Obrigado Senhor por tudo !


O que você acharia de ter uma aula de EBD com um
churrasquinho no final?
No dia 09 de fevereiro todos os jovens e adolescentes matriculados estão convidadíssimos a participar da nossa
aula externa na casa da professora Alda
Para participar você deve nos ajudar com________________________
até o próximo Domingo, 09/02!
Você não vai ficar de fora dessa né?
4. Dinâmica: " do balão"
Objetivo: Reflexão
Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou
algum outro prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e
em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte:
_ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para
estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas
geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento
eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou
distribui.
Outra Versão:
Procedimento: Distribui-se um balão cheio para cada
participante e uma agulha ou alfinete. A regra da brincadeira é: Quem ficar até
o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto.
Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou
nenhum vencedor. Moral da história: Todos poderiam ter sido vencedores pois em
momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro.
7. Dinâmica: " da
Bexiga"
Objetivo: Mostrar que nem sempre
os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase nunca. Se precisarem da
ajuda de outro diga, que quando não conseguimos vencer algo sozinhos (vícios,
frustações etc.) podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso de
adolescentes).
Material: bexigas coloridas;
fitilha (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com palavras boas e
ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas.
Chegue antes para preparar a
sala.
Coloque uma tirinha de papel com
um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita longa, cole no teto essa
bexiga, de forma que fique fácil de pegar, dessa forma vá dificultando as
bexigas e 'melhorando' as palavras até a última bexiga, no nosso caso foi Vida
Eterna, coloque balas junto com a palavra chave, se ninguem alcançar diga que
pode pedir ajuda um ao outro.
Público: pode ser feito com
pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, mudando as palavras para cada
faixa etária. Boa sorte!
. Dinâmica: " do objeto pessoal"
Objetivo: Comprometimento
Material: Objeto pessoal,
Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência
qualquer objeto de muito apego(valor emocional).
Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os
objetos.
O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um
guarde o objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de
descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, estes
destrocarão seus pertences contando um pouco do que descobriram do outro e do
objeto deste, além do cuidado especial que tiveram com o objeto.
Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de
doce e entregou para a colega, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para
falar nem para devolver para a amiga.
Sugestão: pode ser feito com plantas
6. Dinâmica: " de conhecimento e entrosamento de
grupo"
Objetivo: Conhecimento e entrosamento do grupo.
Material: com balões conforme o número de participantes.
Procedimento:
COLOCAR O GRUPO EM CíRCULO;
DISTRIBUIR UM BALÃO PARA CADA UM; CADA PARTICIPANTE, INCLUSIVE O COORDENADOR
FALARÁ ALGO BOM QUE LHE ACONTECEU NA VIDA, EX: MEU CASAMENTO....MEU
NAMORADO....O NASCIMENTO DO MEU FILHO....O NASCIMENTO DA MINHA NETA....MINHA
PROMOÇÃO NA EMPRESA....COMPRAR MINHA CASA PRÓPRIA....MEU PRIMEIRO
CARRO....MINHA FORMATURA....ETC ETC...CADA VEZ QUE A PESSOA CONTA UMA COISA BOA
VAI ASSOPRANDO O SEU BALÃO, O CIRCULO VAI SE REPETINDO E CONTANDO COISAS BOAS
ATÉ QUE O BALÃO ENCHA (SE ESTOURAR PASSE OUTRO BALÃO P/ O PARTICIPANTE). DEPOIS
DE ENCHEREM TODOS OS BALÕES....UNS MAIS OU MENOS CHEIOS CONFORME A PESSOA
COMPARTILHAR COISAS BOAS QUE LHE ACONTECEU....ENTÃO TODOS DÃO UM NÓ NO BALÃO E
JOGAM PARA CIMA....APÓS ALGUNS MINUTOS BATENDO TODOS EXPLODIRÃO OS
BALÕES....SIMBOLIZANDO O COMPARTILHAR DE COISAS BOAS DE UNS PARA OS OUTROS NO
GRUPO, NO AMBIENTE DE SALA DE AULA.....AO FUNDO UMA MÚSICA SUAVE OU BEM
CONHECIDA PARA TODOS CANTAREM JUNTOS. ESSA DINÂMICA TENHO USADO NOS CURSOS DE
TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO PRIMEIRO DIA DE AULA OU ENCERRAMENTO DE ESTÁGIO NOS
HOSPITAIS E TEM SIDO MUITO GRATIFICANTE O RESULTADO.
1. Dinâmica: " da
bexiga(balão) da vitória"
Objetivo: Desenvolver o espírito
de equipe e liderança
Material: bexiga, barbante
Procedimento: Ao fim de alguma
apresentação, entrego uma bexiga para cada uma das pessoas em sala, com um
barbante preso em seus punhos. Todas as bexigas(balões) estarão escrito
VITÓRIA. Falarei a eles: - Cada um de vocês está segurando uma vitória em mãos,
no entanto temos apenas um prêmio. Logo vocês têm uma tarefa, devem cuidar da
vitória que têm em mãos e estourar a vitória de seus oponentes, a última bexiga
que resistir será a única vitoriosa. Só há um detalhe, a vitória que vocês têm
em mão não é de vocês, em cada uma das bexigas está o nome de um companheiro de
classe de vocês e o premiado será ele e não vc. Vc apenas o representará,
veremos quem seria o melhor procurador...comecem no apito e não se preocupem, o
grupo ficará responsável pela limpeza da sala.
Eles estourarão e antes que
estourem a última, nos apitamos denovo. Sobrará apenas uma, então pediremos que
a pessoa estoure sua bexiga e lá estará seu próprio nome, porque:
O BOM PROCURADOR É AQUELE QUE
CUIDA DA VITÓRIA DOS OUTROS COMO SE FOSSE SUA
PRÓPRIA VITÓRIA!!!!!
PARABÉEEEEENS!!!
12. Valores II
Objetivo: ressaltar o positivo do grupo.
Material: folhas, canetas e alfinetes.
Desenvolvimento: cada participante recebe uma
folha em branco. Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades, anotam
na folha colocando o seu nome.
Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas
e andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que
reconhecem no companheiro. Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os
colegas acrescentaram.
Palavra de Deus: Ef 4, 1-16 Sl 111
13. Dinâmica de apresentação
Objetivo: conhecimentos mútuos, memorização dos nomes e
integração grupal.
Desenvolvimento:
Cada um dirá o próprio nome acrescentando um
adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Roberto Risonho.
O seguinte repete o nome do companheiro com o
adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
Exemplos: Roberto Risonho, Nair Neutra, Luzia Linda,
Inácio Inofensivo.
Palavra de Deus: Ap. 2,17 Sl 139
30. Chocolate
Material: Bombons, cabo de vassoura, fita adesiva.
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas turmas. Com a primeira turma ele passa a instrução de que eles somente ajudarão os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba).
A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura (em forma de cruz) e a fita adesiva. Deve ficar bem fechado para que eles não peguem o chocolate com a mão.
Coloca-se o bombom na mesa e pede para que cada um tente abrir o chocolate com a boca, e se conseguir pode comer o chocolate.
A primeira turma ficará um atrás de cada um da segunda turma, ou seja, existirá uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma.
Após algum tempo o animador encerra a dinâmica dizendo que nunca devemos fazer as coisas sozinhos, cada um deles tinha uma pessoa a qual eles simplesmente poderiam ter pedido que abrisse o chocolate e colocasse na boca.
Nunca devemos fazer nada sozinho, sempre que preciso temos que pedir ajuda a alguém.
Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas turmas. Com a primeira turma ele passa a instrução de que eles somente ajudarão os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba).
A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura (em forma de cruz) e a fita adesiva. Deve ficar bem fechado para que eles não peguem o chocolate com a mão.
Coloca-se o bombom na mesa e pede para que cada um tente abrir o chocolate com a boca, e se conseguir pode comer o chocolate.
A primeira turma ficará um atrás de cada um da segunda turma, ou seja, existirá uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma.
Após algum tempo o animador encerra a dinâmica dizendo que nunca devemos fazer as coisas sozinhos, cada um deles tinha uma pessoa a qual eles simplesmente poderiam ter pedido que abrisse o chocolate e colocasse na boca.
Nunca devemos fazer nada sozinho, sempre que preciso temos que pedir ajuda a alguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário