o
seguinte conceito de trabalho:
Atividade cujo
fim é utilizar as coisas naturais ou modificar o ambiente e satisfazer às
necessidades humanas. Por isso, o conceito de trabalho implica: 1) dependência
do homem em relação à natureza, no que se refere à sua vida e aos seus
interesses: isso constitui a necessidade, num de seus sentidos; 2) reação ativa
a essa dependência, constituída por operações mais ou menos complexas, com vistas
à elaboração ou à utilização doselementos naturais; 3) grau mais ou menos
elevado de esforço, sofrimento ou fadiga, que constitui o custo humano do
trabalho. (ABBAGNANO, 2000, p. 964)
Os princípios bíblicos e teológicos que
regem a concepção do trabalho vinculam a atividade laboral com a ideia de
progresso social, solidariedade e enobrecimento da pessoa humana. Porém, na
prática contemporânea, o sociólogo polonês Sygmund Baumann (1925-2017), em seu
livro Modernidade Líquida, afirma que “raramente se espera que o trabalho
‘enobreça’ os que o fazem, fazendo deles ‘seres humanos melhores’, e raramente
alguém é admirado e elogiado por isso” (BAUMANN, 2001, p. 161). Apesar do
ceticismo hodierno, essas ideias não conseguem anular a importância e a contribuição
do trabalho na realização do ser humano. Primeiro de maio é a data, no Brasil e
em vários países do mundo, reservada para comemorar o Dia do Trabalho. A
História da data remonta o ano de 1886, quando milhares de trabalhadores
protestaram por melhores condições de trabalho na cidade de Chicago (Estados
Unidos).
Meio de vida, e não de morte
O trabalho deve ser executado como um
meio de vida, e não de morte. O corpo humano possui limitações que devem ser
respeitadas. O excesso de trabalho com carga horária abusiva e funções
múltiplas é extremamente prejudicial à saúde. Dias de folga, intervalos para
descanso, férias remuneradas e alimentação apropriada ajudam a manter o
equilíbrio entre o trabalho e as necessidades vitais do trabalhador. Quando
essas orientações são desprezadas, a saúde e a família são os primeiros a ser
afetados. Em um mercado de trabalho competitivo, uma considerável parcela de
trabalhadores permite que o emprego sugue todas as suas energias e anule a sua
vida social, religiosa e familiar. Nesse quesito, as Escrituras orientam a
busca do equilíbrio. De um lado somos exortados a trabalhar e fugir da preguiça
(Pv 6.6-11), e, de outro, recebemos a instrução de não cometer exageros:
“Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e
aflição de espírito” (Ec 4.6). Portanto, o trabalho deve ser algo prazeroso,
saudável e dignificante. Não existe mérito algum em se matar de trabalhar.
2. Escolarização e Mobilidade Social
A sociedade
é formada por classes sociais. A possibilidade de um cidadão trocar de classe é
denominada de “mobilidade social”. Um dos meios disponíveis é a escolarização,
ou seja, a educação acadêmica. A escolarização proporciona a capacitação
profissional e o acesso a níveis superiores de ensino. Aqueles que alcançam
maior escolarização possuem maior probabilidade de encontrar empregos com bons
salários, possibilitando a ascensão social. No entanto, o cristão precisa tomar
cuidado na busca de seu aprimoramento intelectual para não ser enredado por
meio de filosofias e vãs sutilezas (Cl 2.8). Precisa também ter em mente que
não deve buscar conhecimento para vanglória ou para se considerar melhor que os
outros (Fp 2.3). Ao contrário, deve usar a escolarização e a ascensão social
para poder melhor servir ao Reino de Deus (Fp 2.4,21; 1 Co 10.32,33).
Formação Acadêmica
Não faz muito tempo que ter um curso
superior ou uma especialização era o grande diferencial para se conseguir um
bom emprego em nosso país. O tempo passou, o mercado tornou-se altamente
competitivo e as exigências aumentaram. Por isso, o que antes era uma vantagem
tornou-se um padrão. Quem não possui qualificação acadêmica, dificilmente
conseguirá um emprego com salário rentável. A partir dessa realidade, novas
competências passaram a ser requeridas pelo empregador. Atualmente, a mera
formação acadêmica não é requisito suficiente para preencher uma vaga de
emprego. Empregadores selecionam entre os candidatos de nível superior aqueles
que apresentam algum diferencial, como por exemplo, domínio fluente de
determinado idioma, amplo conhecimento de informática, inteligência emocional,
valores morais e éticos especialmente para cargos de chefia, e outros.
Mercê desses fatos, a qualificação é algo
a ser aprimorado para quem está ou deseja entrar no mercado de trabalho.
Aqueles que recusarem o aperfeiçoamento vão correr o risco de perder o emprego,
ser preterido nas promoções ou se resignar em receber baixos salários.
Todavia, embora a educação formal seja um
dos meios mais eficazes para a mobilidade social, o acesso à educação ainda é
deficiente, apesar dos esforços e da sensível melhora ocorrida nas últimas
décadas.
III. COMO ADMINISTRAR O DINHEIRO
A mordomia
das finanças é responsabilidade de todos os membros da família. A má gestão
provoca endividamento e constrangimentos desnecessários. Um lar bem
administrado financeiramente resulta em segurança e bem-estar.
1. Fidelidade na Casa do Senhor
A boa administração financeira tem início com
a fidelidade do cristão na entrega dos dízimos e ofertas. O dízimo era
praticado antes da lei (Gn 14.1820), requerido no período da lei (Ml 3.7-10) e
permaneceu em vigor na Nova Aliança (Mt 23.7,10,23; Lc 11.42). É mandamento da
Lei e da Graça — da antiga e da nova dispensação. Entregar os dízimos significa
devolver ao Senhor a décima parte de todos os rendimentos. A oferta é extra ao
dízimo. Tanto um quanto o outro devem ser entregues com alegria (2 Co 9.7). O
cristão deve entregar com amor, altruísmo e voluntariedade. Deve sentir vontade
e gratidão em participar dos dízimos e das ofertas, que é fonte de graça e
sinal de comunhão com Deus: “O povo se alegrou com tudo o que se fez
voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao Senhor;
também o rei Davi se alegrou com grande júbilo” (1 Cr 29.9, ARA).
A bênção de contribuir
O cumprimento de metas e a administração
das atividades eclesiásticas exigem recursos financeiros. Na maioria das vezes,
a soma total do valor monetário recebido pela igreja determinará a expansão de
seu crescimento nas várias áreas de atuação. É verdade que as finanças não são
o único fator a ser considerado no crescimento e expansão de uma igreja. No
entanto, a situação financeira da igreja possibilita ou impede a execução das
metas a serem atingidas. Infelizmente, existe na igreja uma parcela lamentável de
irmãos que não contribuem na casa de Deus. Alguns alegam que o dízimo e as
ofertas fazem parte da Antiga Aliança e que, por conseguinte, estão
desobrigados de dizimar e ofertar na Nova Aliança. Outros, cientes da
responsabilidade de contribuir, não o fazem por estarem dominados pela
mesquinharia, egoísmo e amor ao dinheiro. E outra parte não contribui por falta
do ensino pastoral. O ensino precisa ser esclarecedor e convincente sem ser
apelativo.
O dízimo e as ofertas fazem parte da
prática diária e da disciplina cristã. Os ofertantes e dizimistas devem fazê-lo
com amor e altruísmo, extirpando o egoísmo humano. A voluntariedade e
gratuidade devem ser buscadas como desejo constante. Não se deve entregar o
dízimo ou oferta como um pagamento Deus. A Bíblia ensina que é devolução. O
crente, ao entregar sua contribuição, está fazendo devolução de algo que nunca
foi seu, mas que sempre pertenceu a Deus. A entrega não pode ser egoísta ou com
interesses e motivações erradas. Jesus redarguiu enfaticamente os escribas e
fariseus, que faziam contribuições, porém o seu coração estava longe de Deus. A
atitude deles descaracterizava a real finalidade da contribuição. Entregar
dízimos e ofertas é confirmação de fé e obediência à Palavra de Deus (Mt
23.23).
2. Estabelecendo Prioridades
A Bíblia
ensina que o dinheiro serve de proteção (Ec 7.12). Contudo, o dinheiro somente
será uma benção se a família souber administrar seus rendimentos. Estipular
prioridades e metas a serem atingidas é o caminho mais fácil para melhor
aplicar os recursos e evitar o desperdício (Pv 21.5). As metas devem ser
estabelecidas, obviamente, de acordo com as condições financeiras da família. O
planejamento evita aplicação do dinheiro em atividades supérfluas ou
desnecessárias (Is 55.2). As prioridades devem ser ordenadas pela urgência ou
imprescindibilidade de cada situação. Uma administração transparente e sincera
demonstra temor de Deus na aplicação das finanças da família (1 Tm 5.8).
Agenda financeira
Nem sempre é simples planejar e ordenar as
prioridades da agenda financeira da família. Diversos conflitos de interesses
costumam dificultar, porém esses conflitos precisam ser vencidos, sob pena de
as metas não serem alcançadas. Cada situação precisa ser planejada e analisada
por meio de perguntas, tais como, é viável e necessário trocar o carro agora? É
possível viajar de férias para determinado lugar e lá passar determinado número
de dias? Esses cuidados evitam o endividamento, porém, é preciso tomar cuidado
com a economia em excesso. Esbanjar é tão prejudicial quanto deixar de investir
em si mesmo e na família.
3. Evitando as Dívidas
A falha no
estabelecimento de prioridades provoca o endividamento. Quando a família não
planeja, acaba contraindo dívidas acima de suas posses. O lar passa a sofrer
privações e se torna refém do credor (Pv 22.7). O comprometimento da renda
familiar acarreta uma série de outros prejuízos, tais como impaciência,
nervosismo e desavenças no lar. Para evitar essas desagradáveis situações é
aconselhável comprar tudo à vista (Rm 13.8), não ficar por fiador de estranhos
(Pv 11.15; 27.13), fugir da mão dos agiotas (Êx 22.25; Lv 25.36), e ser fiel
nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.10,11).
O nível de desemprego aliado à falta de disciplina
financeira da população contribuiu com os altos índices de endividamento e
inadimplência das famílias brasileiras. Diante desse cenário caótico e a fim de
não fazer parte desses índices, o crente salvo deve manter sua disciplina
financeira por meio da fidelidade nos dízimos e nas ofertas, no esmero no
planejamento do orçamento familiar e na fuga de todo e qualquer endividamento.
E, depois de fazer todo o possível ao seu alcance, confiar que Deus suprirá as
suas necessidades (Fp 4.7).
Valores Cristãos
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